5 coisas que fazem você ter orgulho de ser brasileiro

O que faz você ter orgulho de ser brasileiro? Listamos uma série de itens que fazem amarmos o fator de termos nascido no Brasil.

5 coisas que fazem você ter orgulho de ser brasileiro
Mesmo com tantos problemas, ainda encontramos um espaço de amor pelo país.

O que lhe faz sentir orgulho de ser brasileiro? Nosso jeito de ser? Os recursos naturais abundantes? As festas que nos acompanham durante o ano todo? Tudo isso e mais um pouco são claramente motivos para se orgulhar, mas ainda há muito a ser feito para que essa jovem nação caminhe firmemente com suas próprias pernas.

5 motivos para sentir orgulho de ser brasileiro

Com quase 520 anos de descobrimento, o Brasil ainda tem muito pra mostrar, evoluir e, finalmente, se descobrir após tantos erros e más administrações. Conquistas políticas e sociais precisam entrar em pauta para garantir a plenitude das próximas gerações, mas uma coisa nunca vai mudar entre nós: o orgulho de ser brasileiro.

Diversidade Cultural

De extensão territorial equivalente ao continente europeu, o Brasil suporta uma diversidade cultural invejável a qualquer outro país. Somos em incontáveis etnias e famílias constituídas a partir de imigrantes de todo o mundo, crescendo com costumes próprios, gastronomia típica e inesquecível, manifestações musicais e práticas religiosas completamente diferentes.

Mas ao contrário do que possa parecer, essa convivência acontece através de um interessante intercâmbio de conhecimento e diversão entre os quatro cantos do Brasil, onde a mistura de sotaques, preferências, costumes e tipos físicos nos faz um povo tão único e caloroso.

5 hábitos de beleza tipicamente brasileiros

Biodiversidade

Infelizmente em constante descaso, o país possui um dos maiores troféus do mundo: a biodiversidade. Diante de um invejável clima tropical e essencialmente praiano, o Brasil tem cerca de um terço de todas as espécies da fauna vivendo na Amazônia, além de infindáveis paisagens exemplares da flora por toda nossa extensão.

A preservação e a restauração do que já foi danificado pelo homem são problemas reais, mas a conscientização é a chave para se orgulhar ainda mais de ser brasileiro e deixar o legado da natureza para as próximas gerações.

Gastronomia

Unindo a diversidade cultural com a biodiversidade não poderia sair algo diferente de uma gastronomia que atende a todo e qualquer paladar. De norte a sul do país encontram-se pratos típicos que circularam o Brasil todo e conseguiram conquistar brasileiros dos quatro extemos.

Temos arroz com feijão, pão de queijo, acarajé, carne de sol, tapioca, escondidinho, pastel, pão com mortadela, feijoada e tantos outros pratos que, por mais simples que possam ser, conquistam desde o cheiro até o estômago. Aqui nós temos apenas um objetivo ao fazer comida: ser gostosa. O que é light deixamos pro dia seguinte.

E o melhor, no Brasil o que se planta, colhe! Somos agraciados por uma terra e um clima que nos permitem sempre alimentos frescos e variados.

Cordialidade

Não somente observada entre os próprios brasileiros, a cordialidade é uma característica apontada principalmente por quem vem de fora. Sempre solícitos em dar informações ou ajudar desconhecidos em situações desfavoráveis, esse é um grande orgulho de ser brasileiro, sempre propensos a ajudar o próximo.

Entre relatos de brasileiros que voltaram do exterior, muitos passam a valorizar muito mais nosso senso cordial, principalmente quando afirmam raramente ter visto em outros países um estranho ajudar alguém com dificuldades em carregar sacolas de compras, ou se levantar após levar um tombo na rua.

Alegria

Mesmo que toda essa alegria seja associada à uma política de pão e circo para minimizar o que há de sujo no país, é inegável que até mesmo o brasileiro mais ranzinza não se renda à diversão em nenhuma das festas que acontecem no Brasil ao longo do ano.

Se o feriado não deu praia, vamos todos pra casa assar uma carne. Não gosta do Carnaval? Tem Festa Junina daqui alguns meses. Tudo se comemora. Tem festa o ano todo, para todos os santos e todas as tradições; e se não tem, a gente inventa.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar