5 mandamentos para pedir demissão sem fechar as portas

Surgiu uma nova oportunidade de trabalho, ou realmente precisa mudar os rumos da sua carreira? Saiba como pedir demissão sem prejudicar sua relação com a empresa.

5 mandamentos para pedir demissão sem fechar as portas
Descubra como pedir demissão sem prejudicar sua relação com a empresa

Quando vamos começar em um emprego novo, desde as entrevistas até as primeiras impressões, queremos ser impecáveis. Mas é importante que essas impressões sejam mantidas no decorrer do tempo de trabalho na empresa, inclusive na hora de pedir demissão. Segundo os especialistas, sair pela porta da frente é muito importante, isso porque as chances, de encontrar colegas de trabalho e seus antigos chefes no futuro, são bem grandes. 

5 passos para se demitir

O E-konomista fez uma lista que pode te ajudar na conduta ao pedir demissão. Algumas regras de bom senso são comuns na maioria dos casos e isso pode ser decisivo para que a boa relação com a empresa seja mantida. 

1. Ter certeza da decisão e saber a hora certa

Se você chegou aqui, é provável que esteja ponderando se é a hora certa de pedir as contas da empresa. As vezes não é bem uma decisão nossa, é uma questão de necessidade de mudar a rotina, de aprender coisas novas e de sair da zona de conforto.

  • Se você tem uma oportunidade em vista, pondere além do salário, pense nas oportunidades que o emprego novo pode lhe oferecer.

  • Se você não tem uma oportunidade em vista, é preciso pensar nas suas contas e se tem uma poupança para ficar algum tempo sem trabalho. É recomendável também ver como está o mercado de trabalho na sua área.

ENCONTRE A OPORTUNIDADE
QUE VOCÊ
PRECISA

2. Planeja com antecedência

Tendo uma oportunidade em vista ou não, é importante pensar com muita atencedência na decisão que vai ser tomada. Além da sua vida, esta em jogo muita responsabilidade e comprometimento seu com tarefas importantes de empresa, por isso é importante sabe bem antes para aos poucos ir transferindo seu conhecimento e tarefas para outras pessoas.

3. Resolva todas pendências antes de ir embora

Evite pedir demissão no meio de um projeto em andamento do no qual você se comprometeu. Sabe todas aquelas tarefas do dia a dia que só você sabe como fazer? Você é responsável por ela e vai precisar finalizar ou delegar para novas pessoas.

Veja também: Como encontrar emprego no estrangeiro via Linkedin.

4. Comunique primeiro seu chefe direto

Não tem coisa pior do que fofoca no ambiente de trabalho. Evite isso, não conte com antecedência nem para aquele seu melhor aqui, por que isso gera insegurança nas outras pessoas e um clima desnecessário. A primeira pessoa que deve saber sobre a sua saída é seu chefe direto, ou seja, a pessoa que você trata diariamente. Não passe por cima do seu chefe, levando essa decisão direto para os recursos humanos, por mais que tenha uma relação desgastada com ele. 

Leia também: Quais os melhores sites para procurar emprego.

5. Seja objetivo e deixe claro os motivos

Se você decidiu que o seu ciclo na empresa se encerrou, e vai mesmo pedir demissão, não há motivos para enrolar e falar com meias palavras. Seja direto, diga que tomou a decisão de deixar a empresa e explique os seus motivos. Isso ajuda a empresa entender o por que você esta saindo, e possivelmente melhorar alguns pontos que tenham prejudicado a relação "funcionário X empresa". Ser direto não significa ser grosso, você precisa sair como entrou, pela porta da frente.

Encontrar um novo emprego

Caso você queira se demitir, mas não queira ficar desempregado, o E-Konomista recomenda que já tenha uma outra oportunidade de trabalho em vista. Para isso é preciso saber procurar trabalho, e nos dias de hoje, a internet é uma forte aliada nesta procura. 

Faça o cadastro no E-Konomista, pois nós vamos te ajudar nesta busca por novos rumos na sua carreira, seja no Brasil ou no exterior.  
 

Baixe o aplicativo para ver as vagas de emprego do dia no seu smartphone


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar