12 partes da câmera fotográfica que todo iniciante precisa conhecer

Entre tantos botões, muitos que se aventuram no mundo da fotografia, se limitam ao básico. Conheça 12 partes da câmera fotográfica fundamentais para iniciantes.

12 partes da câmera fotográfica que todo iniciante precisa conhecer
Saiba mais sobre o básico de se tornar um bom fotógrafo.

Seja apenas por um hobby, para fazer fotos inesquecíveis entre amigos e viagens ou para começar a se aprofundar em uma vocação profissional, conhecer as partes da câmera fotográfica é o primeiro passo para começar a se ambientar e familiarizar-se com o novo equipamento. Veja a seguir algumas dicas para um melhor aproveitamento das fotos e funcionalidades.

Identificando as partes da câmera fotográfica

Com base nos modelos DSLR (sigla em inglês para digital single-lens reflex), popularmente conhecidos como “profissionais”, esses equipamentos permitem resultados cada vez mais satisfatórios, de acordo com a experiência de quem está por trás das lentes. Para dar os primeiros passos, vamos começar identificando e explicando brevemente as partes da câmera fotográfica através dos setores frontal, traseiro e superior.

Fontal

1. Redução dos olhos vermelhos

Localizado quase ao lado do botão de disparo, a função de redução de olhos vermelhos é acionada através de um pequeno brilho emitido antes do flash. Também é acionada como indicador de contagem na função de temporizador.

2. Anel de zoom

Ao entorno da lente, encontra-se o anel de zoom, o qual deve ser girado em sentido horário para diminuir o zoom e anti-horário para aumenta-lo.

3. Anel de focagem

Também localizado próximo ao anel de zoom, a focagem pode acontecer de maneira automática quando a câmera está configurada para este modo. No caso manual, gire-o com as mãos até que se atinja o foco desejado. Para alterar esse modo, o botão de mudança também se encontra no cilindro de anéis, ainda que mais próximo do corpo da câmera.

4. Microfone embutido

A grande maioria das câmeras nestes moldes também são capazes de gravar vídeos. Por isso, no lado oposto ao disparo, é possível visualizar alguns furinhos, onde se encontra o microfone. Lembrando que eles também são sensíveis a ruídos provocados pela câmera durante a filmagem.

Traseira

5. Compensação de abertura e exposição

Por vezes identificado pelas letras AV, caso esteja no modo manual, mantenha-o apertado e gire o dial principal para abrir ou fechar a abertura.

6. Botão de reprodução

Bastante utilizado, o botão de reprodução é geralmente identificado por um símbolo de “play”, dentro de um retângulo. Aperte-o para revisar as fotos armazenadas no cartão.

7. Botão de menu

Geralmente localizado no canto superior esquerdo, esse botão abrirá na tela uma vasta gama de opções em menus e submenus, permitindo configurações de acordo com as suas necessidades.

8. Seleção de ponto AF

Depois de pressionar esse botão, gire o dial principal e selecione quais pontos do foco automático serão utilizados pela câmera. O botão também permitirá aumentar o zoom de uma imagem quando reproduzi-la no LCD da máquina.

Superior

9. Botão ISO

Esse botão, geralmente identificado pela palavra ISO permite escolher uma velocidade, tornando a imagem mais ou menos sensível à luz.

10. Dial modo

No disco superior, a função de Modo permite escolher um modo de disparo, de forma que a câmera deverá escolher as melhores configurações para cada seleção. Alguns exemplos deste modo são os de retrato ou paisagem.

11. Sapata de flash

Bem ao topo da câmera, poderá encontrar uma espécie de slide metálico onde parece que falta algo ali. Este é o local onde será possível montar um flash dedicado, tanto para iluminar cenas mais distantes, quanto para soltar a criatividade e eficiência na captura das imagens.

12. Obturador

Entre as partes da câmera fotográfica, possivelmente este é de conhecimento universal. O que nem todo mundo sabe é que é preciso pressiona-lo levemente para que, a meio caminho, a lente faça a leitura da iluminação e foco da cena. Pressione-o completamente para tirar a foto.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar