Wedding planner: o que é e quando vale a pena contratar

Vai casar em 2016? Conheça o wedding planner –  profissional que vai te ajudar a organizar o casamento dos seus sonhos e descubra quando vale a pena contratá-lo.

Wedding planner: o que é e quando vale a pena contratar
Saiba o que um wedding planner faz para que o casamento saia perfeito

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Você sabe o que é um wedding planner e a importância dele para que o casamento saia perfeito? Conheça no artigo.

O que é um wedding planner?

A organização do casamento normalmente é um papel delegado à noiva. Ela tem que escolher o local, a decoração, o número de convidados, o vestido, os convites, os fornecedores, o buffet e mais uma infinidade de detalhes. Poucas são as noivas que podem parar a vida para organizar seu casamento e, se você quer que tudo saia perfeito, é preciso muita dedicação. É aqui que entra o wedding planner.

A expressão wedding planner traduzida para o português seria literalmente “planejador de casamento” e aqui no Brasil costumamos ver esse profissional com o nome de assessor de eventos ou cerimonialista.  Ele é praticamente um anjo da guarda na organização do casamento. Por quê? Porque além de tirar todas as dúvidas que a noiva tem sobre o evento e dar inúmeras sugestões para você escolher os itens que deixem a cerimônia com a cara do casal, ele tem o mais importante: experiência. É um profissional que já trabalha com casamentos e sabe duas coisas essenciais:

  • O que costuma dar errado nos casamentos: quem já está no mercado de casamentos há algum tempo sabe o que costuma dar errado, como se precaver desse problema e solucionar imprevistos. Na hora do casamento, se algo dá errado, os noivos costumam entrar em pânico. Os (bons) wedding planners não, eles são aqueles que vão arranjar uma solução rápida para resolver qualquer situação desagradável que surgir e deixar os noivos à vontade para curtir o casamento.
  • Eles já conhecem os bons fornecedores: quem já está no mercado sabe quem é que fornece o melhor buffet ( e os mais baratos, o melhor custo benefício, etc), o melhor equipamento de som, o salão de eventos que cumpre o combinado, o DJ que toca a noite toda e anima a festa, etc. Além disso, como ele já conhece, fica mais fácil conseguir bons descontos com os fornecedores, já que estão sempre recorrendo a eles. É muito melhor confiar na experiência de um wedding planner do que na indicação de uma pessoa que só utilizou o serviço uma vez, por exemplo: “Eles fizeram o buffet do casamento de Fulana e estava bom”. Mas e se eles pecarem justamente no seu? Confie na experiência.


Quando vale a pena contratar um wedding planner?

O profissional wedding planner aqui no Brasil não costuma cobrar barato, por isso muitas noivas acabam abrindo mão desse serviço acreditando que dão conta de fazer tudo sozinhas.

Vale a pena se:

Você não tiver tempo para organizar a festa

Um dia tão importante para a vida do casal, em que tanto dinheiro vai ser gasto na realização desse sonho, deve sair como esperado. Se você trabalha ou estuda (ou as duas coisas) e não vai ter tempo de pesquisar, ir atrás de bons fornecedores, fazer prova de doces e pratos e cuidar pessoalmente de todos os detalhes, vale a pena o investimento em um wedding planner.

Você não tiver experiência em organização de eventos

“Nunca organizei nem uma festa de família, mas vou organizar meu casamento para 150 pessoas” – péssima ideia. Um casamento é um evento grande, dispendioso, com muitos detalhes e que requer experiência para que tudo saia como planejado.

Você não tiver um braço direito para te ajudar na organização

“Eu não tenho muito tempo, mas minha prima tem e ela entende tudo de casamento” – se esse é o seu caso, ótimo, mas na maioria das vezes essa “prima” não existe. É difícil alguém estar a toa na vida e disposta a te ajudar em tudo que for necessário. São muitos detalhes para uma pessoa só, e se você não tem esse “anjo da guarda” para te ajudar, é melhor não arriscar.

Não vale a pena se:

Seu orçamento estiver muito apertado

Como já mencionamos: o custo de um wedding planner não é barato. É um serviço que demanda muito tempo, muita pesquisa, muita dedicação e que mexe com os sonhos dos outros, ou seja – uma grande responsabilidade. Então, se o seu orçamento estiver muito apertado, pode ser que não sobre dinheiro para pagar por um wedding planner e você precise contar com a ajuda de amigos e familiares para planejar o seu casamento.

DICA DO E-KONOMISTA
Na hora de planejar o casamento dos seus sonhos, atenção para que as suas finanças não se transformem num pesadelo. Usar o cartão de crédito certo pode lhe ajudar, confira!

Se você for fazer um mini-wedding

Está na moda fazer mini-weddings. Aqueles casamentos pequenos, só para os mais íntimos. Nesses casos, é mais fácil organizar, pois quanto mais gente mais complexa é a organização de um casamento. Dá até pra fazer uma prévia do evento para tester fornecedores, espaços, som e etc.

Se fizer questão de escolher tudo você mesma

Sabe noiva teimosa? Sim, elas são a maioria. E mesmo que o wedding planner diga: “não contrate canapés, são mais caros e se você servir tábua de frios vai combinar mais com o estilo da festa”, ela vai bater o pé que quer os canapés. Se for para contratar um profissional e dispensar todas as sugestões que ele der, é melhor nem contratar. Vai dar mais trabalho organizar a festa, mas vai ficar do jeito que você quer.

O barato pode sair caro

O wedding planner não é um serviço barato, mas ele pode significar economia no seu casamento por dois motivos:

  • O contato com os fornecedores – como já mencionamos, como os wedding planners costumam ter seus fornecedores de confiança, eles conseguem melhores descontos do que uma pessoa que está organizando o próprio casamento
  • Eles evitam imprevistos – e imprevistos custam caro, além de ser uma chateação. Imagine só se o buffet não entrega o prato principal, o que você faz? Tem que, na última hora, tentar arranjar algo para servir aos convidados e essa comida não vai ficar barata.

Por isso, antes de dispensar o serviço do wedding planner avalie esses dois quesitos acima.

Você pode substituir o Wedding Planner por um aplicativo, por exemplo

Quem não quer ou não pode contratar um wedding planner pode contar com a ajuda de aplicativos que ajudam a organizar o seu casamento. Existem vários aplicativos de planejamento de casamento, como o Wedding Planning. Ele ajuda a organizar as tarefas no tempo que você tem de preparação, te ajuda a verificar a anotar os gastos e não te deixa esquecer de nenhum detalhe.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar