8 passos para alcançar grandes objetivos no ano de 2017

A honestidade com nossas próprias aspirações é o primeira de muitas etapas a serem cumpridas. Descubra a maneira correta de agir para concretizar seus sonhos.

8 passos para alcançar grandes objetivos no ano de 2017
Planejamento e ação: assim 2017 será um ano muito melhor

O fim do ano se aproxima, e com ele revisamos as metas que traçamos no mesmo período do ano passado. Você inicia o ano novo cheio de resoluções, ano após ano, sem cumprir nada do que planejou? Suas metas vão sendo esquecidas ao longo do caminho? Um estudo da Universidade de Scranton aponta que só 8% dos que fazem promessas de ano novo de fato têm êxito em cumpri-las.

Não importa o motivo, existem três razões para que deixemos de cumprir as metas estipuladas com tanta fé ao pular as três ondas no mar. Baseados tanto nas pesquisas quanto na experiência pessoal, pode-se dizer que:

Veja oportunidades de emprego em todo o país e receba vagas no seu email

1. Traçamos muitas metas ao mesmo tempo
Viajar mais, começar um novo empreendimento, correr a maratona, encontrar um amor, ser promovido...são muitos objetivos de uma vez só, uma verdadeira armadilha que preparamos, já que na verdade cada um acaba sendo uma distração a mais. Ao traçar incontáveis metas, acabamos inevitavelmente deixando muitas outras para trás, diferentemente do que seria se tivéssemos focado em uma ou duas e permanecido concentrados nelas.

Isso não significa que devemos limitar nossos objetivos, mas concentrar em poucos que sejam realizáveis e que sejam de fato importantes para agora.

2. Não queremos de verdade os objetivos que traçamos
Você já traçou metas que adoraria realizar só porque achava bonito ou bacana? Quantas vezes, influenciados pela última moda ou pela opinião dos outros, desejamos ardentemente fazer uma tatuagem, comprar um carro ou mesmo reconciliar-se com uma pessoa? Quando fazemos uma revisão honesta de metas traçadas, muitas das vezes concluímos que não era o que realmente queríamos. Dessa forma, qualquer objetivo torna-se uma luta inglória. Pergunte a você mesmo, se de fato, lá no fundo, você realmente quer ser promovido, abrir um novo negócio ou mudar de emprego. É mesmo o que você quer?

3. Traçamos metas muito vagas ou difíceis demais de serem alcançadas em tão pouco tempo
É bem simples, metas medíocres correspondem a resultados medíocres. Com metas vagas, o resultado não pode ser outro que não seja igualmente vago. O ideal é ter bem claros os objetivos a serem alcançados, com ações específicas para tal, e jamais procrastinar as tarefas a serem cumpridas.

Definir metas e elaborar um calendário para cumpri-las pode até nos permitir realizar mais tarefas e alcançar mais objetivos. Por outro lado, metas e prazos muito rígidos podem estressar, uma vez que não permitem pausas (necessárias) para descanso. Um tiro que pode sair pela culatra.

Ação

Oito passos para traçar metas inteligentes e alcançá-las

Todos crescemos individualmente quando alcançamos nossos objetivos. É um real empoderamento se planejar, definir estratégias e prazos realizáveis para chegar onde queremos. As incertezas existem, por isso é tão importante definir com honestidade e total clareza o que se quer e o que se pode conquistar. Com planejamento, as dificuldades podem ser contornadas mais facilmente.

1. Escolha de uma a três metas que realmente importam para você
Seja totalmente honesto consigo mesmo, e trace objetivos “pé no chão” e que você realmente queira alcançar, não o que parece ser bom, bonito ou que você apenas sinta que precisa. Exemplo: quero um trabalho melhor, mas estou preparado para exercê-lo?

Como enviar currículo por email: veja modelo

2. Saiba claramente o porquê de você querer tais objetivos
Não se trata de egoísmo, mas aqui o que importa é apenas você, e mais ninguém. Pergunte-se: porque você quer ser promovido? Qual sua real motivação em começar um novo negócio? Porque é tão importante ter um corpo sarado igual ao da modelo da TV?

3. Fracione seus objetivos em prazos e objetivos menores
Trace um cronograma e divida seus objetivos maiores (lembre-se, quanto menos, maiores as chances de realizar) em sub-objetivos, com uma lista de ações e prazos definidos para seu cumprimento. Vá subdividindo até onde for possível, de forma que os objetivos fiquem tão pequenos que o primeiro deles possa ser iniciado agora mesmo. Exemplo: quero passar no vestibular para medicina. Primeiro passo: matricular-se num cursinho.

4. Anote, registre suas metas, deixe por escrito
Parece tão simples que muitas das vezes deixamos de fazer, mas anotar as metas que se pretende alcançar evita algo muito fácil, que é esquecer o que se planeja de cabeça. Acredite mais no que fica escrito e menos na sua memória.

anote

5. Fixe objetivos e metas em local visível
Registrar os objetivos alcançados em um lugar em que se possa visualizá-los permite que seu progresso possa ser acompanhado. Isso aumenta a confiança e a segurança no cumprimento das metas.

6. Ação!
Sem ação, sem progresso. Não é possível realizar nada apenas planejando ou imaginando. Tais etapas são importantes, mas de nada valem se não se age efetivamente no sentido de executá-las.

7. Acompanhe seu progresso
Estipule um cronograma regular para rever seu progresso. Se semanalmente parecer muito, faça mensalmente ou a cada seis meses. Tenha sempre claras as datas que você determinar para você mesmo, e tenha cuidado para não ser ambicioso demais. A vontade de desistir pode aparecer justamente quando estabelecemos metas que não alcançamos. Siga seu ritmo e faça o que pode dentro de suas limitações. Se não sabe como, vá a campo ou recorra à internet para adquirir o conhecimento necessário.

8. Tenha um feedback do seu progresso
Compartilhar nossas conquistas com outras pessoas é uma forma de nos autocontrolar e nos recompensarmos pelos desafios superados. No entanto, a pessoa ou as pessoas devem ser cuidadosamente escolhidas, evitando-se negatividade ou pessoas difíceis de lidar.

Conclusão

Traçando metas de forma inteligente, damos o primeiro passo para alcançar objetivos de forma mensurável, controlada e realista, num período de tempo plausível. A ansiedade é natural, mas devemos estar preparados para eventuais falhas, retrocessos e fracassos. Deve-se evitar a todo custo atitudes afoitas e precipitadas, e isso tem a ver com não se julgar incapaz para realizar determinada tarefa só porque falhou uma vez.

Quem alcança seus objetivos, invariavelmente, são as pessoas capazes de perseverar, mesmo com as adversidades. Não menos importante, curta o processo, e registre sempre os objetivos alcançados.

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:​

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar