O que o seu carro diz sobre você

Estudos realizados nos Estados Unidos e Inglaterra confirmam que a personalidade do motorista tem relação direta com o modelo e a cor escolhida para o carro.

O que o seu carro diz sobre você
Está confirmado: seu carro é também seu espelho

A psicologia da personalidade é o ramo que se ocupa de analisar as diferentes formas de comportamento humano. Isso significa compreender como cada um muda ou conserva suas crenças, habilidades, lida com suas próprias emoções e as emoções dos outros e como condicionam ou não pensamentos e ações.

Um desses traços de personalidade pode se refletir na escolha do carro. Um estudo da Universidade da Califórnia e um outro realizado a pedido do site inglês Flexed, especializado em carros, trouxe dados interessantes que relacionam escolha de modelos e cores às personalidades de seus proprietários. Em alguns casos, até a preocupação com o meio ambiente (ou a sua ausência) pode ser confirmada apenas pela escolha do veículo.

Os diferentes perfis para modelos e cores de carros

Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

O estudo americano conseguiu classificar tipos de personalidades e traços sócio culturais entre os proprietários de diferentes modelos de carros. Já o britânico relacionou o comportamento à escolha da cor. Os perfis identificados são:

Motorista “low profile”

São os que preferem os carros pequenos e de porte médio. Exceto os que os adquirem por falta de opção, esses motoristas não querem status, tampouco são aventureiros. Sua relação com seus carros é a mais pragmática possível, ou seja, querem veículos que os permitam se locomover e que não os tragam problemas para estacionar.

Motorista à moda antiga

Nessa classe estão os motoristas mais experientes, e que não têm muito desenvolvida a consciência ambiental. São de um perfil sênior, acima de 50 anos, e por isso preferem carros grandes. A faixa de renda desses motoristas, embora possa indicar o contrário, não é lá das mais elevadas.

Motorista aventureiro

Como o próprio nome já indica, os motoristas aventureiros preferem os veículos esportivos. Embora possa sugerir um perfil mais independente, são jovens, a maioria sem estabilidade financeira e normalmente compram carros para se destacar na sociedade.

Motorista exigente

Os motoristas nessa categoria são de idade mais alta, com maior poder aquisitivo, viciados em trabalho e, de acordo com o estudo, estão sempre viajando de avião. São os consumidores dos carros de luxo, e, naturalmente, gostam de ostentar.

motorista exigente

Motorista família

Sabe aquele tio gente boa, que está sempre viajando para o litoral com a família no fim de semana ou feriados prolongados? É esse o perfil do motorista que prefere as minivans, calmo, sociável e com grande apreço pelos seus carros e à direção.

Qual o melhor carro popular de 2016?

As cores dos carros e as personalidades

É interessante a conclusão a que o estudo inglês chegou, relacionando cores de carros e comportamentos de motoristas. São elas:

Prata / Marrom

São os motoristas menos problemáticos e propensos a causar um acidente de trânsito. Maduros, compenetrados e seguros, dificilmente causarão uma batida.

Azul

Como a cor já sugere, são os que mais demonstram felicidade (um conceito bastante subjetivo) e confiança ao volante.

Verde

No caso da cor verde, a conclusão chega a ser surpreendente: geralmente quem dirige carro dessa cor é avesso às regras e não curte muito dar preferência em sinais e cruzamentos.

carro verde

Vermelho

Sem surpresas no vermelho: quem gosta dessa cor quer mesmo é chamar a atenção. São os mais agressivos e que mais aceleram ao volante.

Preto

Quem opta pelo preto ou é perfil executivo, e gosta de ostentar poder, ou tem mais chances de causar um acidente de trânsito.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar