As pessoas de sucesso têm duas características em comum

Você tende a responsabilizar os outros pelas suas próprias falhas? Fique atento, pois quem tem sucesso se foca em objetivos, e os medíocres inventam desculpas.

As pessoas de sucesso têm duas características em comum
O sucesso tem a ver com resiliência, disposição para trabalhar e determinação

Se você pudesse ser qualquer coisa, o que você seria? Para alguns, o ideal é ser um cantor famoso, um artista de sucesso, astro da TV, youtuber ou um jogador de futebol profissional. Outros querem apenas pagar suas contas em dia, se aposentar cedo ou ser dono do próprio negócio. Não importa o quanto pareça distante um sonho, sempre será possível realizá-lo, e pode-se pode dizer isso apenas porque em algum lugar existe alguém que já conseguiu.

Características dos que nasceram para o sucesso

Afinal, o que faz algumas pessoas terem sucesso enquanto outras permanecem medíocres? Talento natural, educação ou a boa e velha sorte? Existiria uma fórmula secreta, revelada a alguns e a outros não? Seria simples como estar no local certo, na hora certa e conhecendo as pessoas certas? Sim, cada um desses elementos influencia de alguma forma o nível de sucesso alcançado. Entretanto, em última análise, duas características são determinantes para o sucesso, uma é a ambição extremamente focada e a ética no trabalho, inegociável e sem jamais se dar o direito a desistir. Não tem a ver com teimosia, mas em traçar metas com critério e manter-se firme até que os objetivos sejam alcançados.

Veja oportunidades de emprego em todo o país e receba vagas no seu email

Característica número 1: Ambição
Embora associada à falta de escrúpulos, ambição nada mais é do que um forte desejo de alcançar um objetivo, o que exige determinação e trabalho árduo. E nada mais. A verdadeira questão não é o que se quer, mas o que se pode fazer de ruim e desconfortável para conseguir. A ambição cobra seu preço, por isso fazer a si mesmo a pergunta certa é muito importante.

Característica número 2: Ser ético com o trabalho
Todos sabemos o que é ética e ser ético no trabalho. Quem já conseguiu algo que vale a pena, sabe o quanto é difícil chegar lá. Desenvolvemos a ética em nossa vida profissional baseados em experiências anteriores. Algumas perguntas são úteis para identificar que tipo de valores cultivamos em nossas profissões. Onde nosso esforço realmente foi produtivo, e em que ocasiões ele foi recompensado? A preguiça e o desleixo foram de alguma forma recompensados? Fomos incentivados ou apenas mimados? Onde poderíamos desistir, mas fomos em frente? Desistimos frequentemente ou somos resilientes e seguimos até o fim?

A equação é simples: ambição + trabalho duro = sucesso. Até porque não custa lembrar que o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário.

Ambição - trabalho duro = sonho

Existem pessoas que se dizem ambiciosas, mas até que ponto são realmente? Apenas querer algo não é o bastante. A verdadeira ambição é necessariamente acompanhada de trabalho duro. As pessoas de sucesso aliam essas duas características e as tornam inseparáveis. Esforçar-se o mínimo para conseguir um resultado é o comportamento típico das pessoas sem ambição.

Os indivíduos bem sucedidos sabem que nada se consegue sem esforço, e sabem, desde sempre, que é necessário trabalhar arduamente e respeitar compromissos, nem que para isso precisem trabalhar mais horas, ou fazer coisas desconfortáveis para a mente ou para o corpo, quando não se submetem a ambas as coisas.

Ambição

Trabalho duro - ambição = hamster numa roda

Esse é um erro comum entre muitas pessoas que não são bem sucedidas. Elas despendem enorme esforço, trabalham pesado, mas seus resultados são pífios. Ambição (intenso desejo em ter algo específico) é o foco que nos permite apontar em direção a um alvo e trabalhar duro para atingi-lo. Basta observar o hamster numa roda. Ele corre, imaginado que chegará em algum lugar, mas no final, ele só consegue ficar exausto e permanecer exatamente no mesmo ponto. Você se vê assim?

Como enviar currículo por email: veja modelo

Ambição + trabalho duro = sucesso

Encontre o que te move, e faça da sua vida a missão para conseguir. As pessoas realmente bem sucedidas cultivam ambos os hábitos.

  • Elas são guiadas por metas - uma vez cumprida uma etapa, parte-se para outra. Elas estão sempre conquistando, sem jamais alardear para os outros seus objetivos. São focadas internamente.
  • Elas são resilientes - como um raio laser focado, quando perdem a direção, se reagrupam sem demora e continuam seu caminho. Passos atrás ou eventuais perdas não são falhas, mas oportunidades para crescer. Nunca aceitam a mediocridade e evitam ser complacentes. Elas se comprometem com um processo, e nele seguem até o fim.
  • Elas correm riscos - perseguir um sonho envolve riscos. Ambição implica uma certa quantidade de erros ao longo do processo. O risco de falha será um estímulo, desde que os próximos passos sejam calculados e com fé no melhor resultado possível.
  • Elas acreditam em si mesmas - até quando sabem existir alguém que já conseguiu o que elas querem. A diferença é que as pessoas bem sucedidas têm confiança e direcionam seus dons e talentos de forma especial, fazendo deles uma vantagem.
  • Elas são positivas - antes de mais nada, o sucesso é um estado de espírito. Para permanecer focado e direcionado ao seu objetivo, é necessário permanecer otimista em face das decepções e eventuais fracassos que certamente vão aparecer no caminho para o sucesso.
  • Elas são estratégicas - focar no que importa, desenvolver a habilidade em priorizar, em conservar ou envidar esforços, dosando na medida certa a energia gasta...em resumo, a capacidade de ser estratégico sobre suas reais ambições é importantíssima. Com estratégia, evita-se os retrocessos e a perda de tempo. Ser estratégico é como olhar para onde se quer chegar, para onde se está e traçar um mapa ligando os dois pontos.

São essas as diferenças básicas entre um sonhador e quem de fato persegue seus sonhos. O primeiro fica na cama imaginando como poderia ser, enquanto o outro levanta cedo, enche seu copo de ambição com trabalho duro focado e extrema resiliência.

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:​

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar