Os maiores riscos ao se fazer pagamentos via celular

Descubra quais são os principais riscos que se corre ao realizar compras e pagamentos via celular e saiba como evitar ataques de criminosos cibernéticos.

Os maiores riscos ao se fazer pagamentos via celular
Saiba como evitar problemas ao realizar essas transações

A tecnologia cada vez faz mais parte do nosso cotidiano, facilitando não só a comunicação, como também atividades práticas do dia-a-dia. E entre essas facilidades estão as compras e os pagamentos via celular. Mas o que, em um primeiro momento, vem para ajudar, pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça se não forem tomadas algumas precauções.

Riscos ao se fazer pagamentos via celular e como se proteger

A troca de transmissão de dados e senhas pessoais deixa o usuário de smartphones vulnerável a possíveis fraudes e ataques de hackers, entre outros problemas. Por isso, saiba quais os principais riscos e como se proteger antes de fazer pagamentos via celular:

Vírus

Os telefones com sistema Android são facilmente atacados por vírus e essa é uma maneira rápida para hackers invadirem os smartphones e roubarem dados. Baixar um antivírus confiável e mantê-lo atualizado é uma importante ferramenta para se proteger desses ataques, principalmente quando se faz pagamentos via celular.

Roubo de informação

Os celulares armazenam as mais diversas informações pessoais do usuário. E isso pode ser um grande problema caso o aparelho seja roubado. Uma boa opção é colocar senha de acesso e bloquear o celular e inutilizá-lo assim que perdê-lo. Fazer backup regularmente também é importante para você manter seus dados e documentos com você.

Invasão por e-mail

A caixa de e-mail no celular pode ser uma porta de entrada para criminosos cibernéticos, por isso é importante nunca abrir o que não reconhece a procedência. Evite ainda troca de informações pessoais, como CPF e contas bancárias, por esse meio. Além disso, crie senhas que dificultem a vida dos hackers.

Compras online

A internet está inundada de lojas virtuais e como esses sites precisam de informações pessoais e do cartão para realizarem as compras, é fundamental ficar atento à confiabilidade do lugar. Além disso, sempre use redes de acesso seguras e faça o logout após realizar os pagamentos via celular, para não deixar as informações registradas abertas para qualquer um acessar.

Bancos online

Transações como transferências e pagamentos são pouco indicadas para se fazer pelos smartphones. Acesse apenas bancos confiáveis e que usem o sistema de desconectar automaticamente caso o usuário fique durante um certo tempo inativo.

Ao tomar essas medidas preventivas, você reduz o risco de ter seu celular invadido ao fazer os pagamentos via celular. Fique atento!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar