Número do cartão de crédito recusado ou inválido - o que fazer?

Muitas vezes passamos pelo constrangimento de ter o nosso cartão recusado ou temos problemas com número do cartão de crédito.

Número do cartão de crédito recusado ou inválido - o que fazer?
Problemas com o número de cartão de crédito.? Saiba como evitar e corrigir

Tentar realizar uma compra com o cartão de crédito e o vendedor te informar que o seu cartão foi recusado ou tido como inválido e a transação não foi efetivada é um constrangimento que quase todo mundo já passou. Seja em lojas físicas ou virtuais, muitas vezes os cartões de créditos não realizam o pagamento por vários fatores. Algumas vezes por nossa culpa, mas outras não. 

O MELHOR CARTÃO PARA VOCÊ
Fazer uma simulação para saber qual é o melhor cartão para o seu orçamento é fundamental. o E-Konomista faz isso de graça para você, basta se cadastrar.

Problemas comuns

Confira aqui quais os principais motivos para que o seu cartão de crédito seja recusado ou inválido:


1- Quando a não aprovação da transação é culpa do cliente


  • Cartão que ainda não foi desbloqueado
Se o seu cartão é novo e a primeira vez que você vai utilizá-lo, você precisa desbloqueá-lo. Você pode fazer isso no banco ou no caixa eletrônico e então utilizar seu cartão normalemente.

  • Atraso no pagamento da fatura
Se você se esqueceu de pagar a fatura do seu cartão de crédito ou tem algum débito pendente, o seu banco irá recusar a compra e seu cartão será considerado inválido.  Confira no site ou no caixa eletrônico a sua situação com o banco. Se houver alguma dívida, ao pagá-la o banco  irá desbloquear o seu cartão para fazer novas compras automaticamente.

  • Ultrapassou o limite do cartão
O parcelamento de faturas faz com que, muitas vezes, percamos a noção do quanto estamos gastando em parcelas por mês.  A soma todas as parcelas do seu cartão de crédito não podem ultrapassar o seu limite, se ultrapassar, a transação não será efetivada. 

  • Número de parcelas ultrapassou o permitido
Existe um número máximo de parcelas que o seu cartão permite fazer.Para cada cartão, o número máximo de parcelas é diferente. Se você está parcelando um produto em muitas vezes e a transação não está sendo efetivada, o problema pode ser esse. Entre em contato com o seu banco e confira em até quantas parcelas você pode dividir o seu pagamento.

  • Parcela com valor muito baixo
Além do número de parcelas poder ser limitado, o valor da parcela também pode ser, existindo um valor mínimo. Isso também varia de cartão para cartão, sendo que a parcela mínima normalmente varia entre R$5,00 e R$10,00.

Vale a pena sacar dinheiro com o cartão de crédito?

  • Validade do cartão vencida
Nosso cartão costuma ter uma data de validade longa, o que faz com que muitas vezes nós nem nos lembremos de conferí-la. Quando o cartão passa da validade, os bancos normalemnte cancelam o antigo e enviam um novo para o endereço cadastrado na agência. Confira sempre a validade do seu cartão, caso ele seja negado.

  • Cartão em mal estado de conservação
Se o seu cartão está mal conservado, ele pode apresentar problemas na hora de ser usado em maquininhas de cartão de crédito, principalmente se ele não possuir chip. Estar dobrado, amassado ou ter entrado em contato com produtos químicos pode atrapalhar o funcionamento do cartão. Se o seu cartão está em mal estado, você pode solicitar outro em seu banco.

Não deixe de fazer uma simulação gratuita para saber se você paga muito de cartão.

  • Erro na senha
Se você digitou errado a sua senha 3 vezes, o seu cartão vai ficar bloqueado e você precisa entrar no site do seu banco para desbloqueá-lo.


2- Quando a não aprovação da transação é culpa da maquininha/do estabelecimento


  • Estabelecimento não está em dia com a operadora de cartão de crédito
Isso pode acontecer, e muitas vezes quem passa a vergonha é o cliente, que está com o cartão todo regular. Se o estabelecimento não pagar as taxas exigidas pela empresa para utilização da maquininha de cartão de crédito, as transações serão negadas.  Se o seu cartão foi aceito muito recentemente em outro estabelecimento e você tem a certeza que não se encaixa nas opções ditas na categoria acima, esse pode ser o problema.

Saiba qual o melhor cartão de crédito internacional.

  • Instabilidade no sistema da maquininha
Muitas vezes dá rede ocupada, rede sem sinal, e a compra não é efetivada. A culpa não é do cliente, mas sim da maquininha, que pode estar com defeito ou do sinal que pode estar comprometido ou sobrecarregado.


3- Quando a não aprovação é culpa do banco


  • Suspeita de clonagem
A clonagem de cartões de crédito infelizmente é uma realidade no Brasil. Muitos infratores instalam equipamentos para roubo de dados em caixas eletrônicos e na internet. Se o banco suspeitar que o seu cartão foi clonado, eles podem bloquear o seu cartão. Normalmente, eles enviam um email, ou carta avisando sobre o bloqueio. Entre em contato com o banco para ver o que se passa. Atenção: não fique irritado caso esse seja o motivo, o banco faz isso por uma questão de segurança.


Veja também: Como pagar menos juros no cartão.

  • Problemas do banco
Se nenhum dos possíveis problemas citados acima é possível de se encaixar no seu caso e o banco emissor do cartão não autorizou a compra, é  necessário realizar contato com banco para verificar o motivo. Já aconteceu com muitos bancos e, infelizmente, é comum. O banco normalmente resolve o problema rapidamente. 



Problemas para fazer compras na internet


Fazer compras na internet normalmente é muito simples, mas quando o cartão de crédito começa a ser negado, ou considerado inválido, pode se tornar uma dor de cabeça. Os problemas podem ser muitos (inclusive aqueles indicados quando a culpa é do cliente), mas muitos outros são comuns, verifique aqui:

1- Erro ao informar a bandeira 
Se é Visa, Visa Electron, Mastercard, Mastercard Maestro, Elo, etc. Cada cartão possui uma especificação e ela tem de ser informada corretamente no site na hora de fazer o pagamento


2- Erro ao informar o número do cartão, nome do cliente, a validade ou o código de segurança.
Tenha muita atenção nesse momento. Se é necessário colocar pontos, traços e espaço entre os números ou não. Normalmente eles pedem que o nome do cliente seja colocado como está no cartão, e é comum que seja em caixa alta sem ç ou acentos. 


3- Bloqueador de pop up
Alguns sites usam novas janelas (ou pop ups) na hora de pedir os dados do cartão. Se o cliente tem um bloqueador de Pop-ups instalado em seu navegador pode não receber essa janela.

Veja como utilizar o PayPal


4- Cartões recarregáveis
Alguns sites não aceitam cartões de crédito recarregáveis. Se o seu cartão é recarregável e sua transação está sendo negada, esse pode ser o motivo. Entre em contato com o seu banco


5- Cartão não habilitado para compras internacionais
Você precisa habilitar o seu cartão para fazer uso dele no exterior e em sites estrangeiros. É só pedir a habilitação em seu banco.


6- Tentativa de compra parcelada com cartão internacional.
Não é possível realizar compras parceladas com cartões de crédito internacionais.


7- Cartões Travel Money
A maioria dos Cartões travel money, utilizados em viagem, é apenas para débito. Confira as opções ao pedir o seu cartão em seu banco.

Como desbloquear o meu cartão

Cada banco oferece de forma diferente o serviço de desbloqueio do cartão, normalmente são processos simples que podem ser realizados pela internet ou em um caixa eletrônico. Cada caso é um caso. Consulte aqui o site do seu banco e veja como desbloquear o seu cartão:

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar