O que perguntar em uma entrevista de emprego

Você sabe o que perguntar em uma entrevista de emprego para selecionar o melhor candidato à vaga? Confira 10 sugestões de perguntas para ajudar nessa missão

O que perguntar em uma entrevista de emprego
O que perguntar em uma entrevista de emprego para selecionar o melhor candidato

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Na hora de realizar uma entrevista de emprego, é preciso estar atento a o que perguntar para conhecer bem o funcionário que você pretende contratar.  Muitos empreendedores caem no erro de focar apenas no currículo profissional do candidato – e ignorar fatos importantes de sua personalidade que podem ser determinantes no ambiente de trabalho – ou fazerem questões que são respondidas com “sim” ou “não”, o que não ajuda a conhecer o candidato. Saiba o que perguntar em uma entrevista de emprego para escolher o melhor funcionário para ocupar a vaga na empresa.

As perguntas e respostas mais decisivas de uma entrevista de emprego

O que perguntar em uma entrevista de emprego – 10 perguntas cruciais para selecionar um candidato

Durante uma entrevista de emprego, você precisa analisar uma série de fatores acerca do candidato: confirmar se as informações que ele colocou no currículo profissional procedem, verificar a postura do candidato, checar se ele conhece bem a empresa e a vaga a qual está se candidatando e também analisar características pessoais que irão ajudar ou prejudicar o desenvolvimento da empresa e o ambiente de trabalho. É fácil fazer isso? Não é, mas veja 10 sugestões de o que perguntar em uma entrevista para facilitar o momento do processo seletivo.

1. O que você busca em uma oportunidade de trabalho?

Essa pergunta vai fazer o candidato pensar e se ele não estiver preparado para responder, vai demonstrar insegurança e falta de atenção à vaga e à empresa a qual ele está se candidatando. Aqui ele vai demonstrar quais são os seus objetivos profissionais, suas ambições e qual a contribuição que ele pode dar à empresa. Conhecendo os objetivos do candidato, você verá se ele se encaixa no perfil da empresa e se é a melhor escolha para a vaga.

2. Fale um pouco sobre o seu último emprego. Pontos positivos e negativos.

Com essa questão você vai poder verificar se o que o candidato colocou no currículo realmente confere com a realidade. Você vai conhecer também as habilidades adquiridas pelo candidato no último emprego e o que ele não gostou ao trabalhar por lá.

3. Qual foi o seu trabalho mais chato? Explique.

Aqui o candidato vai mostrar o que ele não gosta de fazer e o que o deixa insatisfeito no ambiente de trabalho. Com essa pergunta ele vai deixar claro ao empregador quais as situações que atrapalham o seu trabalho – e se essas situações forem recorrentes na sua empresa, o candidato será um funcionário insatisfeito e portanto não trabalhará bem.

Os 10 pecados de uma entrevista de emprego

4. Qual foi o seu trabalho mais interessante, que você mais gostou? Explique.

Exatamente o contrário, você vai entender o que agrada esse candidato, qual ambiente e funções ele se dá melhor, quais situações são positivas para ele no campo profissional e que farão com que ele seja um funcionário dedicado e satisfeito com sua função. Um funcionário satisfeito trabalha melhor e rende melhores frutos para a empresa, todo mundo sai ganhando.

5. Quais foram seus maiores erros profissionais? Fale de momentos em que o seu trabalho foi criticado.

Aqui você vai conferir se o seu funcionário tem senso crítico e sabe apontar também suas falhas.

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

O candidato vai para um entrevista procurando ‘vender o seu peixe’, falar de suas habilidades, mas saber também apontar suas falhas é importante – e mais importante que isso é: saber apontar o que ele faz para melhorá-las. Portanto, um bom candidato vai saber apontar seus erros profissionais e vai indicar o que ele faria diferente para evitar aquele momento em que foi criticado.

6. Quais foram os seus maiores sucessos profissionais? Fale de momentos em que seu trabalho foi elogiado.

Esse momento os candidatos adoram, falar de suas aptidões e qualidades. Aqui você vai avaliar se os sucessos profissionais dessa pessoa são agregadores para a sua empresa, se as habilidades que ele tem serão aproveitadas no desenvolvimento do trabalho. Você vai avaliar também a personalidade do candidato: se ele é humilde, se gosta de se exaltar, e como ele irá se relacionar com os demais membros da equipe.

7. Como você organiza o seu tempo?

Os candidatos adoram dizer que são organizados, pois essa é uma característica apreciada em entrevistas de emprego. Mas se o recrutador quer saber o que perguntar em uma entrevista de emprego, ele deve preparar perguntas que os candidatos não ensaiem as respostas anteriormente e sejam sinceros ao responder. Se a pessoa se diz organizada mas não tem um sistema de organização do seu tempo, pode indicar uma falsa característica. Aprecie candidatos que descrevam com clareza como divide o seu tempo entre a vida profissional e pessoal.

E se perguntarem qual o seu maior defeito? Veja como responder

8. O que você faz no seu tempo livre?

Com essa pergunta você irá conhecer um pouco mais do perfil social do candidato, da sua personalidade. Isso é importante para o relacionamento dentro do ambiente de trabalho e também para saber se a atitude dessa pessoa se encaixa bem ao tipo de funcionário que você precisa. Por exemplo, se ele é uma pessoa que que dedica suas horas de lazer a ler livros, ou a ver filmes sozinho,  possui um perfil mais intimista e concentrado, diferente de quem costuma ir passear no parque e sair com os amigos, que tem perfil mais extrovertido e gosta de falar e de fazer contato social com outras pessoas. Tudo depende das características que você busca em um profissional.

9. Quais são os seus planos profissionais para os próximos 10 anos?

Aqui você vai conhecer as ambições do candidato: se ele pretende crescer dentro de uma empresa, se ele quer ganhar experiência profissional e depois partir para outras empresas maiores, se ele tem ambições compatíveis com o que a sua empresa pode oferecer. Você vai notar também a organização profissional desse candidato, se ele estabelece metas e objetivos a cumprir (o que é ótimo em qualquer profissional) ou é um candidato menos ambicioso (que quer ter um emprego simplesmente para se sustentar, sem se importar muito com planos e crescimento de carreira).

10. Qual é o seu diferencial como profissional? O que a empresa ganha em contratar você?

Verifique se o candidato não tem um discurso ensaiado para essa resposta, se o que ele fala condiz com todas as informações já dadas no currículo e na entrevista, e se a resposta é realmente inteligente, se fala de um diferencial do candidato ou apenas uma característica desejável em qualquer funcionário.  

Se você deseja fazer uma entrevista de emprego sucinta, que dê a conhecer o seu candidato e o surpreenda com questões que ele tem de usar a sinceridade na resposta – então você já sabe o que perguntar em uma entrevista de emprego. Esteja atento às respostas, faça anotações e não deixe nenhuma questão que lhe surgir para depois. Tire todas as dúvidas sobre o candidato, aprecie a sinceridade e desconfie de respostas prontas e que não aponte fahas e soluções.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar