Nota do Enem é aceita em concursos e universidades de Portugal

Órgãos já consideram nota da prova como critério de classificação em concursos públicos. Em Portugal, 18 universidades aceitam o Exame.

Nota do Enem é aceita em concursos e universidades de Portugal
Além de disputar vaga em universidades brasileiras, no Sisu e no Prouni, pontuação no Enem pode beneficiar estudantes em concursos

Nesta quarta-feira (9) será divulgado o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. A prova foi feita por milhões de candidatos em todo o Brasil. E você sabia que a sua nota no Enem poderá ser utilizada de diversas formas? Além de servir para ingressar em um curso de nível superior, para disputar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para concorrer a uma vaga no Programa Universidade Para Todos (Prouni), a pontuação no Exame pode favorecer o estudante na hora de prestar um concurso e até para conseguir uma vaga em uma das 18 universidades de Portugal que já aceitam a nota do Enem.

Hoje, alguns órgãos já consideram a nota da prova objetiva do Enem como critério de classificação em concursos. Um exemplo é a Polícia Militar da Paraíba. O órgão utiliza o critério de avaliação teórica do Enem desde 2013 como forma de classificação dos candidatos. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em Belo Horizonte (MG), é outro órgão que utiliza a nota do Exame.

Por que os brasileiros vão para Portugal e não querem mais voltar

Este ano, o Seplag substituiu a aplicação das provas objetivas e de redação pela utilização da nota do Enem 2015, além de aplicar uma avaliação dissertativa.

Oportunidade de estudo em Portugal

Os estudantes que sonham em cursar uma universidade fora do Brasil têm agora a oportunidade de fazer o ensino superior em Portugal. Já são 18 as universidades portuguesas que aceitam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de seleção de estudantes brasileiros para graduação.

A Universidade do Minho (UMinho), uma das principais instituições de ensino superior de Portugal, recebe atualmente cerca de 500 estudantes brasileiros. A instituição tem 19 mil alunos nas cidades de Braga e Guimarães. De acordo com Carla Martins, pró-reitora de Internacionalização da UMinho, o intercâmbio é importante e beneficia alunos, docentes, pesquisadores e até os moradores das cidades.

Acordo prevê livre circulação de brasileiros para morar e trabalhar em Portugal e mais 8 países

“Os estudantes brasileiros, ao vir para a Universidade do Minho, têm a oportunidade de estudar em um país que não é o seu de origem, e isso traz todas as vantagens de eles terem uma experiência de internacionalização no currículo. Há vários anos que apostamos na internacionalização, porque achamos que é muito importante para uma universidade ter no seu campi alunos de várias nacionalidades. Neste momento, temos cerca de alunos de 80 nacionalidades, o que faz com que este seja um ambiente muito cosmopolita, multicultural”, afirmou Carla, Martins, em entrevista à Agência Brasil.

Em Portugal, as notas do Enem servem para classificar os alunos brasileiros para concorrer às vagas destinadas aos estudantes internacionais. Na Universidade do Minho as vagas para estrangeiros na graduação correspondem a 20% do total. “Se o estudante quer engenharia, tem que fazer o exame de matemática, física e química. No caso dos alunos brasileiros, como o Enem tem várias provas, o que acontece é que nós aproveitamos as provas que eles fizeram e damos ponderações diferentes para cada uma das dimensões da prova”, explica Carla.

Confira quais são as instituições que aceitam o Enem:

Foto: Divulgação EBC

Veja também:
Notícias mais recentes 
O que você você precisa saber para encontrar emprego em Portugal
Melhores destinos para brasileiros que querem mudar de país 
6 coisas que vão fazer você desistir de ir embora para os EUA

Gostou? Compartilhe!
Michelle Monte Mor Michelle Monte Mor

Formada em Comunicação Social e em Mídias Digitais. Escreve sobre o setor automotivo desde 2004. Não larga o smartphone e vive conectada às redes sociais. Adora viajar e dirigir.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar