O que não levar na bagagem de mão de jeito nenhum

Malas prontas, tudo pronto para aproveitar sua viagem. Ou quase. Veja o que não levar na bagagem de mão.

O que não levar na bagagem de mão de jeito nenhum
Alguns destes itens são proibidos ou tem proporções limitadas

Malas prontas, tudo pronto para aproveitar férias ou mesmo para embarcar numa grande aventura da sua vida. Por fim, chega a hora de separar os documentos, eletrônicos e objetos de mais valor e necessidade para a montagem da nunca suficiente bagagem de mão. Mas, diante da vontade ou necessidade de levar algo a mais surge a dúvida: o que pode e não pode levar na bagagem de mão?

O que não pode levar na bagagem de mão

Mesmo que alguns itens estejam proibidos de embarcar, algumas dicas são valiosas na hora de montar a sua bagagem de mão. Lembre-se sempre de manter todos os seus equipamentos eletrônicos e objetos de valor como dinheiro e jóias, seguros e em seu poder.

Levar uma "troca" de roupa, caso sua bagagem despachada seja extraviada, cosméticos básicos e medicamentos (acompanhados de receita médica) são permitidos e essenciais para não passar aperto diante os imprevistos que podem ocorrer durante uma viagem. Confira 7 das categorias que não podem entrar consigo no avião:

1. Líquidos com mais de 100ml 

levarnabagagemdemao


Uma das principais regras para quem está preparando uma mala de mão para viagem é a de não exceder 100ml em qualquer espécie de líquido (desde que não tóxicos ou inflamáveis) no limite máximo de 1 litro. Sejam eles cosméticos ou bebidas, deverão estar armazenados em embalagens identificadas (conhecidos como saquinhos ziplock), não excedendo a quantidade permitida. A regra só não se aplica quando o produto é adquirido no Duty Free. Neste caso, demais quantidades podem ser transportadas consigo ao interior do avião, desde que devidamente lacradas. Para viagens longas onde haverá a necessidade de levar maiores quantidades de líquido, estes podem ser despachados normalmente.

2. Artigos esportivos e de lazer

Com a exceção de – acredite – bolas de boliche, artigos esportivos e de lazer como skates, materiais de acampamento, arpões, tacos de golfe, bastões de esqui e hóquei, patins, dardos e varas de pesca estão proibidos de entrarem no avião na bagagem de mão. Alguns itens, como lanternas à gás e botijões de butano/propano (gás) estão proibidos de serem levados, tanto em malas de mão, quanto em bagagens registradas (despachadas). 

3. Ferramentas

Talvez com itens um tanto quanto exagerados nas proibições, ferramentas num geral deverão ser despachadas na bagagem de porão. Dentre elas estão as pequenas ferramentas com pontas afiadas, peças automotivas grandes, cabos de aço, algemas, martelos, pés de cabra, ferramentas universais (multitool), canivetes, furadeiras e chaves de fenda. Mesmo que não sejam afiadas e/ou pontiagudas, podem ser consideradas como "arma branca" e portanto, caso tenha necessidade de levá-las em sua viagem, despache-as dentro das malas registradas.

4. Armas

levarnabagagemdemao


Um tópico um tanto quanto óbvio, porém, vale lembrar que não somente armas de fogo estão incluídas. Munições, cartuchos, armas utilizadas em artes marciais, maçaricos e estilingues são alguns dos outros exemplos do que não se pode levar na bagagem de mão.

5. Substâncias químicas e tóxicas

Toda e qualquer material ou substância contendo venenos, gases comprimidos, radioatividade, ácidos ou sodas também estão proibidos de entrarem no avião. Neste caso, estes itens não poderão nem ao menos serem despachados. A proibição é válida para qualquer tipo de embarque.

6. Materiais explosivos e inflamáveis

Partindo da mesma regra anterior, materiais explosivos ou inflamáveis como detonadores, fusíveis, material pirotécnico, granadas, gás, combustível líquido ou demais líquidos inflamáveis (como acetona, por exemplo) são impedidos de embarcar, estejam eles na bagagem de mão ou na bagagem despachada.

7. Objetos pontiagudos

levarnabagagemdemao


Com exceção dos saltos altos e alicates de unha ou cutícula, objetos pontiagudos como lâminas de barbear, agulhas de tricô ou crochê, facas, tesouras, bisturis, seringas, picadores de gelo e saca rolhas somente poderão embarcar se colocados na bagagem a ser despachada.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar