Nomes de bebês: os mais usados e ideias para 2017

Escolher nomes de bebês é uma decisão que exige bom senso e consenso entre os pais. Inspire-se nas tendências e nos nomes que já foram populares no Brasil.

Nomes de bebês: os mais usados e ideias para 2017
Inspire-se com alguns nomes de bebês para quando a cegonha chegar!

Já tem gente planejando aumentar a família em 2017, preparando quartinho e enxoval e discutindo opções de nomes de bebês. Enquanto alguns preferem nomes tradicionais outros investem em originalidade, e alguns decidem homenagear entes queridos. Seja qual for, a decisão só é tomada depois de muita discussão, procura e até “testes de pronúncia” para saber se o nome é agradável.

Desde 2009 a BabyCenter divulga uma pesquisa para descobrir quais foram os nomes de bebês mais usados no ano. Confira as informações recentes, sugestões para 2017 e um resgate das décadas passadas.

Nomes de bebês mais usados

Em 2016 foram 163 mil cadastros de novos bebês que vieram ao mundo com os mais diferentes nomes, segundo a BabyCenter. Miguel e Alice lideram a lista dos nomes de bebês mais usados..

A lista masculina ainda traz Arthur, Davi, Bernardo, Heitor, Gabriel, Pedro, Lorenzo, Lucas e Matheus completando o time de dez primeiros colocados. Entre as meninas, as outras nove colocadas são Sophia, Laura, Valentina, Helena, Isabella, Manuela, Júlia, Luiza e Lívia.

Em relação aos nomes compostos, João e Maria são os preferidos dos papais na hora de formar o nome duplo dos filhotes. Em primeiro lugar está João Pedro para os meninos, seguido de João Miguel e Enzo Gabriel. O top 3 das meninas é formado por Maria Luiza, Maria Eduarda e Maria Clara.

A pesquisa ainda apontou as influências para a escolha dos nomes. Maria Julia chegou ao sexto lugar do ranking de nomes compostos por conta do aumento da popularidade da jornalista do Jornal Nacional. Lorenzo e Lívia, finalistas do MasterChef Junior, também ajudaram a engrossar a lista.

  • Década de 70

Nomes que terminavam com “ana” foram um sucesso entre as meninas nos anos 70, em especial Adriana e Luciana. Patrícia também foi um dos nomes de bebês mais escolhidos. Entre os rapazes, figuravam Ricardo, Rodrigo e Alexandre, além de Edson por conta da alta popularidade de Pelé na época.

Gabriela, Júlia e Cristiano foram nomes que se popularizaram graças às obras de ficção Gabriela, Dancing Days e Selva de Pedra, respectivamente. 

  • Década de 80

Alessandra, Juliana e Vanessa são alguns dos nomes femininos que se popularizaram nos anos 80, junto com nomes comumente masculinos flexibilizados para o feminino – casos de Marcela, Paula e Renata. Luana, personagem paranormal de Regina Duarte na novela Sétimo Sentido, também inspirou muitos pais.

Rodrigo manteve a popularidade entre os nomes de bebês para meninos. Ricardo, Alexandre, Eduardo, Rogério e Jorge são outros exemplos masculinos populares na época.

  • Década de 90

A personagem Yasmin, interpretada por Daniela Perez na novela De Corpo e Alma, provocou um aumento de 1.550% nos registros deste nome no Brasil, em especial após a morte trágica da atriz. Bruna, Jéssica e Larissa se popularizaram entre as meninas.

Entre os nomes de bebês mais escolhidos para meninos, Rafael figurava no topo, junto com Lucas. Fernando se tornou um nome impopular nessa época por conta do impeachment do ex-presidente do Brasil, Fernando Collor.

  • Anos 2000

Isabela, nome inspirado na protagonista da saga Crepúsculo, teve um aumento de 92% na década. Júlia (de novo!), Letícia, Vitória, Giovana e Beatriz também tiveram participação especial na escolha dos nomes. Para os meninos, Gabriel, Victor, Kauan, Matheus e Pedro se tornaram nomes comuns.

Nomes de Bebês

Nomes mais comuns do país

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou quais são os dez nomes mais comuns do Brasil segundo o Censo 2010. São eles:

  • Meninas: Maria é o mais popular e consta em mais de 11 milhões de ocorrências. Este permanece o nome mais comum do país para mulheres, seguido de Ana, Francisca, Antonia, Adriana, Juliana, Marcia, Fernanda, Patricia e Aline;
  • Meninos: José aparece em mais de cinco milhões de ocorrências e é o nome mais usado no país. Mas nem sempre foi assim: Antonio dividiu a liderança com ele na década de 80 e Lucas tomou o posto na década de 90. Nos anos 2000 Joao chegou ao topo. Os outros nove nomes mais populares são João, Antonio, Francisco, Carlos, Paulo, Pedro, Lucas, Luiz e Marcos.

Nomes mais estranhos

Última Delícia do Casal Carvalho. Acredite, esse é o nome de uma criança registrada no Brasil e que desponta na lista dos 86 nomes mais estranhos divulgada pelo Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg).

Bandeirante do Brasil Paulistano e Chevrolet da Silva Ford são outros exemplos divulgados da criatividade – e, talvez, falta de bom senso - dos pais, junto com Barrigudinha Seleida, Céu Azul do Sol Poente, Esparadrapo Clemente de Sá, Inocêncio Coitadinho, Maria Privada de Jesus, Maria-Você-Me-Mata, Antonio Morrendo das Dores e Aeronauta Barata.

Sugestões para 2017

Entre os nomes de bebês que se destacaram em 2016 e prometem vir com força no próximo ano estão Alícia, Flora, Ágata, Valentina, Pietra, Manuela, Beatriz, Laura, Heloísa e Cecília para meninas. Já para os meninos estão Vicente, Lorenzo, Theo, Pietro, Lucca, Miguel, Artur, Davi, Bernardo e Guilherme.

A Revista Pais & Filhos lista ainda alguns nomes que são tendência e seus significados para inspirar os futuros papais:

  • Isadora: dádiva;
  • Liz: honra, poder e lealdade;
  • Olívia: sábia, segura e protetora;
  • Luna: iluminada e feminina;
  • Maya: equilibrada, confiante e caridosa;
  • Bento: abençoado;
  • Enzo: responsável, príncipe do lar e vencedor;
  • Bernardo: forte, valente e corajoso;
  • Nicolas: corajoso e vitorioso;
  • Noah: carinhoso, determinado e de vida longa.

Gostou? Compartilhe!
Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar