10 palavras que surgiram com a internet

Tuitar e Blogar já estão presentes no Aurélio. Quais outras palavras criadas pela internet serão as próximas a fazerem parte da nossa língua portuguesa?

10 palavras que surgiram com a internet
Hater, shippar, trollar, quantas novas palavras a internet pode criar?

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

A capacidade de inventar novas palavras ou mesmo abrasileirar termos estrangeiros sempre foi um forte dos internautas brasileiros. Enquanto palavras como Bitcoin, Selfie e Emojis já foram incluídas no dicionário Oxford, outras como Tuitar e Blogar já estão presentes no Aurélio. A seguir, selecionamos 10 palavras que surgiram, ou foram adaptadas na internet e já são fortes candidatas a integrar nosso vocabulário de forma definitiva. 

1. Brinks

Como a própria palavra sugere, brinks significa estar de brincadeira, não estar falando sério. Normalmente utilizado ao final de frases irônicas, para afirmar rapidamente que foi apenas uma brincadeira. “Quero terminar com você. Brinks!”

2. Hater

Para tudo o que é dito ou escrito na internet, sempre existirá alguém para falar mal e atirar ofensas gratuitamente nos comentários. E por essas pessoas estarem sempre presentes, um termo foi designado especialmente a elas: os haters. A palavra tem origem inglesa e traduzida ao pé da letra seria algo como “odiador”, ou pessoa que odeia algo ou alguém.

3. Fikdik

Simplesmente significando a expressão Fica a Dica, a palavra é utilizada para dar aquele toque sutil ao final de uma frase. Serve para avisar um conselho, seja ele real ou para ser levado na brincadeira.
“Meu aniversário está chegando e eu odeio ganhar meias. #fikdik”

4. Trollar

Praticamente um neologismo, trollar é o mesmo que aprontar com alguém, geralmente em tom de brincadeira. Porém, juntamente com o ato de trollar - normalmente sem caráter ofensivo - existem os trolls, pessoas más intencionadas que não perdem nenhuma oportunidade de causar conflito ou ser “do contra” em fóruns e redes sociais. 

5. Shippar

FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas na página do E-konomista. É gratuito!

Do inglês relationship, shippar foi a maneira abrasileirada encontrada para demonstrar aprovação por certo casal, seja de amigos ou namorado. Algo como uma “bênção virtual”. Normalmente, o ato de shippar é aplicado a casais da ficção ou celebridades.

6. Noob

Também chamado de newbie, o termo teve origem na década de 90, possivelmente como uma variação de “new boy”, para se referir a um aluno que entra no primeiro ano da escola. Na internet, newbie, ou noob é utilizado para apelidar novatos e inexperientes em alguma atividade, muitas vezes aplicado no sentido pejorativo. A maior incidência do termo noob está em games online e fóruns do gênero.

7. Miga

Com início baseado em uma forma de ridicularizar o jeito de falar de algumas pessoas, principalmente quem não possui a menor intimidade com você, o termo miga acabou caindo no gosto popular de tanto ser repetida em tom de gozação. Bom, e miga significa nada menos que amiga.

8. Fail

Assim como a palavra inglesa, fail foi inserido do vocabulário brasileiro também para designar quando algo deu errado, seja uma situação, uma combinação de roupa, enfim, é um termo bastante versátil. Também pode ser usado como epic fail, caso a situação tenha dado muito errado, falhado miseravelmente. 

9. Nudes

Novamente, do inglês, a palavra nudes bombardeou a internet brasileira no último ano. Mandar nudes se tornou pedido mais que recorrente entre homens e mulheres nas redes sociais, o que significa que cada vez mais pessoas enviam fotos delas mesmas – ou não – nuas para seus parceiros e pedem o mesmo de volta.

10. Poser

Essa é da velha guarda, mas ainda muito utilizada entre os adolescentes. Desde os primórdios, poser significa, simplesmente, dizer a alguém que ela não é o que ela diz ser – ou aparenta ser. Muito difundida no meio musical, onde sempre haviam discussões sobre quem era o verdadeiro fã de uma banda em questão. 

Cadastre-se grátis e concorra a vários prêmios!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar