Check-in, check-out e late check out: entenda o significado de cada um

Os hoteis utilizam palavras em inglês na descrição seus serviços, o que pode gerar dúvidas nos turistas. Confira o significa de check-in, check-out e outros termos relacionados

Check-in, check-out e late check out: entenda o significado de cada um
Conheça termos como o check-in e o late check-out para não ter surpresas no hotel

GANHE O MUNDO FALANDO INGLÊSfaça um teste e descubra o seu nível

Quando vamos viajar, sempre é bom termos o cuidado de fazer a reserva da hospedagem com antecedência. Além de garantir a sua vaga no hotel ou pousada desejada, a antecedência pode ainda render bons descontos. Outro ponto importante é entender os termos utilizados pela indústria hoteleira antes de fechar a sua estada em uma determinada hospedagem. Muitos deles são em inglês e podem deixar os turistas confusos. Confira no artigo o significado de check-in e check-out, e também de outros termos relacionados a eles que têm sido muito comuns nos hotéis ultimamente: o early check-in e o late check-out.

Aprenda a fazer um roteiro de viagens passo a passo

O que é check-in?

checkin


É o procedimento de entrada de um hóspede no hotel, pousada ou hostel. É o momento em que você chega no hotel, se apresenta no balcão, mostra os seus documentos e faz um cadastro. Algumas hospedagens exigem o pagamento da primeira diária logo no check-in, outras deixam que o pagamento seja feito na totalidade no último dia.

Ao planejar a viagem e o horário de chegada na cidade, fique atento ao horário estipulado pelo hotel para check-in. A maioria das hospedagens coloca o check in a partir das 14h, por conveniência. Mas pode acontecer de ser antes ou depois, não existe uma regra, cada hotel pode escolher o seu horário de check-in.

Os destinos internacionais mais baratos para conhecer em 2016

O que é check-out?

É o procedimento de saída do cliente do hotel. É o momento em que o cliente irá recolher todos os seus pertences e apresentar-se à recepção para devolver as chaves dos quartos e fazer o pagamento das diárias, se já não o tiver feito anteriormente. O horário estabelecido pela maioria das hospedagens para liberação do quarto no check-out é ao meio dia do dia seguinte.

Lugares para viajar, saindo de São Paulo, por menos de R$ 500

Early check-in – o que significa?

Significa fazer o check-in mais cedo. Você pode, antes de chegar ao hotel, perguntar se eles fazem o early check- in. Por exemplo, se o seu vôo está marcado para chegar à cidade às 8h da manhã, mas o check-in do seu hotel é somente as 14h, o que você vai ficar fazendo com toda a sua bagagem? Não dá para ficar passeando na cidade levando malas a tiracolo, certo? É para isso que existe o early check-in. A maioria dos hotéis pode cobrar por esse benefício, alguns outros nem mesmo têm essa possibilidade, por regras internas do hotel ou pelos quartos ainda estarem ocupados com outros hóspedes. Mas vale a pena perguntar se existe essa opção.

E isso não é tudo, há hotéis que, ao invés de oferecer o early check-in (cobrando taxas) ou negar ao cliente a possibilidade de deixar suas bagagens para poder curtir a cidade, oferecem ainda as possibilidades:

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.
  • De deixar suas bagagens em um cofre. Alguns hotéis já têm lockers (armários com chave) que comportam bagagens. É um conforto, pois você irá deixar suas malas trancadas, leva a chave e paga a taxa de utilização do armário na volta, ao fazer o check-in.
  • Deixar suas bagagens na recepção. Esse procedimento é mais comum aos hostels (albergues). Como os hostels recebem turistas que viajam a baixo custo, eles sabem da necessidade de precisar deixar suas malas sem que isso acarrete gastos extras, portanto a maioria deles permite que os hóspedes deixem suas malas com a recepcionista ou em uma salinha ao lado. É importante atentar que: eles não se responsabilizam pelo que pode acontecer à bagagem, portanto certifique-se de só deixar suas bagagens na recepção trancadas com cadeado que possua segredo.

O que fazer no Rio de Janeiro por menos de R$ 200

Late check-out – o que significa?

Significa fazer o check-out depois do horário limite estipulado pelo hotel. Se você acha que não irá conseguir liberar o quarto antes do horário, pergunte antes no hotel como é a política deles nesses casos. Alguns hotéis podem cobrar taxas por late check-out ou atrasos na saída, dependendo do tempo da demora alguns cobram meia diária ou até mesmo uma diária inteira extra do hóspede.

Se a sua hospedagem for feita em baixa temporada ou o hotel não estiver muito cheio, eles podem ser mais flexíveis quando ao late check-out e mesmo não cobrar nada a mais, mas é preciso certificar-se. Se o hotel estiver cheio e o seu atraso acarretar problemas com a entrada de outros hóspedes, você pode ter uma grande dor de cabeça – ou ter que pagar uma taxa alta na saída do hotel.

Ganhe um tablet para aprender inglês online e conversar sem medo nas viagens internacionais.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar