Para-brisa: como limpar ou desembaçar de forma eficiente e econômica

Saiba porque seu para-brisa embaça em dias frios e chuvosos e como evitar que isso aconteça.

Para-brisa: como limpar ou desembaçar de forma eficiente e econômica
Vejas nossas dicas e pare de sofrer com para-brisa sujo

É normal ficar com o para-brisa embaçado quando chove ou quando está muito frio. Preparamos um guia para você entender esse fenômeno e saber como se librar dele.

Conheça os mitos e verdades sobre para-brisa embaçado

É terrível para motorista, quando o para-brisa embaça tudo fica mais difícil. As únicas pessoas que se divertem são as crianças, que ficam desenhando nos vidros. Vejas nossas dicas e saiba como deixar o para-brisa limpo nesse tipo de situação.

O embaçamento do vidro do carro é causado pelo vapor de água que está dentro do carro, que vem da nossa expiração e do próprio ambiente. Quimicamente falando, o ar se condensa ao entrar em contato com a superfície do vidro, devido à diferença da temperatura interna e externa. Para resolver isso, basta mudar a composição do ar que está dentro do carro, deixando a ambiente menos úmido.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Como limpar para-brisa embaçado em dias de chuva

Existem dezenas de dicas de sabedoria popular sobre o assunto, veja algumas dicas realmente boas para desembaçar o para-brisa.

Ar condicionado: O melhor método. O compressor puxa o ar úmido do carro, que chega a um radiador que faz o vapor da água virar água. Isso elimina a umidade e deixa o carro com o para-brisa e todos os outros vidros como deveriam.

Ar quente: O ar quente faz as gotículas de agua do vidro evaporar. Apesar da eficiência instantânea, esse método não remove a umidade do ar, sendo questão de tempo até que o ambiente fique cheio de vapor e vidro novamente embaçado. Fazer o ar circular pode ser útil, deixe alguma janela um pouco aberta enquanto dirige.

Ar frio: O ar frio esfria o para-brisa, impedindo o choque do vapor interno com a temperatura externa. O problema é que demora para esfriar, além da umidade continuar lá. Mais uma vez, deixe alguma janela aberta para movimentar o ar e ajudar a deixar o ambiente mais frio.

Vantagens e desvantagens de limpar o carro a seco

Barra de sabão: Aquele sabão em pedra mesmo. Passe no para-brisa, do lado de dentro e ele impede que o vapor chegue no vidro, pois cria uma camada protetora no vidro. Não ligue o ar quente de jeito nenhum! Se você ficar isso, o sabão vai começar a derreter e vai ficar bem pior.

Água e vinafre: Uma solução 100% caseira que pode evitar o embaçamento do para-brisa. É só misturar dois dedos de vinagre em um copo de agua e passar com um jornal umedecido.

Não limpe o vidro por dentro com panos, flanelas ou com a mão. Isso só faz a umidade virar gotas escorrendo e sujando ainda mais o para-brisa.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar