5 peças do carro que podem causar acidentes graves

A manutenção correta do veículo é fundamental para evitar acidentes graves e garantir a direção segura.

5 peças do carro que podem causar acidentes graves
Entenda porque algumas peças podem causar acidentes muito sérios se estiverem em mau estado

Acidentes podem ser causados por diversos motivos, e, além da falha humana, a falha mecânica – que é na verdade uma falha humana indireta, uma vez que vem da falta de manutenção – pode ter como conseqüências graves acidentes.

Um carro é composto por sistemas integrados que, operando em sinergia, fazem com que o veículo se movimente. Quando um deles apresenta problemas, pode estar por vir uma colisão, derrapamento e até um capotamento.

Faça sempre a manutençãoes destas peças

Entre as cinco peças que causam os mais graves acidentes, estão:

1. Pneus

Por se tratarem das únicas partes do carro em contato direto com o solo, os pneus podem causar acidentes de graves proporções quando não estão em boas condições. Pneus carecas podem, em caso de pista molhada ou suja de óleo, fazer com que o veículo entre em aquaplanagem ou derrape. Especialmente em curvas, a combinação pneus carecas mais pista molhada pode ser fatal

confira
uma solução de seguro sob medida para você

2. Freios

Os freios são vitais para a segurança de qualquer veículo automotor. São eles os responsáveis por reduzir a velocidade do carro ou pará-lo, por isso merecem atenção redobrada. Um problema que pode ocorrer é o nível do fluido de freio baixar, um indicador de um quase certo vazamento. O motorista não pode vacilar, nesse caso, o carro deverá imediatamente ser encaminhado aos cuidados de um profissional. Os sintomas de freios deficientes são dificuldade no acionamento, dureza ou maciez excessiva nos pedais ou ruídos anormais quando são acionados.

3. Amortecedores

Todo veículo automotor precisa de estabilidade e controle para rodar com segurança e de maneira uniforme. Esses requisitos são comprometidos quando há problemas com os amortecedores, conjunto de peças que, quando apresentam problemas, tornam o carro suscetível a todo tipo de impacto e grande desconforto na direção e ao passar por irregularidades na pista.

O que é o controle de estabilidade do carro e para que serve

4. Parafusos de roda

Tão grave quanto ter um pneu furado é não aparafusar corretamente a roda quando a troca é feita. Parafusos frouxos ou mal rosqueados podem fazer com que a roda se solte do veículo em movimento, causando seríssimos acidentes pela perda de controle do carro.

5. Caixa de direção hidráulica

A direção hidráulica traz conforto e leveza ao volante, e funciona graças ao óleo de direção depositado na respectiva caixa. Quando há vazamentos, esse óleo vaza, fazendo com que a direção se torne uma verdadeira pedra, quase impossibilitando a direção. É possível até que isso ocorra com o veículo em movimento, e nesse caso a chance de um grave acidente aumenta exponencialmente.

Encontre o seguro auto com melhor custo benefício. Confira!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar