Periscope e Snapchat: apps que vão mudar sua forma de interagir no celular

Você já conhece os aplicativos de live streaming? O Periscope e Snapchat são os mais famosos atualmente e já têm milhões de usuários. Saiba mais sobre eles no artigo.

Periscope e Snapchat: apps que vão mudar sua forma de interagir no celular
Conheça as funções, os prós e contras dos aplicativos do momento: Periscope e Snapchat

Os aplicativos de transmissão de fotos e vídeos em tempo real (live streaming) estão fazendo o maior sucesso. Os aplicativos do momento são Periscope e Snapchat, faces diferentes de uma mesma tendência. Eles já têm milhões de usuários, e a maior parte do público são os mais jovens, que adoram acompanhar as novidades no mundo dos apps e gadgets. Portanto, existe uma competição entre os dois aplicativos pelo mesmo público, mas as funcionalidades são bastante diferentes. 

Tudo o que você quer saber sobre o Periscope e Snapchat

Confira a descrição, funções, o melhor e o pior de cada um desses dois aplicativos.

PERISCOPE 

periscopeesnapchat


Ainda não sabe o que é o aplicativo Periscope? Com o slogan “Veja a vida pelos olhos de outras pessoas” esse é um aplicativo de streaming de vídeo ao vivo. Com ele, você pode transmitir vídeos em tempo real pelo seu celular e ter interações de usuários durante o streaming.

O aplicativo foi desenvolvido por Kayvon Beykpour e Joe Bernstein e comprado pelo Twitter por supostos US$ 100 milhões em março de 2015. Disponível para IOS e Android, o Periscope atingiu, após apenas 4 meses de lançamento o impressionante número de 10 milhões de usuários.

Funções e recursos

Utilizando o sistema social do Twitter, os usuários podem utilizar recursos como os coraçõezinhos, que funcionam como os likes. Quanto mais corações o vídeo tem, melhor o vídeo estará no ranking da página, que mostra as melhores transmissões. Aqui temos uma diferença importante entre Periscope e Snapchat: no Snap não há opção de curtir ou não a imagem ou vídeo do usuário.

O aplicativo envia notificações para os usuários quando: um perfil seguido por você entra ao vivo ou compartilha uma transmissão, e também quando o próprio aplicativo sugere uma transmissão para você. O Periscope permite dar destaque à seus seguidores favoritos e também permite que as transmissões sejam privadas, ou seja, quando você quer mandar uma transmissão para uma ou mais pessoas específicas e não para todos os seguidores.

Prós e contras

O Periscope funciona muito bem, tem uma interface bonita e descomplicada, em que qualquer usuário aprende rápido como funciona. As funcionalidades são excelentes e a usabilidade também. O único problema que a Equipe E-konomista encontrou foi no desempenho. Por vezes aparecerem travamentos e lentidões no carregamento de informações, mas isso  depende muito da qualidade da internet. Se a sua internet é ruim, o desempenho do Periscope fica comprometido.

Internet 3G no Brasil: saiba o porquê que ela não funciona tão bem aqui

SNAPCHAT

periscopeesnapchat


O Snapchat é um aplicativo de conversas como o WhatsApp mas com um diferencial: você pode enviar fotos e vídeos que após serem visualizados pelo seu destinatário, desaparecem segundo depois! Simples não é? E é o maior sucesso!

A ideia é compartilhar imagens com amigos evitando o risco de ela se espalhar nas redes, por isso é muito comum as pessoas publicarem no snapchat fotos íntimas, fotos fazendo careta, fotos que não postariam em uma rede social normal, pois já sabe que é uma brincadeira que vai sumir em alguns segundos.

No entanto, existe um problema. Como a foto/vídeo fica disponível por alguns segundos, se o usuário fizer uma captura de tela (printscreen), ele acaba com a graça da foto “desaparecer”, e no caso de fotos íntimas, pode virar um problema. Caso a pessoa para quem você mandou o snap faça a captura de tela, o aplicativo te informa automaticamente. Mas de toda maneira, a pessoa terá a foto gravada no celular dela e o ideal do aplicativo de sumir com a foto não é cumprido.

Aproveite e veja quais são as funções secretas de celulares que você nunca utilizou

pague menos para usar internet no celular

Funções e recursos

Sendo usado com cautela e enviando snaps para pessoas que são seus amigos e são confiáveis, o aplicativo torna-se muito divertido.  Você pode enviar imagens com filtros, desenhar sobre ela, colocar legendas, definir o tempo de visualização da imagem (de 1 a 10 segundos) e também fazer um vídeo como uma linha do tempo com fotos e micro vídeos gravados em um evento ou em um dia e mandar para os seus amigos.

 Essa é uma outra diferença notável entre o Periscope e Snapchat – o último, o foco está menos no ao vivo e mais em fazer uma linha do tempo do dia, não é importante que o amigo veja em tempo real, mas sim um resumo dia que dura alguns segundos.

Você pode tirar um foto ou fazer um vídeo e compartilhar com vários ou todos os amigos ao mesmo tempo. Para isso, basta adicioná-lo à sua SnapChat Story e ele fica 24h no ar, depois desaparece como tudo feito pelo aplicativo.Tem também a função ‘Visualizar Novamente’. Mesmo sendo conhecido pela efemeridade de suas imagens, o Snapchat permite que seus usuários vejam um mesmo ‘snap’ duas vezes, e muita gente nem desconfia que existe essa função.

Para os momentos de tédio, o Snapchat tem também a função Discover. O recurso consiste em doze canais, de diferentes veículos de informação, que reúnem as principais notícias e novidades do mundo da música, celebridades e até culinária. Há muitas outras funções do Snapchat, por ele ser um aplicativo tão versátil e divertido conquistou muitos usuários e é hoje uma febre mundial.

Prós e contras

É divertido, é inovador e permite que as pessoas interajam de um modo diferente, por isso mesmo é um sucesso. O fato de poder adicionar textos aos vídeos e imagens é um ponto positivo e pioneiro do aplicativo, e os vídeos que ilustram a linha do tempo de um dia do seu usuário também é uma vantagem. A interface e o desempenho não são dos melhores. No Snapchat você tem memso que ir clicando e tentando até aprender as funcionalidades, que não são assim tão óbvias e não possuem uma legenda para que o usuário já consiga usar facilmente desde a primeira utilização, mas também não é ruim. Travamentos e panes também atrapalham o desempenho, dependendo do aparelho e da rede de internet. Mas o maior problema do aplicativo é, sem dúvida, a possibilidade de capturar a tela, que acaba com toda a graça da efemeridade proposta pelo aplicativo – além de poder ser perigoso.

Deixe o celular conectado sem gastar uma fortuna. Saiba já como economizar!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar