6 peças e acessórios de carros mais visados pelos ladrões

Manter o seu carro seguro é um desafio nos dias de hoje. Conheça quais são as peças e acessórios de carro mais visadas para furto e venda no "mercado negro". 

6 peças e acessórios de carros mais visados pelos ladrões
Saiba quais sãos as peças e acessórios mais visados em furtos


Antes de adquirir um carro novo faça um test drive, sem custo e sem comprimisso.

 

Manter o carro seguro está cada vez mais difícil, principalmente para aqueles motoristas que precisam deixar o veículo estacionado em vagas descobertas na rua. Pequenos furtos em carros já não é nenhuma novidade e por isso configura-se como uma fatalidade que não é possível de prever, independente dos cuidados com objetos dentro do carro que são visados por ladrões. Mas, mesmo no crime, sempre existe um padrão. Cores, motores, peças e acessórios de carros, dependendo do tipo, podem ou não atrair a atenção para roubos. Saiba quais são esses tipos e, consequentemente, como se prevenir.

 

ECONOMIZE COM O SEGURO DO CARRO
Faça uma simulação no site do E-konomista e encontre a melhor solução para você. É gratuito e as informações são enviadas por email.

Peças e acessórios de carros que chama atenção

Você já ouviu dizer em roubo sob encomenda? Parece absurdo mas existe. Alguns carros são furtados ou roubados apenas com a finalidade da revenda das peças que já saíram de linha ou mesmo custam muito caro no mercado. Exemplos disso são os carros importados, que muitas vezes não possuem fábrica no país e precisam de algum reparo ou substituição de uma determinada peça ou acessório. Daí o roubo ou a encomenda. Confira quais são os itens mais visados:

 

1. Motores a diesel

Parece algo quase que impossível de ser furtado, mas acontece. Esse tipo de motor, quando precisa ser substituído é muito caro e, consequentemente visado pelos ladrões que podem fazer uma boa oferta no mercado ilegal. Esse tipo de "comércio" atrai os compradores que querem pagar menos e não se importam com a procedência da peça.


 

2. Aparelhos de som, DVD e GPS

Os meliantes estão atentos às novidades do mercado e eles sabem o que é de qualidade e o que não é. Carros com sons automotivos, DVDs e aparelhos GPS integrados e que não são de fábrica costumam atrair a atenção.  Inclusive, o carro que é alvo desse tipo de furto acaba por ficar com o painel completamente danificado, pois os ladrões levam todo o circuito interno do equipamento. E acontece o mesmo que no caso anterior: as peças, que são muito caras, acabam sendo revendidas no mercado negro por um preço mais baixo.


 

3. Rodas 

Neste caso o alvo são aquelas mais caras e que são pesonalizadas, customizadas, de liga leve e com aros diferentes dos originais. E a razão de ser um item muito visado é muito simples: a extrema facilidade na hora da revenda, já que rodas não possuem nenhum tipo de identificação ou relação com o carro que foi furtado.



Seguro não é luxo, é necessidade. Fique por dentro das melhores dicas para manter o seu longe de dores de cabeça.



4. Peças e acessórios externos

Pode-se dizer que estes são uma vitrine para ladrões. Os carros dos modelos off road  são alvo de várias peças que vão desde os estepes externos à estribos (barras laterais) ou proteção frontal (popularmente conhecido como quebra mato). Algumas pessoas, para proteger o pneu que fica do lado de fora do carro passam uma corrente com cadeado para dificultar o trabalho dos ladrões.

Um pouco menos provável, mas que ainda acontecem, são os roubos a grandes peças dos carros como para choques dianteiros e traseiros e até mesmo as portas, porta-malas e capô do carro. Por incrível que pareça, quando um ladrão "precisa daquela peça", não há o que lhes impeça.
 

  

5. Retrovisores e antena

Acredite se quiser, esses são itens muito visados pelos ladrões. Os principais alvos são as pickups, SUVs e os modelos de carros populares. A verdade é única: nenhum carro está isento de ter suas peças e acessórios furtados ou roubados. O mercado ilegal é bastante forte devido aos preços mais baixos e as encomendas por peças não param. Lembre-se de que, caso tenha algum acessório na antena do carro, retire-o se for deixar o carro estacionado na rua.
 
 

6. Escapamento

Este não é um item tão comum de ser furtado dos carros, mesmo porque em lojas de usados ou recuperados (ferro velho) estes itens podem ser encontrados a baixo custo e não possuem grande valor no mercado ilegal. Porém, se o seu carro possui essas peças cromadas ou um escapamento esportivo, as chances aumentam e o prejuízo pode ser grande devido aos estragos causados no sistema do carro. 


 

Como previnir o furto das peças e acessórios do carro 

Alguns hábitos podem ajudar a assegurar o seu carro, como por exemplo, não estacionar em ruas escuras ou desertas, retirar a parte frontal do seu aparelho de som para evitar que chame a atenção de aproveitadores, instalar sistema de alarme sonoro e ter um seguro auto para evitar prejuízos, caso aconteça m roubo ou furto de peças e acessórios do carro.


A aplicação do insulfilm, respeitando a lei, também pode ser uma ferramente que ajuda a previnir esse tipo de ação, uma vez que o interior do carro torna-se menos visível. Porém, lembre-se de respeitar as leis quanto a esse tipo de acessório para não levar multa.  

 

Veja quanto custa fazer um consórcio de carro e encontre a solução adquirir o seu carro 0Km.


Veja também: 
 

 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar