6 ideias de negócios para administrar no fim de semana

Se há um tempo você vem pensando em começar um negócio próprio, mas tem medo de largar seu emprego estável para isso, estas opções podem ser uma solução.

6 ideias de negócios para administrar no fim de semana
Para quem quer começar um negócio sem largar o emprego

Quantas vezes passou pela sua cabeça a ideia de abrir um negócio? Mas claro que pode ter achado que não era a hora certa de largar seu emprego estável e assumir o risco de ser seu próprio chefe e ter que arcar com prejuízos e fazer um investimento inicial.

Segundo a pesquisa Demografia das Empresas, realizada pelo IBGE - com dados de 2013 - divulgada no ano passado, mais da metade das empresas fundadas no Brasil fechada após quatro anos de atividade. Assim, das 694 mil empresas abertas em 2009, somente 47,5% estavam em funcionamento em 2013. Após o primeiro ano de funcionamento, 158 mil haviam fechado as portas, segundo o estudo.

Ideias de negócios para tocar no final de semana

Pensando nos dados de sobrevivência das empresas, e que apenas entre janeiro e maio deste ano mais de 850 mil empresas foram abertas no país, segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, começar com calma pode ser uma boa alternativa para quem não quer arriscar todas as suas fichas em uma única coisa.

Há diversas opções de empreendimentos que podem ser administrados nas horas livres e que podem servir de experiência antes de você abrir um negócio que ocupe totalmente o seu tempo. Veja algumas possibilidade:

Consertos e assistências: se você tem habilidade e conhecimeto para consertar computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos, esta pode ser sua primeira opção de negócio. Você pode fazer o atendimento apenas no final de semana, ou fora de seu horário de expediente do trabalho regular, e assim manter as duas atividades.

Consultorias: profissionais especializados em uma área podem montar empreendimentos para auxiliar empresas e outros profissionais que precisem resolver um determinado problema. O custo deste negócio fica por conta da divulgação de sua marca, preparação de materiais, espaço que você necessitará para trabalhar e recursos (água, energia elétrica, etc).

Doces e salgados por encomenda: esta opção de negócio é para quem tem dotes culinários e sabe vender. Mas para que o empreendimento não atrapalhe seu trabalho CLT, o ideal é ter apenas encomendas, assim consegue se organizar e gerenciar suas tarefas. Vale lembrar que é possível vender até mesmo na empresa em que está atualmente, conversando antes com seu chefe, claro.

Produção artesanal com venda pela internet: se você é uma pessoa talentosa e sabe fazer artesanato, uma opção é produzir peças para venda nos finais de semana, fotografá-las e anunciá-las em perfis em mídias sociais.

Cabelo, maquiagem e manicure em casa: qual é o cliente que não vai querer a comodidade de fazer cabelo, maquiagem e manicure em casa, com todo o conforto de não se deslocar? É este nicho que você pode aproveitar se tem talento nesta área. E ainda pode ter o diferencial de atender aos domingos, o que muitos salões de beleza não fazem.

Café em uma bicicleta: ao invés de um food truck, que tal um 'coffee bike'? A ideia é montar uma bicicleta que vende cafés nos finais de semana. Você pode se instalar em praças ou ruas de grande movimento e esquentar corações com uma dose de café. Além disso, pode atender também pedidos de eventos e festas nos finais de semana.

Em todos os casos é muito importante que o profissional busque a formalização de seu trabalho, para evitar problemas com fiscalização, receita federal, etc.

Além disso, estes negócios podem começar no final de semana, mas crescerem a ponto de você se perguntar se vale a pena expandi-los e largar o trabalho atual, ou se ele segue apenas como uma fonte de renda extra. É muito importante ponderar os prós e contras de ser seu próprio chefe.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar