Para saber qual é o melhor cartão de crédito é preciso comparar

Ferramentas online ajudam o consumidor a avaliar tarifas e benefícios

Para saber qual é o melhor cartão de crédito é preciso comparar
Diferenças de taxas entre cartões semelhantes podem passar dos 45%

Há uma infinidade de opções de cartão de crédito para pessoas com os mais diferentes perfis. Alguns consumidores adquirem um cartão de crédito pensando apenas em parcelar uma compra específica, outros pela possibilidade de acumular milhas e vantagens que podem ter em cada utilização e ainda há os que o utilizam na hora do aperto, para pagar uma conta ou fazer o saque de um determinado valor, principalmente durante viagens no exterior. 

Da mesma forma que são diversas as razões para se ter um cartão de crédito, o que pode ser o melhor para um pode não ser para outro. Por isso, é preciso analisar bem as propostas do mercado e para quem quer ter esse recurso sem deixar de economizar é indispensável comparar e fazer contas.  

Benefícios

Seja qual for o motivo que impulsiona o consumidor a recorrer ao uso do cartão, antes de escolher o melhor cartão de crédito é importante ter em mente quais os benefícios que se pretende ter, pois eles interferem diretamente nos custos do serviço. Em geral, os benefícios giram em torno de descontos em restaurantes, programas de entretenimento, seguros de viagens e milhas. 

Quem compara paga menos

No site protest.org pode-se encontrar um simulador de cartão de crédito que propõe ajudar a escolher a melhor opção segundo as necessidades do consumidor, o quanto este está disposto a pagar em taxas, inclusive como pode deixar de pagar a anuidade, por exemplo, e quais benefícios pretende ter com o dispositivo. 

De forma um pouco mais simples, o site tarifasdocartao.org.br, do Banco Central do Brasil, está no ar desde 2011 e compara as taxas dos principais cartões de diferentes bandeiras, sendo possível analisar até três tipos diferentes de uma única vez.

Numa simples pesquisa nesta página pôde-se constatar uma diferença de 45% entre a anuidade de um tipo de cartão de crédito do Itaú e outro do Banco do Brasil, tendo o primeiro a taxa mais alta. Logo, não é preciso muito mais que alguns minutos de pesquisa e uma calculadora para saber qual é o melhor cartão de crédito a nível de custos. 

Nem sempre é melhor pagar com cartão

Ter um cartão de crédito pode ser muito bom, mas depois de comparar as taxas e vantagens e decidir qual é a melhor opção, é importante lembrar também que este não é a solução para tudo e nem sempre será a melhor escolha. Por vezes o pagamento na opção crédito pode encarecer o valor total da compra. Por exemplo, se um estabelecimento oferece desconto para pagamentos em dinheiro, débito ou mesmo realizados à vista, o melhor é deixar o cartão de crédito de lado e usar apenas quando compensar parcelar, quando não houver descontos para pagamentos à vista ou juros no parcelamento.  


Saiba mais:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar