Como fazer networking para conseguir um emprego

É preciso criar e manter contatos profissionais, ter competência e estar sempre atualizado. Veja como fazer networking de maneira eficaz.

Como fazer networking para conseguir um emprego
Entenda como o networking vai ser fundamental para sua carreira

Todos sabem que é muito importante fazer networking, ou seja, criar e manter contatos profissionais para trocas de experiências, informações e, porque não, se tornar um profissional reconhecido e com muitas oportunidades no mercado?

 

VAGAS E OPORTUNIDADES
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Porém, não são todas as pessoas que gostam ou se sentem à vontade de fazer networking. Para te ajudar, o E-konomista preparou algumas dicas para que você faça-o da forma mais natural e eficaz possível.

 

 

Importância do networking 

Lembre-se que o mercado é muito competitivo e não há espaços para contratações de pessoas incompetentes para determinados tipos de serviços:

 

  • Ao fazer o seu networking, ou seja, aproximar de colegas, chefes ou clientes com interesses profissionais, pense que eles também se beneficiarão desse relacionamento.

 

O networking nada mais é do que um ferramenta de marketing pessoa:

 

  • Procure desempenhar as suas tarefas com maior presteza e assertividade. É importante manter um relacionamento positivo dentro do ambiente de trabalho, sempre de forma profissional e competente. Esta é a melhor maneira de ter um Q.I. (Quem Indica) realmente bom.

 

Os benefícios

Você sabia que, de acordo com especialistas, o networking é responsável por cerca de 70% das contratações do mercado de trabalho. Veja alguns benefícios práticos:

 


  • Aumentar a visibilidade (pessoal) dentro da sua área de trabalho

  • Expandir a visão de mercado

  • Contatos com profissionais experientes

  • Aprendizado constante através das trocas de conhecimento

 

Veja informações relevantes para conseguir um emprego o mais rápido possível.

 

Networking Virtual X Networking Presencial

Esta pode ser a grande dúvida do momento e a resposta vai depender da sua profissão. Se ela tiver maior identidade com a era digital, com certeza a ferramenta ideal será virtual.

 

Mas, naquele momento em que você conhece um profissional de interesse, ter em mãos um cartão de visitas atraente pode ser uma grande estratégia para criar uma primeira conexão com a pessoa. Mesmo porque, ninguém vai ficar anotando contatos em pedacinhos de papel.

 

Ter uma assinatura de e-mail, um portfólio online e estar inserido em redes sociais, como por exemplo o Linkedin, são fortes exemplos para criar uma boa rede de contatos virtuais.

 

Saiba como criar um portfólio online.

 

Como começar?

Se você acabou de se formar e ainda não possui contatos profissionais, tenha atenção às pequenas oportunidades que vão surgindo:

 

  • Parentes: pergunte a sua mãe, tia ou avó sobre possíveis parentes que estejam ou já atuaram na mesma área que você. Manter o contato com essas pessoas é um bom começo.

  • Colegas de escola e faculdade: participe das reuniões e encontros de amigos. Você pode ter um amigo que já trabalhe na mesma área que a sua, ou então conhece alguém que pode indicar. A partir daí, basta começar o bom relacionamento profissional;

  • Se você já trabalha, procure conhecer os seus colegas, quais são os cargos que trabalham, os supervisores e diretores da área. Em reuniões e eventos da empresa procure interagir com as pessoas;


Faça o teste e descubra se você está na profissão certa!

 

Dicas para criar e manter sua rede 

Ter um bom relacionamento profissional não basta. É preciso cativar e manter o networking sempre na ativa para que as pessoas lembrem-se de você, quando forem questionadas sobre um profissional para preencher uma vaga de emprego, por exemplo:

 

  • Seja pró-ativo para com os seus contatos e multiplique-os através dos interesses profissionais em comum;

  • Mantenha a sua agenda atualizada e entre em contato: seja pessoalmente, através de e-mails ou até mesmo nas redes sociais;

  • As datas importantes devem ser lembrada e você pode enviar um cartão (físico ou digital) para manter o contato sempre ativo;

  • Se for mudar de endereço ou telefone, avise as pessoas;

  • Em eventos profissionais procure conhecer novas pessoas e se aproximar daquelas que ainda não conhece bem;

  • Lembre-se de manter uma postura profissional sempre que estiver nesse meio, ou seja, nunca fale mal de um colega de trabalho ou uma tarefa que foi designado a cumprir;

  • Mostre-se competente e atualizado quanto a sua área de atuação profissional;

 

O networking empresarial

Engana-se quem pensa que o próprio negócio não precisa de uma rede de relacionamentos. É muito importante, principalmente como uma forma de cativar os clientes atuais e potencializar novos clientes.

 

  • Se você possui produtos ou serviços de qualidade e mantém uma boa relação com os seus clientes, eles se lembrarão disso na hora de fazer uma indicação.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar