Como ter direito à passagem gratuita para idoso na próxima viagem

Quer saber como conseguir passagem gratuita para idoso? Vamos trazer informações de como obter o ticket e quem tem direito a esse benefício.

Como ter direito à passagem gratuita para idoso na próxima viagem
Saiba como receber o beneficio da passagem gratuita para idoso

Viajar faz bem para todo mundo, principalmente para os idosos. Hoje em dia eles também podem usufruir desse prazer, sem pagar nada por isso ou pagando bem pouco. Em 2006 foi regularizada a passagem gratuita para idoso. E mesmo depois de dez anos ainda tem muita gente com dúvidas sobre o tema, por isso vamos mostrar o passo a passo de como conseguir esse benefício.

Como obter a passagem gratuita para idoso

Para solicitar a passagem gratuita para idoso é necessário que a pessoa tenha 60 anos ou mais, e que possa comprovar renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Por isso, é fundamental a apresentação do comprovante de renda junto com uma identificação pessoal. Se não for possível comprovar a renda, o sênior terá que providenciar a Carteira do Idoso junto às secretarias municipais.

faça o seu dinheiro render maisveja como

A lei vigente, garantida pelo Estatuto do Idoso, ressalta que as empresas devem reservar duas vagas por veículo para idosos. A viagem poderá ser gratuita ou, caso não tenha mais lugares disponíveis, a companhia tem que oferecer um desconto de, pelo menos, 50% no valor das passagens, que poderão ser interestaduais ônibus, trens ou barcos.

Para reservar os assentos, é necessário que a passagem seja solicitada com antecedência, esse prazo varia de 6 horas (para trajetos com distância de até 500 km) e 12 horas (para percursos com distância acima de 500 km) em relação ao horário da viagem. As passagens para sêniores são válidas para todos os dias e horários da semana, inclusive para feriados.

10 atividades gratuitas para a terceira idade em São Paulo

Como solicitar a carteira do idoso

Para emitir a Carteira do Idoso e ter direito a passagem gratuita para idoso (e outros benefícios), é necessário fazer uma solicitação para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município ou a Secretaria Municipal de Assistência Social. Depois do cadastro. O idoso receberá um número de identificação social e poderá retirar sua carteirinha em uma Secretaria credenciada.

Caso o sênior consiga comprovar renda, ele não precisará fazer o registro para conseguir a passagem gratuita ou com desconto. Será necessário apenas apresentar o comprovante de renda e o documento de identidade. A carteirinha vale por dois anos em todo o território brasileiro, a partir da data que foi expedida.

Fique com as suas contas e finanças em dia, saiba tudo sobre impostos e benefícios.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar