O que são carros compactos?

As características dos carros compactos os tornam atraentes para quem está em busca de economia, praticidade, principalmente para rodar em centros urbanos.

 

O que são carros compactos?
Os carros compactos são essencialmente econômicos

Os carros compactos são veículos recomendados para um público relativamente amplo. Por suas características, atendem bem a quem está comprando um carro pela primeira vez, casais que não têm filhos e não vivem juntos ou para quem quer um carro de passeio que trafegue bem na cidade e que seja econômico.

Outras vantagens dos carros compactos são o preço do seguro, geralmente mais em conta, dependendo das variáveis envolvidas, consumo reduzido de combustível, facilidade e baixo custo da manutenção. Vale a pena comprar um, se a ideia é ter um veículo para o cotidiano que não dê muito trabalho.

Definindo carros compactos

Como o próprio termo já dá a entender, carros compactos são aqueles de dimensões reduzidas. Ao contrário do que possa parecer, não são os menores carros fabricados, uma vez que há veículos de categorias ainda menores, como os mini carros, micro compactos e os subcompactos, geralmente confundidos com os compactos, como a Uno, Gol e o Ford Ka.

Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

Normalmente, leva-se em consideração para definir um segmento medidas padrão como altura, comprimento e largura. As medidas do Ford Focus, por exemplo, são de 1,469 metros de altura, 1,823 de largura e 4,360 de comprimento. Não se pode deixar de considerar a distância entre eixos, que no Focus é de 2,648 metros.

Nesse último quesito, o Ford Focus até foge um pouco da classificação de compacto, já que, normalmente, nesse tipo de carro a distância entre eixos é de aproximadamente 2,5 metros.

Qual o melhor carro popular de 2016?

Outras características e vantagens

Pode-se dizer também que os carros compactos, via de regra, são carros de entrada, ou seja, os mais baratos de uma determinada marca. Normalmente seus porta malas são de dimensões reduzidas, já que suas carrocerias tem apenas dois blocos, o da mala acoplado à cabine de passageiros. São úteis nas cidades justamente por serem fáceis de manobrar, estacionar e por serem cobertos pela maioria dos seguros.

Portanto, se a intenção é adquirir um carro de passeio que venha a gerar custos mínimos de manutenção, para deslocamentos estritamente urbanos e com razoável custo benefício, os carros compactos são a opção mais barata e econômica.

Em contrapartida, são veículos que não são muito potentes, e que podem até falhar caso sejam exigidos demais, embora os novos modelos com motores 1.0 de três cilindros estejam chegando para pôr fim nessa indesejável característica.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar