Conheça o Tinder das Vagas de Emprego

Aplicativos para smartphones e demais plataformas online visam encontrar "matches" entre candidatos e empresas com valores e interesses em comum.

Conheça o Tinder das Vagas de Emprego
Plataformas para smartphones visam criar "matches" entre candidatos e empresas

A busca por oportunidades de emprego é um desafio que surge em determinado momento da vida, para uns mais fácil que outros, mas felizmente temos a nosso favor novas tecnologias que otimizam muito esse processo, não nos deixando presos apenas ao tradicional currículo entregue por e-mail ou de porta em porta.

Um exemplo de facilidades que o mundo moderno nos proporciona na busca por um novo trabalho é o lançamento de aplicativos para smartphones que prometem uma comunicação bem dinâmica entre quem procura e quem oferece. Os lançamentos mais recentes incluem o apps Prolancer e Reachr; duas plataformas simples, mas que prometem resultados diante de uma proposta semelhante ao Tinder, o famoso aplicativo de encontros que cruza os dados de usuários cadastrados.

Encontre seu match no mercado de trabalho

O funcionamento é bem dinâmico, o usuário cadastra suas informações no banco de dados do aplicativo e este realiza o cruzamento do cadastro com as oportunidades de emprego disponíveis. Caso ocorra uma correspondência, a vaga é mostrada ao usuário e há uma interação posterior entre candidato e recrutador. No entanto, cada um dos apps tem um foco diferenciado; veja como funcionam.

Prolancer

A plataforma da Prolancer tem foco em trabalhos que possam ser realizados de maneira remota, como por exemplo serviços de programação, tradução e redação. Seja para vagas temporárias ou permanentes, a ferramenta já conta com cerca de 20 mil empresas e mais de 165mil candidatos cadastrados.

O app funciona a partir dos filtros de categoria, subcategoria e localização do candidato, e está disponível tanto para Android quanto para iOS desde o dia 5 de maio; desde então já teve mais de 40 mil downloads. Para se candidatar a uma vaga disponibilizada no aplicativo, basta deslizar o dedo para a direita e, caso queira recusar, deslize para a esquerda. Como já pôde se notar, o procedimento é semelhante ao encontrado no Tinder, sendo que os desenvolvedores indicam que, quanto mais o usuário utilizar a aplicação, mais refinadas são as buscas da ferramenta, isso serve para que as oportunidade oferecidas estejam cada vez mais acertadas às preferências do usuário.

Reachr

O Reachr segue os mesmos padrões, mas se destina a vagas para estagiários e vendedores, principalmente no segmento de serviços e varejo. Entre seus diferenciais, um ponto que chama a atenção da aplicação é o sistema de acúmulo de pontos, onde o profissional em questão pontua à medida que faz ou recebe indicações, realiza cursos e efetua atualizações no perfil. Estes pontos acumulados funcionam como um programa de milhagem, podendo ser trocados por investimentos como sessões de aconselhamento de carreira, visitas à empresas, palestras, entre outros.

O aplicativo já está disponível tanto para Android quanto para iOS, onde o usuário conta com três opções de planos diferentes dentro do app. O Flat Reachr é a opção gratuita, onde há o acesso às oportunidades, dicas de carreira de um headhunter e a possibilidade de comparar seu último salário com a média do mercado. Os demais planos, Reachr Plus e Reachr Advisor são pagos e, além das funcionalidades já presentes na versão Flat eles podem incluir a comparação de salários por categorias específicas, índice de empregabilidade detalhado, inventário comportamental e até mesmo o acesso a uma hora por mês com um consultor, via vídeo ou teleconferência, que irá oferecer um aconselhamento de carreira.

Como fazer uma entrevista de emprego e impressionar

99jobs

Partindo para outra proposta, mas também entre as ferramentas para buscar vagas de trabalho a partir dos famosos “matches”, temos o portal 99jobs. Auto denominado como uma startup horizontal, a plataforma propõe uma estrutura diferenciada de comunicação entre empresas e profissionais a fim de encontrar valores em comum entre ambos.

O 99jobs busca reunir as experiências de profissionais que já tiveram contato com determinadas empresas, a fim de obter informações e opiniões que permitam construir um perfil mais exato do profissional que lá se encaixa. Assim, o candidato tem a oportunidade de avaliar a empresa e não somente o oposto. O nome da startup se dá em alusão justamente a porcentagem de 99% de precisão declarada pela empresa em suas análises para encontrar o par perfeito de candidato + organização.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar