O que servir na ceia de Natal: ideias criativas e baratas

As festas estão chegando e é preciso ser criativo para deixar a casa decorada e os convidados com água na boca. Saiba o que servir na ceia de Natal deste ano.

O que servir na ceia de Natal: ideias criativas e baratas
Confira dicas para tornar a ceia ainda mais saborosa

Faltam poucos dias para o Natal e, a essa altura, os preparativos já estão a todo vapor. As lojas cada vez mais lotadas de clientes comprando presentes, os mercados com filas imensas e as luzes piscando por toda cidade não deixam dúvidas de que o clima natalino está no ar.

Se você e sua família já estão discutindo sobre o que servir na ceia de Natal não se preocupe: o E-Konomista dá dicas de cardápio e decoração simples para todos os bolsos e gostos. Anote os ingredientes e corra para as compras!

O que servir na ceia de Natal: confira o cardápio

Estamos tão acostumados com filmes e séries norte-americanos, onde o Natal acontece no inverno e é cercado de neve, suéters de lã e comidas quentes, que esquecemos que no Brasil o clima é bem diferente. Aqui a temperatura é altíssima em Dezembro e é preciso pensar o que servir na ceia de Natal levando em consideração refeições adequadas ao clima.

Não, o tradicional peru não precisa sair de cena. Mas investir em saladas, frutas frescas, sobremesas geladas, além de reforçar as bebidas, é uma boa saída para encarar o Natal sem sofrer com o estômago pesado e o calor intenso. Eis as nossas dicas para uma ceia de Natal simples e saborosa.

  • Entrada

Antes da refeição principal é preciso servir aperitivos aos convidados – nada exagerado, afinal o melhor ainda está por vir. Invista em um mix de castanhas e frutas secas para abrir o apetite e deixar a mesa com clima bem natalino. A dica é fazer em casa ao invés de comprar pronto, pois além de ficar mais em conta você poderá selecionar exatamente aquilo que a maioria dos convidados gosta. Uva passa, castanhas, amêndoas, amendoim, avelãs e frutas secas são ideais.

Os tradicionais patês para comer com torradas também não podem faltar. Recomenda-se pensar em três colheres de sopa por pessoa e pelo menos três opções de sabores – que podem ser de azeitona preta, ervas e ricota. Sirva as porções em pequenas travessas e deixe as torradas em volta para os convidados escolherem.

Por último, finger foods agradam a todos e são uma ótima alternativa para abrir o apetite. Damasco recheado com cream cheese, espetinhos com queijo, tomate cereja e manjericão, cenoura e pepino cortados em tiras e servidos com molho de iogurte são leves e refrescantes.

Mesa de Natal 01

  • Refeição principal

O ideal é servir duas opções de carne como pratos principais. Calcule 200 gramas por pessoa de cada tipo de carne e pense que um peru de quatro quilos, por exemplo, serve 20 pessoas. O tender serve seis pessoas, o pernil grande serve nove e o chester serve 12 pessoas. Já o lombo e o lagarto servem tranquilamente oito pessoas cada.

Para não ter correria faça alguns pratos com antecedência. O pernil, por exemplo, demora horas para assar no forno e quando preparado na véspera – assim como peixes – pega melhor o tempero. Coloque em forno médio no dia 23 e deixe assando. Quando for esquentar as peças antes da ceia aproveite para dar aquela douradinha saborosa. O tender, que tem tempo de preparo curto, pode ficar para última hora e ser servido frio.

Não se esqueça de pensar nos convidados vegetarianos! Sempre que pensamos em o que servir na ceia de Natal lembramos das carnes, mas é preciso preparar opções para esses convidados. Escondidinho de carne de soja com mandioquinha, lasanha de berinjela, massas com queijo e quibe de abóbora são algumas das opções.

Quanto aos acompanhamentos, não podem faltar o tradicional arroz com passas, farofa e saladas, como salpicão, mix de folhas, salada verde e salada caesar. Calcule 3 colheres de sopa por pessoa para a farofa (cerca de 30 grama) e 50 gramas de folhas por pessoa. Uma xícara de arroz serve três pessoas.

  • Sobremesas

Se você e os convidados ainda não meteram o pé na jaca chegou a hora de fazer isso com louvor. Para combinar com o clima quente invista em doces que levem frutas na receita, como mousse de maracujá ou de limão e cheesecake de frutas vermelhas. Não esqueça do panetone e das frutas, que além de deliciosos enfeitam a mesa.

Alguns pratos doces, porém, são tradicionais na mesa de Natal e não podem faltar. O bolo de reis, preparado com conhaque, canela, nozes e frutas, é um deles e serve até para decorar a mesa, assim como os biscoitos de gengibre. Pavê de chocolate, mil folhas e sorvete são outras opções que agradam gregos e troianos.

Mesa de Natal 02

  • Bebidas

Faça o cálculo direitinho para não faltar e dar correria no meio da ceia. O ideal é pensar em 500 ml de refrigerante e 250 ml de água por pessoa. Uma garrafa de vinho serve seis pessoas, enquanto uma de cerveja apenas duas. Já um espumante serve três enquanto um uísque serve 15.

Uma dica é dispor as bebidas em coolers com gelo, assim a geladeira fica reservada apenas para os quitutes da ceia – principalmente os doces, que podem derreter.

Como decorar uma mesa de Natal simples

Agora que você já sabe o que servir na ceia de Natal vamos pensar na decoração. E a melhor parte é que não é preciso nada exagerado e caro para deixar a mesa com clima natalino. Os próprios quitutes já ajudam a dar o toque.

Um aparador com frutas ou mesmo uma travessa com frutas coloridas picadas serve tanto como comida como para decoração. Velas flutuantes em recipientes de vidro dão um toque moderno e elegante ao jantar, assim como guardanapos dobrados em cima do prato e talheres bem posicionados. Pinhas, laços e bolas de Natal podem completar o cenário.

Atenção à toalha para não deixar tudo muito carregado. Se a mesa estiver com vários objetos e itens de decoração opte por uma mais clean; já se preferir que a toalha seja o centro das atenções escolha uma com temas natalinos.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Clara Grizotto Clara Grizotto

Jornalista faz-tudo: social media, assessoria, redação e publicidade. Queria mudar o mundo, mas descobriu que tem muito chão para percorrer antes.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar