De graça é mais gostoso! 10 passeios para fazer em São Paulo

São Paulo não é apenas trânsito e trabalho! O E-konomista separou 10 passeios de graça para se fazer em São Paulo, para quem quer curtir todos os cantos da cidade. 

De graça é mais gostoso! 10 passeios para fazer em São Paulo
Conheça os 10 passeios para fazer em São Paulo e de graça é mais gostoso!

São Paulo é uma das maiores cidades da América Latina, e completamente cosmopolita. A cidade respira uma mistura de caos, trabalho e muita cultura. E como de graça é mais gostoso, separamos 10 atrações culturais grátis que são imperdíveis em SP.



FIQUE DE OLHO:
Está com pouco dinheiro no bolso porque não aguenta mais pagar juros e impostos? Faça uma simulação de cartão de crédito para escolher a opção mais economica para você!

Passeios de graça em Sampa


1- Visitar o Mercado Municipal de SP

O Mercadão - como é conhecido pelos paulitas -, fica na Rua da Cantareira, próximo à famosa Rua 25 de Março, no centro de São Paulo. Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933 (aniversário da cidade), para ser um dos principais mercados na comercialização de frutas, verduras e cereais. 

Hoje o mercadão continua funcionando no mesmo formato e ainda conta diversos restaurantes na área superior, onde se encontra o eleito melhor lanche de mortadela da cidade. Vale a visita pela arquitetura do prédio que conta com vitrais incríveis.


2- Parque do Ibirapuera

O terceiro maior parque de São Paulo, porém o mais popular. Foi apontando pelo Facebook como o local mais popular em todo o Brasil, e não é por acaso. Além de muito bem situado no bairro de Moema, tem mais de 1.500km² de área verde. Espaço suficiente para para que seja possível praticar todo o tipo de esporte, brincar com as crianças, passear com o cachorro a até alugar bicicletas. 

Dentro do parque, ainda tem o MAM (Museu de Arte Moderna) que vale a visita pela sua arquitetura projetada por Oscar Niemeyer. Pode-se visitar ainda no parque, o Obelisco de São Paulo e logo em frente ao parque temos o Monumento às Bandeiras com o parque ao fundo.

3- Avenida Paulista / Rua Augusta

Um ícone da cidade de São Paulo, que reflete exatamente o que é ser paulista. A avenida é larga, com imensos arranha-ceús, agitada e importante no mundo dos negócios. Mas por que você deveria visitar? Por que ela é tão fantástica que pode ser comparada com Wall Street Avenue (NY). Estar na Avenida Paulista é sentir-se dentro do progresso, parece que tudo acontece ali em tempo real.

A Avenida Paulista ainda é cortada pela Rua Augusta, uma para obrigatória. A rua reune todo o tipo de entretenimento adulto, como bares, premiados restaurantes, baladas e até uma das maiores casas de stand up (comédia) da cidade. Uma região eclética onde todas as tribos convivem lado a lado.


4- Museu do Futebol

O Museu do Futebol é bem recente na história de São Paulo, inaugurado em 2008 no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, antigo Estádio Municipal do Pacaembu, na Praça Charles Miller.

Mesmo que você não seja fanático por futebol, vale a pena a visita. O museu conta com painéis interativos e vídeos que contam até a parte mais recente do nosso esporte preferido, e exibe objetos raros. A sala do Rito de Passagem mostra a angústia dos jogadores antes de entrar em campo e para finalizar, ainda tem uma visita à arquibancada.

Aos sábados o ingresso é gratuito para todos os visitantes


5- Praça da Sé

O marco zero de São Paulo e onde tudo começou. A Praça da Sé fica em um bairro que leva o mesmo nome, na região central de São Paulo que reune hoje centenas de lojas. A praça tem uma das mais bela igrejas da cidade e uma das mais concorridas para casamentos. Tambem foi palco de grandes mudanças históricas, como o início do movimento “Diretas Já”, e recentemente passou por uma profunda reforma e restauração.

Considerada como “centro antigo” da cidade, essa região ainda abriga “O Pátio do Colégio”, onde foi feita a primeira construção atual na cidade com a chegada de padre Manuel da Nóbrega a pedido da coroa portuguesa. Visitar essa região, é fazer parte da história do país.


