7 coisas para não dizer ao passar pela imigração

Por mais tranquila que seja a fiscalização, passar pela imigração não deixa de ser um momento tenso. Descubra os erros no seu discurso que podem comprometer sua entrada

7 coisas para não dizer ao passar pela imigração
Passar pela imigração causa nervosismo aos viajantes

Quem já viajou para o exterior sabe que a conferência de passaportes e vistos, se for o caso, é um procedimento obrigatório. As autorizados que regulamentam as fronteiras precisam fazer um controle de quem desembarca para evitar situações costumeiras, como a entrada de imigrantes ilegais. Por isso, ter os documentos em ordem é o primeiro passo para passar pela imigração sem dores de cabeça.

Porém, muitas vezes, apenas a documentação não basta. Os países são autônomos para decidirem quem cruza suas fronteiras ou não. Se desconfiarem de você ou do seu comportamento, investigarão a fundo, farão perguntas e tentarão te impedir de passar pela imigração. Essa é uma situação bastante comum em países onde os brasileiros não precisam de visto de turismo. A fiscalização acaba por ser rígida em outro sentido.

Como não se comprometer

É impossível prever como você será abordado ao passar pela imigração. Os agentes são até bastante imprevisíveis e podem simplesmente não ir com a sua cara. Sim, isso acontece. Entretanto, existem formas de precaver-se e expressões ou respostas que devem ser evitadas nesse contexto tão delicado. Antes de tudo, vá legalmente e não entre naquela do “vou resolver meu visto quando chegar lá”. O E-konomista não aconselha viagens ou mesmo entradas ilegais. Não vale à pena correr o risco de ser apanhado e impedido de entrar no país por anos.

1. “Esperei muito por essa viagem, estou juntando dinheiro desde o ano passado e blá blá”

passarpelaimigracao

O agente, na verdade, está muito pouco interessado na sua vida e não vai ficar comovido com tudo o que você contar. Ao passar pela imigração, seja objetivo e responda apenas aquilo que lhe for perguntado, sem parecer muito evasivo também.

2. “Pretendo arranjar um emprego”

Erro! Se você não tem autorização para tal, o mais provável é ser mandado para uma salinha e essa será a única coisa que verá do país. As mentiras são totalmente desaconselhadas também ao passar pela imigração. Por isso, se vai para trabalhar, saia do Brasil com a documentação adequada e veja com antecedência quais são os países que facilitam a entrada de brasileiros.

3. “Vim com mais 15 amigos. Olha, eles estão ali”

passarpelaimigracao

Mais uma vez, o agente não estará muito interessado na sua vida. Mas, se disser que está viajando em grupo, com amigos, ainda por cima, pode ter certeza que ficarão de olho em vocês. O melhor é passar na imigração como se estivesse viajando sozinho.

4. “Não conheço ninguém aqui”

De forma nenhuma diga isso se não for verdade. Já deixamos claro que as mentiras nunca pegam bem e podem facilmente ser descobertas. Seja honesto. Não precisa dizer todos os nomes de quem conhece e fornecer perfis do Facebook, mas, se for questionado, não omita a informação.

5.“Vou passar a primeira noite em um hostel e depois resolvo”

passarpelaimigracao

É bem provável que peçam o seu comprovante de alojamento para passar pela imigração. Mesmo que realmente só vá passar uma noite em um hostel, informe logo o plano B. Deixar em aberto as suas opções de hospedagem é levantar suspeitas. aproveite e dê uma olhada nas nossas dicas de como dormir em aeroportos.

6. “Depois meus pais me mandam mais dinheiro”

Os agentes querem ver o dinheiro e não ouvir falar nele. Pode precisar mostrar a quantia que leva para passar pela imigração, mesmo que não seja em espécie. Exiba os seus cartões e tenha na ponta da língua o valor do limite de cada um.

7. “Não sei bem quando volto para o Brasil”

passarpelaimigracao

Extremamente importante: é impossível passar pela imigração sem data de retorno para o país de origem. Isso porque, se você entra como turista, não é suposto ficar por tempo indeterminado. Se deixa essa pergunta no ar, dá motivos para que desconfiem que tem intenção de ser imigrante ilegal.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar