Os prós e contras das casas geminadas

Na hora de comprar uma casa, é preciso colocar na balança e unir o útil ao agradável. Conheça mais sobre casas geminadas.

Os prós e contras das casas geminadas
Será que apostar em casas geminadas é o melhor para você? Saiba tudo.

Na hora de comprar uma casa muitas duvidas surgem. Procurar a melhor habitação para comprar, com um valor acessível e do jeito que imaginava não é muito fácil. Mas, além de escolher a casa em si, é necessário pensar qual o estilo de construção que melhor une o útil ao agradável. Você já ouviu falar em casas geminadas?

Uma casa geminada é um tipo de construção simétrica, que une duas ou mais habitações compartilhando entre elas o telhado e parte da estrutura. Ou seja, morar em uma casa geminada significa ter uma moradia que é construída no mesmo terreno do que outra, possuindo o mesmo telhado e a mesma estrutura. Porém, a entrada, área útil e área externa se distinguem uma da outra. Como são feitas em série, geralmente este tipo de habitação é mais barata do que o convencional.

Quer saber mais? O E-konomista lista as vantagens e desvantagens de comprar uma casa geminada.

Vantagens de comprar uma casa geminada

  • O preço geralmente é mais acessível.
  • Se você tiver um bom vizinho, a relação pode ser bem amistosa.
  • Pode ser útil para dividir áreas em comum como estacionamento e área de lazer.
  • Em regiões mais quentes, uma casa geminada pode ser uma habitação mais fresca já que uma boa parte da edificação não fica exposta ao sol durante o dia.

Desvantagens de comprar uma casa geminada

  • A convivência com os vizinhos não é uma tarefa fácil. Principalmente quando tem que se morar muro com muro. Analisar bem quem vai morar ao lado é importante para tomar a melhor decisão.
  • O barulho é a maior desvantagem deste tipo de construção.
  • Qualquer reforma ou qualquer pintura na fachada tem que conversar primeiro com o vizinho.
  • Se tem infiltração na parede comum das duas casas, muitas vezes é preciso fazer um reparo em ambos os lados.
  • Provavelmente um lado da casa ficará totalmente isolado por uma enorme parede, sem janelas e consequentemente sem ventilação e iluminação natural.

Como comprar uma casa geminada?

Este tipo de construção já foi muito mais utilizada, mas mesmo assim hoje em dia muitas empresas trabalham com a construção e a venda de casa geminada. Procurar em  imobiliárias, falar com bons corretores e fazer pesquisas em sites pode te ajudar a encontrar o seu “lar doce lar”!

Conheça 3 sites que fazem trabalham com projeto de casa geminada:

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar