Como fazer um pedido de demissão

O pedido de demissão deve ser feito de maneira profissional e elegante, deixando portas abertas na empresa e uma imagem positiva. Saiba como fazê-lo 

Como fazer um pedido de demissão
Saiba os direitos do funcionário que entra com pedido de demissão

Quando não existe mais chance de crescimento ou uma oportunidade melhor aparece é chegado o momento de fazer o pedido de demissão. São muitas as duvidas, porém, de como se desligar da empresa de maneira elegante e que mantenha as portas abertas sem ressentimentos. 

Se está pensando em mudar de emprego, confira essas dicas sobre a melhor forma de conversar com o chefe e saiba quais são as garantias por lei para o funcionário que decidiu partir pra outra.

Como fazer um pedido de demissão

O momento de pedir demissão é delicado e exige respeito e consciência do funcionário. Mesmo que esteja insatisfeito com a empresa é importante que tudo seja feito de maneira profissional, sem lavar roupa suja ou “jogar na cara” os problemas de relacionamento com a dinâmica da empresa.

Se estiver planejando pedir demissão faça isso no inicio ou fim do mês, período no qual as empresas estão fechando ponto e terão mais facilidade para se organizar. Se tiver férias vencidas tire-as antes do pedido e se faltar pouco tempo para receber o 13º espere para receber o bônus.

Veja oportunidades de emprego em todo o país e receba vagas no seu email

Antes de fazer o pedido de demissão não saia espalhando aos quatro ventos que vai se desligar da empresa. Evite fofocas e burburinhos, que podem queimar sua imagem e fazer parecer que é ingrato às oportunidades oferecidas pela empresa. Caso peça demissão porque vai trabalhar em outra empresa não se gabe para os colegas. Aja com maturidade.

É importante ser honesto e explicar os motivos da saída, sem, entretanto, entrar em muitos detalhes. Se o motivo for financeiro, deixe claro para o superior que esse é um dos pontos sem expor muito, pois dessa forma ele pode surpreender com uma contraproposta.

Caso o motivo da saída seja pela dificuldade de relacionamento com o superior, seja objetivo. Jamais diga “nós não nos damos bem” e sim “temos modos diferentes de lidar com o trabalho”. Não é o momento para indiretas e alfinetadas, então caso a saída seja motivada pela falta de oportunidades de crescimento deixe isso claro e diga que está buscando outros rumos profissionais.

Profissionais de uma mesma área tendem a se encontrar em momentos distintos da vida, e situações que comprometam o futuro, como mentiras ou discussões acalorados, podem se tornar constrangedoras.

Por fim, deixe claro que está à disposição da empresa para ajudar enquanto sua vaga não for preenchida. Se possível, recomende alguém que possa ficar no seu lugar e até treine a pessoa. Não esqueça de fazer uma carta de demissão para formalizar o processo.

Direitos do funcionário

A advogada Tatiana Dias, de São Paulo, diz que o pedido de demissão é uma rescisão injustificada do contrato de trabalho e pode ser solicitado a qualquer momento. “O trabalhador é obrigado a cumprir o aviso prévio, que pode ou não ser dispensado pelo empregador, como consta no parágrafo 2º do artigo 487 da CLT”, explica.

O trabalhador tem direito de receber o saldo de salário proporcional aos dias trabalhados naquele mês, o 13º proporcional e férias proporcionais. Se as férias estiverem vencidas o funcionário recebe um adicional de 1/3.

O seguro-desemprego não é direito do funcionário que pede demissão. “Esse beneficio é concedido apenas ao trabalhador em situação de desemprego involuntário”, explica Tatiana. Não estão inclusos também o saque do FGTS e a multa de 40% por demissão sem justa causa.

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar