Estabelecimentos que mais geram créditos na Nota Fiscal Paulista

Descubra que estabelecimentos geram mais créditos para você resgatar na Nota Fiscal Paulista.

Estabelecimentos que mais geram créditos na Nota Fiscal Paulista
Resultado é de estudo feito pela aplicativo CPF na Nota

CPF na nota? Se você costuma responder que sim, está acumulando créditos na Nota Fiscal Paulista, programa do Estado de São Paulo que devolver parte do valor dos impostos cobrados em produtos. Só que nem todas as notas geram dinheiro de volta para o consumidor. Isso acontece pois dependendo do tipo de estabelecimento e compra, maior será o retorno.

Um levantamento feito pelo aplicativo CPF na Nota, que conta com cerca de 500 mil usuários, mostra quais são os estabelecimentos que mais geram créditos, ou seja, onde mais vale a pena colocar seu número de documento na nota fiscal.

Créditos na Nota Fiscal Paulista

O estudo do aplicativo CPF na Nota reuniu cerca de 10 milhões de notas fiscais que foram emitidas entre julho de 2015 e fevereiro de 2016. Com estes dados, chegou-se à conclusão de que serviços de alimentação para empresas e eventos estão no tipo da lista do que gera mais créditos para o consumidor (5,7% da compra).

O aplicativo conseguiu chegar a estas informações ao coletar os CNPJs de cada NF emitida, pois assim pode descobrir as categorias de estabelecimentos e prestadores de serviços que mais geraram créditos no programa, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da Receita Federal.

Quanto maior é o percentual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e menor o número de consumidores paulistas que pediram CPF na nota em suas compras no local, maior é a quantidade de créditos geradas nas compras. Isso acontece pois o valor  que é distribuído aos consumidores que solicitaram o CPF na nota tem como base o percentual de imposto pago pelos comerciantes e prestadores de serviços.

Mas mesmo que o estabelecimento faça parte de uma categoria que gere mais crédito, não necessariamente ele fará parte da lista. Isso acontece porque os que optal pelo regime tributário Simples Nacional não geram crédito ao consumidor.

A NFP (Nota Fiscal Paulista) permite aos estabelecimentos a devolução de até 7,5% do valor da compra na forma de créditos, contudo tal percentual não foi encontrado na amostragem do estudo.

Como cortar gastos sem sofrimentos

Categorias que geram mais crédito

1º lugar: Fornecimento de alimentos preparados para empresas / Serviços de alimentação para eventos e recepções/ Serviços de alimentação privativos (cantinas) / Fornecimento de alimentos preparados para consumo familiar
Percentual médio de créditos gerados em compras: 5,7%

2º lugar: Lojas de calçados e artigos para viagens
Percentual médio de créditos gerados em compras: 3,1%

3º lugar: Atividades financeiras de seguros e serviços relacionados
Percentual médio de créditos gerados em compras: 2,8%

4º lugar: Restaurantes, bares, lanchonetes, casas de chá, sucos e similares
Percentual médio de créditos gerados em compras: 2,7%

5º lugar: Lojas de roupas e acessórios
Percentual médio de créditos gerados em compras: 2,2%

Mesmo sem créditos, vale a pena pedir CPF na nota?

Sim, mesmo que um estabelecimento não costume gerar créditos no programa da Nota Fiscal Paulista, vale a pena pedir que seu CPF seja colocado, pois você ainda poderá concorrer a prêmios. A cada R$ 100 gastos nas NF incluídas no programa, o consumidor ganha um cupom que lhe permite concorrer a prêmios de até R$ 1 milhão de reais em sorteios mensais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar