O que fazer em caso de CNH suspensa

Quantos pontos você acumulou na carteira nos últimos 12 meses? Saiba se você tem a sua CNH suspensa, e se tiver, como resolver esse problema.

O que fazer em caso de CNH suspensa
Saiba o que é preciso fazer caso você tenha sua CNH suspensa

Os condutores que cometerem infrações de trânsito o suficiente para atingir ou ultrapassar 20 pontos na carteira nos últimos 12 meses podem ter a sua CNH suspensa. Aqueles que cometem infrações gravíssimas que são passíveis de suspensão também precisam comparecer ao Detran da sua cidade para regularizar a sua situação. Saiba como descobrir se você tem a CNH suspensa e, em caso positivo, o que fazer para ficar dentro da lei.

5 absurdos permitidos pela Lei de Trânsito brasileira antigamente

O que leva um condutor a ficar com a CNH suspensa

cnhsuspensa


O acúmulo de multas

Cada multa que o condutor comete no trânsito tem uma gravidade diferente e ele vai acumulando pontos em sua carteira durante o período de 12 meses. O sistema de pontuação funciona da seguinte forma: se o motorista comete uma multa gravíssima, acumula 7 pontos na CNH; uma multa grave acumula 5 pontos; média 4 pontos e leve 3 pontos. Para saber quais são os tipos de multas e suas gravidades, confira aqui. Os pontos da CNH permanecem por um período de 12 meses e depois expiram.

Multas gravíssimas com suspensão automática da CNH

Existem algumas infrações gravíssimas que se cometidas e flagradas apenas uma vez podem deixar o motorista com a CNH suspensa automaticamente. São várias, como: dirigir embriagado, ultrapassar 50% da velocidade máxima permitida, como praticar racha, pilotar moto sem capacete, dirigir ameaçando pedestres e outras. Mas nem todas as infrações gravíssimas são passíveis de suspensão automática da CNH, como por exemplo: transitar na calçada ou não reduzir a velocidade próximo a escolas é uma infração gravíssima, mas não suspendem o direito de dirigir do motorista.

Como saber se a sua CNH está suspensa

Muitos motoristas se esquecem de conferir se as multas que cometeu nos últimos 12 meses atingiram (ou excederam) os 20 pontos ou mesmo de conferir se as multas cometidas já pereceram. Muitos deles podem estar com CNH suspensa e nem sabem, o que pode gerar um problema grave. Confira aqui se a sua CNH está suspensa ou não, basta digitar o seu CPF.

já fez um test drive? veja como é fácilagende grátis

Quando a carteira de motorista do condutor fica suspensa, o Detran envia para o endereço de residência que consta em seu cadastro a carta de suspensão da CNH, por isso é muito importante atualizar os dados cadastrais junto ao Detran da sua cidade caso você mude de residência.

As piores multas de trânsito no Brasil

O que fazer em caso de CNH suspensa

Se você conferiu no site acima e seu nome apareceu na lista de CNHs suspensos e/ou você recebeu em casa a carta de suspensão, é hora de regularizar a situação.  Você tem até 30 dias a partir do data de envio da carta de suspensão para apresentar sua defesa no Detran onde a sua CNH foi cadastrada. De nada adianta ir à outro posto do Detran, precisa ser mesmo no município e na unidade onde ela foi registrada.

Caso o condutor não apresente a defesa ou tenha o seu recurso de defesa negado, ele precisará entregar a carteira suspensa no órgão onde ela está cadastrada. Nesse caso, o condutor terá o direito de dirigir suspenso por um período que varia de um mês a um ano, dependendo da gravidade da situação. Se o motorista for reincidente, ou seja, já tiver tido o direito de dirigir suspenso anteriormente no período de 12 meses, as penalidades sobem para de 6 meses a dois anos de CNH suspensa.

Reciclagem

Além de perder o direito de dirigir, o motorista que teve sua CNH suspensa precisa também passar por um curso de reciclagem de 30 horas, que pode ser feito Centro de Formação de Condutores, as auto-escolas. Após cumprir o tempo de afastamento do volante e concluir o curso, ele deve levar o certificado de conclusão ao Detran para recuperar a sua CNH.

O que acontece com quem está com a CNH suspensa e é pego dirigindo?

Segundo a resolução 50 do CONTRAN, o motorista que é pego dirigindo com a CNH suspensa é processado por crime de trânsito e pode pegar até um ano de prisão. Ele terá a sua carteira cassada, terá que ficar obrigatoriamente 2 anos sem dirigir e só depois desse período pode tentar, novamente, tirar a carteira como um iniciante.

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar