O que é torque e qual a sua relação com o desempenho do carro

O que é potência e o que é torque? Saiba distinguir essas duas grandezas aplicadas ao setor automotivo e entenda melhor o que faz um carro ser mais ou menos veloz.

 

O que é torque e qual a sua relação com o desempenho do carro
Definir o que é torque pode ser simples

Em física, o movimento é estudado em seus diversos componentes, inclusive pela medição de energia. Partindo desse princípio, para movimentar um corpo parado (energia potencial) será necessária mais força do que um que já esteja se movendo (energia cinética). Conceituar o que é torque, para a indústria automotiva, tem a ver, portanto, com a medição de energia empregada para realizar movimento, ou trabalho.

Logo, o torque se relaciona com a potência no sentido de que para o desenvolvimento pleno da potência em forma de velocidade, é necessária a aplicação do torque adequado. Mais velocidade significa aplicação de energia cinética, uma vez que a energia potencial se relaciona com a posição que um corpo ocupa. Portanto, veículos com mais torque tenderão a ter arrancadas mais rápidas e, na maior parte dos casos, terão mais potência e velocidade.

Saiba o que é torque em termos automotivos

A potência de um motor automotivo é medida em cavalos, que nada mais é do que a energia que deve ser dispendida para mover 250 kg numa distância de 30 cm no período de um segundo. Um cavalo também pode ser medido calculando a energia necessária para movimentar 15 toneladas pelos mesmos 30 cm, só que no período de um minuto.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Distinguir o que é torque e o que é potência pode gerar dúvidas, já que são grandezas idênticas, se considerarmos o resultado que proporcionam. O torque,no entanto, tem mais a ver com um impulso inicial que leva um veículo a sair de uma posição, que pode ser de inércia ou já em movimento. O torque de um motor é gerado no interior da câmara de combustão, pelo movimento de pistões e bielas, cujo impulso é a explosão do combustível.

Por que um motor geralmente tem quatro cilindros?

Entender melhor o que é torque passa por compreender inclusive outros conceitos mecânicos. Por exemplo, a indústria automotiva tem como padrão motores com quatro cilindros porque cada um deles será responsável por gerar uma carga que resultará em movimento. Para haver cadência e continuidade nesse movimento, é preciso uma quantidade de cilindros que permita uma sequência de aplicação de torque, senão o mesmo seria irregular e inadequado para fazer um veículo desenvolver e reduzir velocidade de forma constante.

Metaforicamente, seria como uma música. O que é torque seria uma nota musical, e o conjunto deles numa sequência comporia uma música, que representaria o movimento veicular e suas oscilações de “ritmos”.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar