O que você deveria negociar antes de pagar

A arte de negociar tem que ser exercitada e não é motivo para sentir vergonha. Afinal, não tem nada de mau em pagar o preço justo.

O que você deveria negociar antes de pagar
Veja os serviços que você deve barganhar antes de fechar negócio

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Negociar preços não é motivo para se envergonhar ou achar que o seu novo apelido vai ser mão-de-vaca. Muito pelo contrário: a negociação é uma técnica que deve ser desenvolvida, inclusive, para se dar melhor no ambiente de trabalho e na vida, em geral. Mas vamos falar da negociação de preços, mais conhecida por barganha ou pechincha.

Como ganhar dinheiro sem muito esforço

A arte de negociar: exercite!

Você sabia que existem produtos e serviços que já trabalham com uma margem para os casos de negociação? Quem paga os preços mais elevados deixa a empresa com um lucro muito superior ao esperado, mas essa margem pode descer até o patamar real. Dependendo das suas habilidades de negociação e argumentos, você poderá economizar muito. A seguir, veja quais são os produtos e serviços que você não pode fechar negócio antes de pechinchar.

Compra de carros

A primeira regra para comprar um carro é demonstrar frieza. O vendedor já está acostumado a lidar com consumidores empolgados e ansiosos com a aquisição de um novo carro e sabem as técnicas de vendas para deixá-los ainda mais ansiosos e estimularem a compra por impulso. Por isso, demonstrar frieza, por mais que esteja empolgado, vai fazer com que o vendedor saiba que está falando com alguém que entende do negócio que está fazendo.

Geralmente, os vendedores têm uma tabela de negociação, até onde podem baixar o valor do veículo. Com muita argumentação e capacidade de negociar, é possível reduzir em até R$ 1.000 a compra de um seminovo de R$ 15.000.

Financiamentos

Quanto mais relacionamento com o banco o consumidor tiver, melhor. Quem solicita um financiamento e já tem conta corrente e outros produtos do banco, além de ser um bom pagador, tem mais poder de barganha na hora de fechar um financiamento imobiliário. Isso porque a modalidade vai exigir um longo relacionamento entre o credor e o consumidor e quanto mais forte esse laço, maior o poder de negociação.

No entanto, se o banco não quiser oferecer taxas de juros mais atrativas, é possível migrar o financiamento para outra instituição com valores e condições mais interessantes a qualquer momento, até mesmo no meio do financiamento. O banco é obrigado a aceitar a portabilidade do financiamento para outra instituição, e o consumidor tem o respaldo do Banco Central para fundamentar o seu pedido.

As possibilidades para ficar rico em 2016

Pagamento de dívidas

Tem o dinheiro para o pagamento de todas as dívidas e um plano para limpar o seu nome? Ótimo! Mas não aceite logo de cara o valor exigido por um banco, por exemplo. Isso porque os juros aplicados tanto para o atraso quanto para as parcelas da regularização do pagamento, costumam ser abusivos e chegam a triplicar o valor da dívida.

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

Caso queira negociar, converse com o seu gerente ou com um representante da empresa à qual deve e solicite a revisão da dívida. Diga o quanto pode pagar e mantenha-se firme na sua decisão.

Em tempos de crise, bancos e outras instituições preferem ter o valor negociado pago em vez de contra-argumentar e correr o risco de não ser pago. Aproveite também o Feirão Limpa Nome, eventos em que o consumidor inadimplente pode negociar diversas dívidas no mesmo lugar, com condições especiais de pagamento e parcelamento.

Mensalidade escolar/acadêmica

Se já tem mais de um filho matriculado na mesma instituição de ensino, a maioria das escolas oferece descontos para irmãos. As escolas particulares menores têm um relacionamento mais próximo com os pais e podem negociar as mensalidades durante um período de crise na família, até que a situação se estabilize. Se você tem dificuldades para manter o seu filho numa escola particular, converse com a direção e veja o que têm a oferecer.

Caso a escola não possa conceder nenhum desconto, você também pode procurar outra instituição de ensino. As escolas que querem atrair alunos novos podem oferecer descontos mediante a realização de provas de conhecimentos e até mesmo a isenção na matrícula.

Manutenção de equipamentos

Manutenção de ar-condicionado, celulares, computadores e equipamentos eletrônicos são serviços em que se paga pelo conhecimento de técnicos geralmente autônomos para a resolução do problema. Geralmente, o primeiro orçamento feito tem uma margem de lucro mais alta, o que abre espaço para a negociação.

Como fazer um plano de negócios

TV a cabo, internet e telefonia móvel

As operadoras de TV a cabo, internet e celular têm o objetivo de fidelizar o cliente, já que o serviço oferecido pode não variar muito. Assim sendo, é possível negociar descontos e encontrar promoções feitas especialmente para os consumidores que pensam em desistir do produto ou trocar de operadora. É maçante e negociar vai exigir que o consumidor passe muito tempo no telefone ou na loja até que consiga os descontos oferecidos pelo funcionário, que já estão previstos pela gestão. Por isso, tenha muita paciência e mantenha a sua posição firme para pechinchar o valor da sua mensalidade.

Aluguel

É possível negociar o valor do aluguel tanto com o proprietário quanto com a imobiliária, que costuma ter uma margem de administração sobre o aluguel pago. Além disso, o valor dos aluguéis tem reduzido bastante, o que dá mais possibilidade de o inquilino negociar o preço que pode pagar. O mesmo vai valer para os reajustes anuais: quando o proprietário propuser o reajuste, elabore uma contraproposta e utilize como argumento a crise imobiliária e financeira do país para conseguir mais chances de não ter um aumento abusivo no valor.

Os melhores livros para quem deseja empreender em 2016

Juros por atraso em pagamento

Os consumidores que têm parcelas de financiamentos ou serviços em atraso, passíveis de cobrança de multas, têm a chance de negociar com a entidade cobradora uma redução nas multas e nos juros por atraso. Caso o consumidor seja um bom pagador e o atraso não seja costume, há também a possibilidade de pedir isenção total dos juros e multa pelo mês em que se esqueceu ou não pôde arcar com o pagamento.

Se o seu caso for qualquer um dos mencionados, entre em contato com a entidade cobradora e solicite um desconto ou isenção antes de fazer o pagamento total.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar