7 características de quem tem perfil para passar em concurso

No desejo pela estabilidade e salários mais atraentes, veja quais são os comportamentos dos concurseiros mais bem-sucedidos para passar em concurso.

7 características de quem tem perfil para passar em concurso
Alguns comportamentos são essenciais

Seja aos recém-formados ou profissionais que buscam como ideal de carreira os cargos públicos, para passar em concurso é necessário reunir uma série de características e comportamentos adequados para que o tempo de estudos e investimento em cada prova sejam eficazes e a aprovação, imediata.

As características de quem tem perfil para passar em concurso

Mesmo que cada caso deva ser analisado e estruturado de acordo com cada perfil, para passar em concurso algumas características foram observadas em comum entre os concurseiros de sucesso. Veja quais são os comportamentos mais bem-sucedidos para conquistar sua vaga:

1. Têm objetivos bem traçados

O primeiro perfil observado tem relação com seu objetivo neste processo. Ter foco e metas bem traçadas sobre o que quer e sobre o que realmente é compatível com suas características e aptidões pessoais é um passo importante.

Não tente a sorte, nem mergulhe de cabeça em qualquer concurso que esteja aberto. Pesquise sobre as carreiras e disciplinas que são cobradas em edital antes de tomar uma decisão e traçar a meta decisiva.

2. Conhecem os estilos da banca examinadora

Antes de mais nada, o candidato que deseja passar em concurso deve entender o estilo das principais bancas examinadoras, como a Cesgranrio, Vunesp, FGV, Fundação Carlos Chagas, Cespe e outras.

Observe as características dos enunciados, se o padrão se mantém em questões mais longas ou objetivas. Avalie a construção das questões multidisciplinares, entre outros pontos fundamentais para um bom desempenho na prova.

3. Começam a estudar antes mesmo do edital

Para concursos mais disputados, especialistas no assunto afirmam que o tempo médio de preparo para estes exames está entre 2 e 3 anos. Por isso, quanto antes começar a estudar, mais vantagem tem sobre os que esperam a publicação com o conteúdo.

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

4. Possuem um material de apoio

A fim de encurtar o seu caminho à aprovação, aposte na realização de provas anteriores, simulados e também em cursos, editais e materiais desenvolvidos especificamente para o concurso que estiver prestando.

Se não houver recurso financeiro para arcar com um preparatório, aja por conta própria e mostre seu esforço individual em alcançar o sucesso.

5. São perseverantes

Para os concurseiros que não passam de primeira, uma regra é fundamental: não perca o foco. Em geral, muitos dos candidatos que falham em um concurso desistem do sonho, ou desanimam em estudar novamente para o exame no próximo ano, distorcendo os objetivos traçado lá no começo. Entretanto, a perseverança é a chave para o sucesso e deve ser trilhada sem olhar para os lados.

Finais de semana com três dias aumentam a produtividade

6. Estabelecem um local de estudo

Pensado no estilo individual de cada concurseiro, estabeleça qual será o seu local de estudo. Se o silêncio total é o que proporciona maior foco e concentração, busque por ele para estudar. Mas se prefere ser embalado por uma música ou se sente melhor em ambientes com alguma movimentação, também é permitido.

O que importa é entender sua própria característica e predisposição para se focar melhor em determinado ambiente.

7. São organizados

Talvez esta seja a parte mais difícil para quem quer passar em concurso, mas tem uma outra ocupação ao longo do dia que restringe esse tempo de dedicação aos estudos. Por isso, é muito importante estabelecer uma rotina, inserindo as disciplinas organizadamente em determinado dia e hora da semana.

Quem não se organiza, passa mais tempo em busca do conhecimento e, por consequência, pode não atingir os resultados desejados.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar