Onde você se vê em 5 anos? Como responder a esta questão numa entrevista

Onde você quer estar daqui 5 anos? Veja como responder essa pergunta tão temida durante um processo de seleção de emprego e saiba como garantir a vaga

Onde você se vê em 5 anos? Como responder a esta questão numa entrevista
Veja as possíveis respostas para essa pergunta que sempre é feita em uma seleção

Um processo de seleção para uma entrevista de emprego é composto normalmente por várias perguntas, uma delas é como você se vê daqui a 5 anos? Parece simples de responder, mas nem sempre qualquer resposta é adequada nessa situação. Saiba o que os recrutadores esperam a partir desse questionamento.

Como você gostaria de estar daqui 5 anos?

Muitos recrutadores fazem essa pergunta para identificar o perfil técnico e pessoal do candidato. É preciso muito critério para responder essa pergunta. O candidato deve evitar se projetar a vida em uma vaga que não existe. Além disso, o profissional tem de ter consciência dos seus pontos fortes e fracos.

O importante é ser honesto e saber quais habilidades o profissional espera desenvolver durante o período de 5 anos. Até para facilita para o recrutador a posicionar o candidato no lugar certo.

Não é recomendável transparecer que não sabe o que quer. É fundamental responder de forma consistente. Normalmente é uma pergunta feita mais para o final da entrevista, então o entrevistador quer saber se o profissional está se candidatando ao cargo correto ou não.

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

Embora seja uma questão fácil, ela pode definir o seu sucesso ou fracasso em uma entrevista de emprego. O propósito dessa pergunta é compreender se o candidato está à procura de uma carreira ao invés de apenas um emprego e quais serão seus planos realistas para o seu futuro.

Ao fazer essa pergunta, a empresa quer saber se o candidato terá os requisitos buscados por ela, como ética no trabalho, atitude e lealdade para ser uma boa contratação em longo prazo.

Possíveis respostas

É importante demostrar que você é flexível. Sabemos que as pessoas podem mudar de planos, por isso é fundamental encontrar um equilíbrio entre estar decidido sobre onde você quer chegar e entender que o caminho pode mudar a qualquer momento.

Tenha metas realistas. É bom ser ambicioso, mas não em excesso. Pode mencionar que almeja algumas promoções futuras dentro da empresa, mas pode ser um exagero dizer que quer conquistar o cargo mais alto em cinco anos.

Disposição para se comprometer com a empresa por pelo menos cinco anos. As empresas costumam investir tempo e dinheiro em recrutamento e treinamento dos funcionários e eles não querem jogar dinheiro fora empregando uma pessoa que não pretende ficar por lá durante um tempo.

Querem saber se empresa e o cargo se encaixam em seus objetivos em longo prazo. É fundamental deixar claro que prende atingir seus objetivos desempenhando um cargo dentro da empresa a qual está se candidatando.

É necessário ter um planejamento. O selecionador quer conhecer como pensa o candidato e vai verificar se ele tem planejamento de carreira e objetivos bem definidos. Por isso, deixe claro o que pretendem ser no futuro e que sabe bem o que pretende da carreira.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar