Adeus, Brasil: sete países onde os brasileiros mais querem morar

Salários atrativos, segurança e facilidade na obtenção de visto são os maiores motivos para a emigração. Conheça os destinos com mais brasileiros legalizados.

Adeus, Brasil: sete países onde os brasileiros mais querem morar
Conheça os destinos onde há uma maior concentração de brasileiros legalizados

Assim como ocorreu entre as décadas de 80 e 90, o Brasil passa por uma grande crise econômica e novamente cresce o fluxo de emigração para diversos países. Porém, atualmente esse fluxo migratório é um pouco diferente do anterior, pois enquanto a onda das décadas passadas eram compostas por uma maioria de trabalhadores sem muita formação - os quais migravam para preencher vagas como operários e para serviços de limpeza -, o novo fluxo é composto em sua maioria por trabalhadores mais velhos, pertencentes a classe C e que possuem um grau técnico ou superior de formação.

Adeus, Brasil! Vou para...

Segundo dados levantados e atualizados pelo Itamaraty em agosto de 2015, existe uma preferência dos Brasileiros por alguns países, normalmente os que apresentam as melhores situações econômicas ou grande facilidade para obtenção de vistos.

Abaixo é possível encontrar os destinos com a maior concentração de brasileiros legalizados, mas é importante dizer que apesar de não entrarem neste ranking, alguns países como Canadá e Austrália têm mostrado um crescimento exponencial do número imigrantes Brasileiros, dos quais muitos são altamente qualificados.

1. Estados Unidos da América

EUA
 

Os Estados Unidos da América representam uma das maiores economias mundiais, sendo este um dos principais motivos para atrair a atenção de tantos Brasileiros que buscam um destino para emigrar. Os salários médios são atrativos e o poder de compra condizente, havendo ainda uma grande oferta de vagas e bons níveis de segurança pública.

Segundo dados obtidos junto aos Consulados do Brasil em Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, Miami, Nova York e São Francisco, cerca de 1.315.000 brasileiros vivem legalmente no país.

GANHE
UMA VIAGEM
veja como concorrer

2. Paraguai

Entre os principais motivadores da presença dos Brasileiros em território paraguaio está a proximidade com o país e a facilidade de entrada. O Paraguai tem mostrado um grande avanço econômico, onde só em 2013 mostrou um crescimento de 14% em sua economia e em 2014 mais 8%, contrariando a tendência global e regional.

Segundo dados obtidos junto aos Consulados do Brasil em Assunção, Ciudad Del Este, Concepción, Encarnación, Pedro Juan Caballero e Salto do Guairá, cerca de 349.842 brasileiros vivem legalmente no país.

3. Japão

Japao
 

O Japão já atrai imigrantes Brasileiros há muito tempo, seja por salários generosos, boa oferta de empregos, qualidade de vida indiscutível ou principalmente pelo altíssimo nível de excelência em educação que oferece. A maioria dos imigrantes Brasileiros no Japão possuem alguma descendência nipônica ou familiares próximos que residem no país.

Segundo dados obtidos junto aos Consulados do Brasil em Hamamatsu, Nagoia e Tóquio, cerca de 179.649 brasileiros vivem legalmente no país.

7 coisas para não dizer ao passar pela imigração

4. Portugal

Os grandes atrativos para a população Brasileira em Portugal têm em primeiro lugar, a similaridade do idioma e da cultura, o que torna muito mais fácil a adaptação à nova vida. O custo de vida mais baixo em relação aos demais países europeus e a facilidade para entrar no país e conseguir um visto de residência também são fortes atrativos.

Segundo dados obtidos junto aos Consulados do Brasil em Lisboa, Porto e Faro, cerca de 166.775 brasileiros vivem legalmente no país.

5. Espanha


 

Assim como Portugal, a Espanha apresenta muitas similaridades culturais, um certo grau de facilidade à adaptação ao idioma e, principalmente, um dos custos de vida mais baixos em relação aos demais países europeus. A facilidade para entrar no país e a obtenção de vistos também é um fator estimulante.

Segundo dados obtidos junto aos Consulados do Brasil em Barcelona e Madri, cerca de 128.638 brasileiros vivem legalmente no país.

6. Reino Unido

Apesar de apresentar certa resistência quanto a permanência de imigrantes, o país oferece excelentes oportunidades de trabalho e salários bem acima da média Brasileira. Os altos níveis de segurança pública também fazem com que os Brasileiros não desanimem frente às dificuldades legais.

Segundo dados obtidos junto ao Consulado do Brasil em Londres, cerca de 120.000 brasileiros vivem legalmente no país.

7. Alemanha

Alemanha
 

A Alemanha atrai olhares principalmente pela situação econômica privilegiada entre os países europeus, se diferenciando em políticas de incentivo para quem apresente alto nível de qualificação em áreas como engenharia, por exemplo. As maiores barreiras ficam pela necessidade de se ter uma alta qualificação profissional para entrar no mercado de trabalho e a dificuldade do idioma.

Segundo dados obtidos junto as Embaixadas do Brasil em Berlim, Frankfurt e Munique, cerca de 113.716 brasileiros vivem legalmente no país.

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar