Natal pelo mundo: veja como outros países celebram a data lá fora

Você sabia que existe a “bruxa boa” do Natal na Itália? E que em Portugal se diz Pai Natal e não Papai Noel? Veja como os países celebram o natal pelo mundo.

Natal pelo mundo: veja como outros países celebram a data lá fora
Veja como se deseja Feliz Natal e se diz Papai Notel no Natal pelo mundo

GANHE O MUNDO FALANDO INGLÊSfaça um teste e descubra o seu nível








Cada país celebra o natal à sua maneira, nem todos seguem as tradições da ceia comemorada entre a família com trocas de presentes. Veja como é o natal pelo mundo e suas curiosidades!


Natal pelo mundo: as diferenças culturais na comemoração da data


1. Natal nos Estados Unidos

natalpelomundo


Os americanos amam o Natal! Eles investem muito na decoração natalina das casas, das ruas, vestem roupas com motivos natalinos e enfeitam até os carros! Nesse época do ano, as cidades ficam todas iluminadas, um verdadeiro espetáculo. Nos bairros, eles competem com os vizinhos para ver quem fez a decoração natalina mais bonita e mais original, quem não faz decoração da casa é visto como um “estranho” para os demais. E os presentes? O povo norte-americano adora comprar, então a troca de presente é algo tradicional nas ceias de Natal.

É tradição colocar as meias próximas à lareira para receber os presentes e as crianças vão dormir cedo à espera do bom velhinho. Mas, uma curiosidade: nem todas as casas americanas têm lareira. Então, a criativa TV americana resolveu dar uma mãozinha para as famílias sem lareira: uma emissora faz a transmissão de 24 horas, sem parar, de uma lareira queimando! A tradição da lareira televisiva já acontece há mais de 40 anos.

Como se diz Feliz Natal nos EUA:  Merry Christmas!
Como se diz Papai Noel:  Santa Claus

2. Natal na Grécia

Na véspera de Natal (e também na véspera de ano novo) é tradição na Grécia que as crianças se reúnam e saiam para as ruas ou para a casa de amigos e desconhecidos cantar canções natalinas. Elas ensaiam as canções e cantam para os adultos, que retribuem a cantoria com dinheiros para os pequenos. 

Durante a ceia, existe um prato típico chamado Vasilopita, que é um bolo onde as pessoas colocam uma moeda na massa. Quem sair com o pedaço da moeda, terá sorte no próximo ano que se aproxima. Somente os mais velhos ainda mantêm o costume de ir, ao dia 25 de dezembro, à missa na Igreja, os mais jovens perderam esse costume e normalmente aproveitam o feriado para viajar. Curiosidade: Na Grécia, o Papai Noel só entrega os presentes na virada do ano (imagine a ansiedade das crianças!).

Como se diz Feliz Natal em Grego: Kalá Christoúgenna (ou em alfabeto grego Καλά Χριστούγεννα)
Como se diz Papai Noel: Ágios Vasílis (Αγιος Βασιλης)

3. Natal na Alemanha

Na Alemanha, o Natal é muito esperado, tanto que há várias contagens regressivas.  Um mês antes do Natal, começam-se as contagens e a época é conhecida como Advento. Para celebrar a espera pelo grande dia, eles fazem a Coroa do Advento, que se parece com as Guirlandas de Natal que nós temos no Brasil, mas as coroas tem espaço para colocar 4 velas, que são acesas sempre no domingo, uma por semana, até a chegada do natal. Eles acreditam que as velas acesas trazem a luz e o espírito natalino para dentro das casas.

As crianças também têm ritual de contagem regressiva para o natal.  Elas confeccionam (alguns pais compram pronto mesmo) o Calendário do Advento.  Esse calendário tem 24 janelinhas, pequenas caixinhas que contêm diferentes coisas: imagens, guloseimas, tarefas a serem feitas ou pequenos presentinhos, e deve ser aberta somente uma por dia.

Os alemães mantêm a tradição de decorar suas casas, fazer árvore de natal e assar biscoitos natalinos na época do Avento. Uma curiosidade: na tradição alemã não é o Papai Noel que entrega o presente no dia de Natal não, é o próprio Menino Jesus, Das Christkind, em alemão. Na véspera de natal, se comem comidas simples e biscoitos natalinos. A refeição farta é no almoço do dia 25, e é tradicional comer pato. No dia 26 ainda é feriado por lá.

Como se diz Feliz Natal em Alemão: Frohe Weihnachten
Como se diz Papai Noel: Weihnachtsmann (que significa O Homem do Natal).

4. Natal na Itália

natalpelomundo


O povo italiano (assim como nós) adora uma festa! E na véspera de Natal e também no dia 25 têm festa com mesa farta nas casas italianas. O Papai Noel traz os presentes na virada do dia 24 para o dia 25, assim como no Brasil. Os mais tradicionais assistem à Messa di Natale, conhecida no Brasil como Missa do Galo.

Uma curiosidade: no dia 6 de janeiro, a Befana, um bruxa boa, sai de casa em casa entregando “presentes” para as crianças. Para as crianças que se comportaram bem, ela coloca um docinho dentro da meia de Natal, para as que se comportaram mal, ela coloca um carvão. Parece maldade não parece? Mas calma, hoje em dia as Befanas colocam um doce que se assemelha a um carvão na meia das crianças pouco comportadas. Não deixa de ser doce, mas não deixa de ser um puxão de orelha nos mais travessos.

Como se diz Feliz Natal em italiano: Buon Natale
Como se diz Papai Noel: Babbo Natale

5. Natal em Portugal

Em Portugal, a celebração do Natal é semelhante à nossa (como era de se esperar), mas a ceia de Natal é bem diferente. Na mesa da véspera encontramos bacalhau (claro!), coelho , polvo com arroz e também porco. Os doces são muito diferentes dos nossos, pois são doces quentes (já que lá é frio nessa época do ano).

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

Come-se rabanadas, aletria (uma espécie de macarrão doce), pudim (que é diferente do nosso), filhós (massa de pastel frita com açúcar e canela) e bolo rei (um bolo especial de frutas). Mesa farta com família reunida na véspera e também no almoço do dia 25.

Em Portugal, também se diz: Feliz Natal
Como se chama o Papai Noel: Pai Natal

6. Natal no Japão

natalpelomundo


No Japão, nem o dia 25 nem a véspera são dias de feriado, porque a maior parte da população japonesa não é cristã. Mas a data também é celebrada no país, eles trabalham normalmente, mas no jantar reúnem-se com a família para uma ceia farta. O prato tradicional é o frango assado e, como sobremesa, comem um bolo de morango com creme chantili chamado de "Christmas Cake" (ou bolo de Natal).

Curiosidade: no dia de Natal as crianças têm aula, e elas devem levar um presente unissex para a escola para presentear os colegas. Mas não é como o nosso amigo secreto. Eles fazem uma roda, colocam uma música e vão rodando o presente, quando a música acaba o presente é de quem ficou nas mãos.

Como se diz Feliz Natal em Japonês: Merii Kurisumasu
Como se diz Papai Noel:  Santakurōsu

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!

7. Natal no Canadá

O Canadá é um país dividido por diferentes colonizações, inglesa e francesa, portanto as comemorações são diferentes em diversas partes do país. Na parte inglesa, o Natal é semelhante ao dos Estados Unidos, com Papai Noel, cartões e árvores de Natal e iluminações nas ruas e casas. O peru também é tradicional na ceia, assim como o salmão. Mas, os canadenses não costumam festejar a véspera, logo pela manhã do dia 25 as crianças acordam cedo para buscar os presentes embaixo da árvore, e o almoço é servido na mesa farta que se prolonga pelo resto do dia.

Curiosidade:  em Nova Escócia, 12 dias antes do Natal, os moradores vestem mascaras e vão para as ruas, fazendo muito barulho e contando sinos. Eles vão até a casa das pessoas pedindo doces, se a pessoa advinhar quem é o mascarado eles tiram a máscara, se errar, o mistério persiste. A época de Natal no Canadá é também uma época para incentivar a solidariedade e a caridade fica em alta.  Muitas pessoas se fantasiam de forma divertida para visitar idosos e doentes, levando música e presentes para eles.

Como se diz Feliz Natal no Canadá:  Merry Christmas / Joyeux Noël
Como se diz Papai Noel:  Santa Claus / Père Noël

8. Natal na Austrália

natalpelomundo


Assim como no Brasil, a Austrália também comemora o natal no verão. Com as temperaturas acima dos 30 graus, o Papai Noel australiano não veste camisa e tem uma prancha de surf nas mãos.  Nessa época acontecem vários festivais natalinos na praia, com muita música, luzes natalinas e show de fogos, tudo gratuito.  Em Melbourne, a Prefeitura da Cidade ilumina-se de uma forma peculiar e muito bonita,cheia de projeções,  vale a pena visitar.

Por causa do calor, eles comemoram o Natal fazendo pic-nic e churrascos nas áreas abertas da cidade no dia 25. No dia 24 é um dia normal, não há festas ou celebrações.  As comidas são semelhantes às nossas: carnes assadas, saladas e pudim de sobremesa junto a outros doces frescos. No dia 26, ainda é feriado por lá, e é quando acontece o Boxing Day. O Boxing Day  é um dia de promoções que o comércio faz com muitos descontos para terminar de vender o que ficou nos estoques do natal. As filas para aproveitar os descontos são imensas. Essa tradição do dia 26 não é exclusividade australiana, demais países de língua inglesa como Inglaterra, Canadá, Nova Zelândia e África do Sul também concentram as promoções no dia 26.

Como se diz  Feliz Natal na Austrália: Happy Christmas
Como se diz Papai Noel: Santa

Ganhe um tablet para aprender inglês online e conversar sem medo nas viagens internacionais.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar