Musculação para idosos: veja os exercícios mais recomendados

Veja a importância de fazer exercícios físicos durante a terceira idade, as melhores opções de musculação para idosos e os benefícios proporcionados.

Musculação para idosos: veja os exercícios mais recomendados
Atividades que combinam com a melhor idade

Exercícios físicos não têm limite de idade para serem praticados. Pelo contrário: são indicados para qualquer faixa etária. Por isso a musculação para idosos é mais do que recomendada para quem atingiu os 60 anos.

Para explicar um pouco mais sobre os benefícios dos exercícios físicos na terceira idade, o e-konomista listou algumas das atividades mais recomendadas pelos especialistas para os idosos, além de indicar quais as reais vantagens da musculação para essa faixa etária.

Exercícios de musculação para idosos

Para quem deseja começar ou dar continuidade à musculação após os 60 anos, alguns exercícios são mais indicados. Confira a seguir 10 exercícios de musculação para idosos que podem ser praticados até mesmo em casa.

1. Supino reto com halteres

Deite-se em um banco, deixando as costas bem retas e os braços na linha dos pés. Estenda e flexione os braços com halteres. Repita o movimento em 3 séries de 15 vezes. O supino reto trabalha a região do peitoral e, consequentemente, melhora a postura.

2. Flexão de joelhos

Em pé e apoiando as mãos na parede, o idoso flexiona a perna direita aproximando o calcanhar dos glúteos. O movimento deve ser repetido em 3 séries de 15. Depois o mesmo e feito no lado esquerdo. O exercício trabalha e fortalece as articulações dos joelhos. Se desejar, use uma caneleira.

3. Rosca direta

Fique em pé, com os joelhos semiflexionados e segundo os halteres (pesinhos). Com os braços estendidos, faça o movimento de flexão dos cotovelos, trazendo os halteres na direção dos ombros. São necessárias 3 séries de 15 repetições.

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4. Agachamento na cadeira

É só agachar e levantar em um banco (segurando ou não halteres). A sequência deve ser de 3 séries com 15 repetições cada. O agachamento ajuda no fortalecimento de músculos e articulações, ajudando quem já passou dos 60 anos a fortalecer o sistema motor.

5. Remada sentada na máquina

Para esse exercício de musculação para idoso, é preciso recorrer a uma academia. A pessoa se senta na máquina, posiciona o peitoral no apoio da frente e repete o movimento de flexionar e estender os braços. Faça 3 séries de 15 repetições cada. Essa atividade serve para fortalecer os músculos das costas, ajudando a manter a coluna vertebral alinhada.

6. Supino horizontal

Deitado em um banco, segure o bastão com as mãos afastadas. Desça os braços até a linha do peitoral e estenda o cotovelo novamente. Realize 3 séries de 15 repetições. Em casa, o exercício pode ser feito com um bastão e até mesmo um cabo de vassoura.

7. Abdominal reto

Deite-se de barriga para cima, com as pernas flexionadas e as mãos entrelaçadas atrás da cabeça. Eleve o tronco sem deixar o queixo encostar no peito. Repita 3 séries de 15.

8. Panturrilha em pé

Em casa, esse exercício pode ser feito em um degrau. Já na academia é utilizado um step. O movimento é de ficar na ponta dos pés e retornar a posição inicial. O idoso pode segurar na parede para ajudar no equilibrio. Também são pedidas 3 séries de 15 repetições.

9. Inclinação pélvica

Respire fundo, contraia as nádegas, e incline um pouco os quadris para a frente. Mantenha essa posição por 3 segundos. Incline o quadril para trás e segure por mais três segundos. Repita 15 vezes em 3 séries. Esse exercício fortalece a região lombar e ajuda a aliviar as dores de quem sofre com hérnia de disco lombar.

10. Alongamentos

Embora não sejam considerados exercícios de musculação, os alongamentos são fundamentais também para os idosos. Em pé, o idoso inclina o corpo para lado, esticando um dos braços no alto da cabeça. Permaneça nessa posição por 30 segundos e depois repita o mesmo do outro lado. Alongamentos podem ser feitos a qualquer hora do dia e quantas vezes a pessoa deseja.

Benefícios da musculação para idosos

Há vários benefícios para a saúde do idoso que faz atividades físicas. A musculação para idosos proporciona um aumento da força, da flexibilidade e do equilíbrio da pessoa.

Estudos mais recentes de variadas universidades dos Estados Unidos mostram uma ligação direta entre a prática de musculação para idosos e a redução dos riscos de ataques cardíacos e do desenvolvimento de osteoporose, além de prevenir o sobrepeso e melhorar a postura.

Há pesquisas que também mostram a importância da musculação para idosos como forma de controlar doenças que são mais comuns à terceira idade, como a hipertensão arterial, o diabetes mellitus algumas doenças degenerativas.

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