6- Oscar Freire

A Rua Oscar Freire esta entre uma das oito ruas mais luxuosas do mundo, segundo a Mystery Shopping International, e fica localizada no bairro Cerqueira César, região nobre de São Paulo. Em poucos quarteirões reune algumas das grifes mais famosas e caras do país no ramo de produtos de luxo, lá você encontra Osklen, Le Lis Blanc, H Stern, Diesel e muito mais. 

A rua foi nomeada em homenagem ao médico legista Oscar Freire de Carvalho, um dos fundadores do Instituto Médico Legal de SP e responsável pela introdução do ensino de Medicina Legal na cidade.


7- Estação da Luz

É uma estação ferroviaria localizada no bairro da Luz, foi aberta ao público em 1901 onde desembarcou e embarcou muitos políticos, diplomatas, reis e muitos imigrantes. A estrutura foram trazidas da Inglaterra e copiam o Big Ben e a abadia de Westminter, e se tornou um dos cartões postais da cidade. Hoje a Estação da Luz integra a rede de trens e metrôs de São Paulo, e abriga o Museu da Língua Portuguesa. Um prédio com mais de 100 anos e com uma arquitetura incrível, merece sua visita.


8- Rua 25 de Março

O paraíso das compras a baixo custo, a Rua 25 de Março é considerada o maior centro comercial da América Latina, com vendas no atacado e varejo. Fica próximo a estação do metrô São Bento, com uma grande variedade de produtos como brinquedos, eletrônicos, artigos de decoração e festas. 

Há diversas galerias e camêlos que vendem produtos nacionais e importados sem o reconhecimento oficial a preço baixo, cerca de 3.000 estabelecimentos comerciais, aproveite para conferir as novidades.


9- Bairro da Liberdade

O bairro oriental era conhecido como o maior reduto da comunidade japonesa na cidade e a reune a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão, mas aos poucos os japoneses deixaram de residir no bairro, mantendo apenas seus estabelecimentos comerciais. 

Hoje os japoneses, chilenos e chineses reunem no bairro um número grande de supermercados, lojas e restaurantes orientais. Além disso, o bairro se tornou palco de apresentações culturais, e possuem calendário anual gratuito:

  • Abril: Hanamatsuri Festival das Flores, acontece no sábado.
  • Junho: Campeonato de sumô da Liberdade. Grande campeonato com atletas de todo o país. 
  • Julho:Tanabata Matsuri. É o Festival das Estrelas, as principais ruas do bairro são enfeitadas com bambu e grandes enfeites de papel simbolizando as estrelas. Os visitantes colocam um pedaço de papel com pedidos.
  • Dezembro:Toyo Matsuri. É o Festival Oriental. Apresentação de várias manifestações culturais do oriente. O bairro recebe o Nobori, coloridas bandeiras verticais.
  • Moti Tsuki, o Festival de Final do Ano. O arroz é socado em pilão para a confecção do moti (bolinho de arroz) que é distribuído aos presentes para dar sorte. Sempre no dia 31 de dezembro.


10- Casa da Fazenda

Localizada no bairro Morumbi, a Casa da Fazenda foi construída em 1813, pelo Padre Antonio Feijó, regente do império, e desde então foi habitada por tradicionais famílias de São Paulo e teve seu último morador em 1978. Foi totalmente restaurada pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História – Abach, e são realizadas diversas exposições de artistas brasileiros e internacionais.

São 8.000 metros² e um jardim com árvores centenárias e espécies nativas preservadas, possui também um restaurante que serve almoço, chá da tarde e jantar.

É preciso reservar mesa com antecedência. Oferecem pratos típicos, feijoada e refeições típicas de datas comemorativas. As visitas podem ser feitas de terça a domingo e feriados. Nos domingos e feriados o local disponibiliza monitores e alguns brinquedos para distrair as crianças.

Horário de funcionamento: de terça a sábado das 12h às 23h. Domingos e feriados das 12h às 17h. (Grátis).  Tel.: (11) 3742-2810.

Economizar com pequenas mudanças

Você sabe quanto paga pelo juros do seu cartão de crédito? Ter essa informação é fundamental para regular o orçamento e poupar durante o mês. O E-Konomista sugere a simulação gratuita para que você tenha acesso as melhores opções de cartões para a menor taxa de juros. 


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Quer fazer mais pelo seu dinheiro?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de dicas e informações atuais e relevantes para o seu bolso.

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Assinar