Como seguir as normas da ABNT nos trabalhos acadêmicos e TCC

Critério decisivo em trabalhos acadêmicos, publicações científicas e na entrega do TCC, as normas da ABNT ainda causam dúvidas. Veja como segui-las.

Como seguir as normas da ABNT nos trabalhos acadêmicos e TCC
Veja como as normas da ABNT garantem a qualidade das publicações acadêmicas.

Enquanto algumas pessoas nunca ouviram falar sobre as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), outras se arrepiam apenas em ouvir o nome dela. Na verdade, respeita-las em trabalhos acadêmicos ou mesmo no TCC não é tarefa tão amedrontadora, mas representa extrema importância para a validação de tais documentos.

O objetivo principal dessas normas é a padronização na estrutura e apresentação de trabalhos. Por meio delas é possível fazer com que todos os trabalhos tenham a mesma aparência, facilitando muito a visualização, o acesso à informação, a correção e avaliação do trabalho. Graças a ela é possível encontrar um nível mínimo de ordem, o que possibilita a qualquer leitor concentrar-se no conteúdo e não perder tempo em decifrar a disposição dos dados.

Mesmo que em teoria as normas da ABNT não tenham caráter obrigatório na produção de um texto, isso é tão importante que é critério de avaliação na maioria dos trabalhos, onde a falta de seu uso ou uso incorreto pode implicar em uma nota menor ou até a recusa do mesmo.

As 5 técnicas de estudo que garantem um melhor desempenho

Quais são as principais normas da ABNT?

Para seus trabalhos acadêmicos, deve-se ter atenção em alguns pontos principais, como definir paginação, margens e espaçamentos. Vamos citar aqui alguns itens com os quais deve estar atento na elaboração de seus trabalhos. Para conferir todas as normas da ABNT e familiarizar-se com elas, clique aqui e consulte-as na íntegra.

Fonte

O corpo do texto deve ser digitado na cor preta, com fonte tamanho 12. As mais usadas costumam ser Arial ou Times New Roman. As exceções a essa regra são:

1. Os textos podem ser de outras cores somente para ilustrações;

2. A fonte 10 deve ser usada em citações de mais de três linhas, notas de rodapé, tabelas, fontes e legendas.

Todos os textos devem iniciar no anverso da folha. O trabalho deve ser impresso em folha tamanho A4, branca ou reciclada. Recomenda-se que as impressões sejam na frente e no verso das folhas.

Margens

Para o anverso, ou seja, a frente da folha, as margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Para o verso, as margens direita e superior são 3 cm e a esquerda e inferior são 2 cm.

Espaçamento

Todo o texto deve ter espaçamento de 1,5 entre as linhas, com exceção às citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências e legendas, que devem ter espaçamento simples.

As notas de rodapé, inclusive, também possuem as suas próprias normas de espaçamento definidas pela ABNT. Elas devem estar separadas do texto por uma linha fina e ter espaçamento simples (1,0 entre linhas). A fonte deve ser tamanho 10 e, caso haja mais de uma nota, elas devem estar alinhadas levando em consideração a primeira letra de cada uma.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

Títulos e Subtítulos

Os títulos das seções sempre começam no anverso, ou seja, na frente das folhas. Eles devem estar localizados na parte superior da mancha gráfica e sempre alinhados à esquerda. A numeração dos tópicos vai depender do desenvolvimento do trabalho, porém, existem normas específicas que garantem a clareza desse sistema no texto.

O sistema mais usado em monografias é a numeração progressiva que segue as regras da ABNT/NBR-6024. Cada seção deve ser numerada usando apenas algarismos arábicos. Seguindo essa ordem, os títulos de capítulos surgem como seções primárias, os primeiros subtítulos como seções secundárias e assim por diante. Devemos frisar que, tais divisões só vão até as seções quinárias. Para identificá-las, utilizam-se números separados por pontos, a partir da seção secundária. Entre o título e os indicadores de seção, não há separação por pontos, hífens ou quaisquer sinais gráficos, apenas espaços.

No corpo do texto, a numeração fica desta forma, sempre alinhado à esquerda:

1 TÍTULO (Deve ser colocado em maiúsculas e negrito)

1.1 Subtítulo (Pode ser escrito todo em letras maiúsculas, ou apenas a primeira letra. Também usa-se o negrito)

1.1.1 Subdivisão do subtítulo (Tem apenas a primeira letra em maiúscula e aparecem em negrito)

1.1.1.1 (igual ao anterior)

1.1.1.1.1 (igual ao anterior)

Se ainda for necessário dividir uma seção ou subseção é preciso usar alíneas. Nelas, em vez de números, usam-se letras seguidas por parênteses, como no exemplo a seguir.

a) xx;

b) xx;

c) xxx.

Numeração de Páginas

A parte pré-textual de seu trabalho (folha de rosto, lista de ilustrações, sumário, etc) deve ser numerada sequencialmente com números romanos. A numeração com algarismos arábicos deve começar a partir da parte textual e continuar até o pós-textual. O número das páginas em ambos os casos deve estar localizado no canto superior direito, a 2 cm das bordas direita e superior.

Como fazer uma apresentação de slides no seu TCC

Fórmulas e Equações

Caso o trabalho envolva fórmulas e equações, é importante que elas estejam destacadas no texto. Ao utilizá-las, você deve numerá-las com algoritmos entre parênteses ao lado direito da folha: x² + y² = z² (1)

Ilustrações

A identificação das ilustrações deve estar localizada na parte superior da mesma. Ela deve ser precedida de uma designação, como desenho, fluxograma, fotografia, etc., o qual deverá estar em negrito. Logo depois, vem sua ordem de aparição no texto todo (nunca por capítulo), travessão e o título. Na parte inferior de toda ilustração, deve ser indicada a fonte, legenda e outras informações necessárias, sempre de forma centralizada no texto.

Tabelas

As tabelas também seguem especificações próprias e diferentes das ilustrações. Na parte superior, identificam-se usando a palavra Tabela, seguida por seu número de ordem no texto, travessão e o título. Abaixo, ficam as fontes. As tabelas possuem a própria lista ao final do trabalho.

Onde usar

As normas da ABNT normalmente se aplicam a qualquer produção no meio científico, sendo raras as situações em que elas não se fazem necessárias. Trabalhos acadêmicos como Monografias têm especial atenção a esse quesito, pois estas normas pesam como fatores de influência direta na avaliação e pontuação final. Trabalhos publicados em revistas, apresentados em universidades ou mesmo no meio empresarial também costumam ser melhor avaliados se seguirem as normas corretamente.

Uma formatação correta do texto e a padronização das informações pode ser a questão crucial para uma nota máxima ou a desconsideração do documento, ainda que o conteúdo apresentado seja de excelente qualidade.
 

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar