Part number: saiba como esse código pode tornar o conserto das peças do seu carro mais barato

Elas são idênticas, mas a diferença de valores pode chegar a 50% entre concessionárias e auto-peças. Conheça as part number e conserte seu carro pagando menos.

Part number: saiba como esse código pode tornar o conserto das peças do seu carro mais barato
Economize até 50% no conserto do seu carro com as peças part number

Agende o seu test drive gratuito

As peças part number possuem as mesmas funcionalidades e qualidades idênticas, porém, a diferença de valores pode chegar a 50% se comparadas entre concessionárias e auto-peças. Conheça e faça o conserto do seu veículo ser mais barato.

7 peças do seu carro que podem causar tragédia

O que é part number?

Part number é um código alfanumérico dado a cada componente de um veículo estipulado pelo fabricante, a fim de caracterizar e padronizar a peça. Portanto, se o número é o mesmo, não é preciso fazer nenhuma adaptação no momento da substituição. Por regra, cada montadora possui sua própria política de preços, mas nem por isso significa que as peças são diferentes, seja em estrutura ou qualidade. 

Por exemplo, enquanto a bomba d’agua secundária de um Audi A4 custa em torno de R$ 1.378,00, a mesma peça é utilizada para o Passat, custando R$ 975,00. Uma variação de 41,3% do valor pelo mesmo produto, evidenciando que é preciso ter atenção na hora de fazer a manutenção.

Saiba como comprar peças de carro pela internet

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.

Se a peça em questão a ser trocada for compartilhada com outros modelos de veículo, procurar seu part number em auto-peças autorizadas de outra marca pode ser vantajoso. Lembrando que elas não se tratam de uma adaptação, as peças oferecidas às montadoras e ao mercado de reposição são as mesmas. Pelo mesmo motivo que determinadas roupas ou serviços são mais caros por questão de marca, o mesmo acontece com as peças automotivas e os part numbers são seus aliados para descobrir quais são as alternativas mais baratas. Com certeza, a peça destinada a um Porsche Cayenne sairá infinitamente mais cara do que para um Volkswagen Touareg, mas não até você ficar sabendo que ambos dividem a mesma plataforma.

Mesmo com visuais bastante distintos, o compartilhamento de peças entre os mais diversos veículos tem como objetivo obter uma economia de escala e ainda reduzir os custos com a produção.

10 carros com a manutenção mais barata do Brasil

Dicas e alertas sobre compra de peças de carro

Muitas vezes, ao procurar por determinado componente para o conserto do veículo, a concessionária pode indicar que o consumidor compre o jogo inteiro ou aguarde a chegada de novas peças, se estiverem em falta. 

Neste caso, tome nota do part number da peça que necessita. Busque sempre por fabricantes reconhecidos e fornecedores de confiança para fazer a pesquisa, verificando a disponibilidade e a compatibilidade da peça no site do fabricante e, em seguida, procurando por este código no mercado de reposição. A economia pode variar de 40% a 50% do valor aplicado em concessionárias, pelo mesmo produto.

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar