Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

7 peças do seu carro que podem causar tragédias

Tratar bem do seu veículo é mais do que uma questão estética. Peças do carro em mau estado representam um risco constante para motorista e passageiros.

Falta de cuidado e de manutenção das peças do carro são um perigo

Sabia que é possível fazer test drive em carro popular? Agende gratuitamente.

 

As peças do carro foram pensadas para funcionarem em conjunto. Todas elas estão ali por alguma razão e têm o seu papel no correto desempenho do veículo. Algumas parecem ser totalmente insignificantes, mas, uma vez fora do lugar ou danificadas, podem causar estragos. Por essas e outras é tão importante honrar com as revisões e manutenções do possante.

 

Muitos acidentes são causados diretamente por imprudência ou comportamento inadequado do motorista. Em outras situações, a causa não parece assim tão óbvia. As culpadas podem ser peças do carro que não estavam em pleno funcionamento. Cuidados bastante simples com esses componentes poderiam evitar tragédias.
 

 
quer fazer um test drive?agende sem custo e sem compromisso
  

Peças do seu carro importantes

Apesar de todas as peças do seu carro serem importantes, existem pelo menos 7 delas que, quando em mau estado, podem causar acidentes graves. Saiba quais são e não esqueça de pedir ao mecânico para verificá-las na próxima ida à oficina. Afinal, sempre é melhor prevenir do que remediar.

 

 

1- Pneus

Parece muito óbvio, mas há quem pense que os pneus têm vida eterna e não precisam que cuidados específicos. Errado, muito errado. Um pneu careca diminui a aderência com a pista e o carro terá uma frenagem muito mais incerta, fora o risco de aquaplanagem. Se tiver bolhas também precisa de substituição imediata, sob pena de estourar. Pneus nestas situações contribuem para um veículo instável, onde os motoristas não conseguem ter 100% de controle sobre a direção.

 

 

2- Freios

Os freios são peças do carro de extrema importância. Você até pode, embora não deva, circular com um retrovisor trincado, mas não conseguirá ir longe se o seu sistema de frenagem não estiver funcionando corretamente. Lonas desgastadas e pneus superaquecidos são sinais de que alguma coisa não está bem com os freios. O risco da condução acabar mal nestas situações é altíssimo. Fora que, com o esforço extra que o veículo terá de fazer para parar, gastará muito mais combustível.

 

Veja também: Dicas de compra e venda de carro batido


 

3- Parafusos das rodas

Tão pequenos e tão cruciais. Os parafusos das rodas são peças do carro que também merecem bastante atenção. São eles que fixam as rodas no veículo e qualquer falha no ajuste pode resultar em acidente. Um erro comum dos motoristas e trocar as rodas normais por umas de liga leve, mas sem ter atenção aos parafusos, que devem ser adequados. Costumeiramente também esquecem que o estepe deve seguir o padrão dos outros pneus.



Vai comprar um carro, mas ainda não sabe qual? Um test drive pode ajudar.
 

 

4- Amortecedores

Os amortecedores são peças do carro que fazem parte do sistema de suspensão. Ele é o responsável por, além de absorver o impacto quando o veículo passa por obstáculos, garantir a estabilidade do mesmo. O amortecedor controla as molas e garante que em curvas, por exemplo, o automóvel não irá pender para um lado.


Confira a lista dos carros mais vendidos do Brasil
 

 

5- Terminais de direção

Por baixo do volante, escondidas das vistas dos condutores, estão pequenas peças do carro que devem ser observadas. Os terminais de direção fazem a comunicação do volante com as rodas. Quando não estão bem ajustadas, com folgas, o motorista percebe uma trepidação à medida que acelera. Essa “tremedeira” é um sinal de alerta. Uma relação ineficiente entre direção e rodas pode não acabar bem.

 

 

6- Correia serpentina

E você deve estar se perguntando, o que é essa correia serpentina e por que está entre as peças de carro a que devo ter atenção? As correias ou cintos de serpentina ficam no motor e são responsáveis pela bomba da direção hidráulica, acionam o alternador e ainda o compressor do ar condicionado. Elas devem ser trocadas a cada 50 mil quilômetros ou com cerca de 3 anos de uso. Caso contrário, podem romper, endurecerem ou ficarem secas. O resultado, nesses casos, é um volante muito pouco maleável e até danos graves no motor.


Veja os carros com a manutenção mais barata

 

7- Caixa de direção hidráulica

Antes, um carro com direção hidráulica era mais luxo do que necessidade. Hoje tornaram-se muito comuns e é certo que facilitaram a vida dos motoristas. Entretanto, a caixa de direção hidráulica entrou para a lista das peças do carro que merecem atenção especial. Devem ser avaliadas nas manutenções de acordo com as recomendações do fabricante, sob pena de situações complicada como vazamento do óleo. Com problemas na caixa de direção hidráulica, o veículo continua a funcionar,mas o volante ficará mais duro, como os manuais. Não parece grave, mas em estradas, com velocidade mais alta, as chances de travamento ou perda de controle da direção são bem maiores.


Leia: 10 dicas para melhorar o desempenho do seu carro


 

Já pensou em poupar fazendo um consórcio de carros? Veja como é fácil.



Saiba mais:

Gostou? Compartilhe!