Não entreguei a declaração de Imposto de Renda. Qual é a multa?

O artigo explica o que é a multa paga por entregar a declaração do Imposto de Renda atrasada. Saiba quais são os valores e como fazer a declaração atrasada.

Não entreguei a declaração de Imposto de Renda. Qual é a multa?
Confira valores, dicas e informações sobre a declaração do IR

Quem perdeu o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) deve entregá-la mesmo assim. A diferença é que agora o contribuinte pagará uma multa pelo atraso. A declaração do IR precisa ser feita num prazo de até 21 meses após a término da data oficial estipulada pela receita federal.

Multa por atraso na entrega do IR

Tanto que tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda como quem precisa pagar a diferença nos impostos, estão sujeitos a pagar uma multa pela entrega da declaração do IR com atraso. O valor mínimo a ser pago é de R$165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido. Sendo assim, quem só atrasou a declaração, mas não tem imposto devido, pagará uma multa no valor de R$ 165,74.

Já os contribuintes que precisam pagar a diferença nos impostos devidos, pagará uma multa de 1% ao mês, limitada a 20% do imposto devido e reajustada conforme a taxa Selic.

faça o seu dinheiro render maisveja como

Como entregar a declaração atrasada

Para fazer a declaração do IR depois do prazo, o processo é o mesmo, através do site da Receita Federal.

O contribuinte deve baixar o programa da declaração, preencher as informações e fazer a entrega também via internet. Caso o contribuinte tenha valores a receber (restituição do IR), é possível escolher pagar a multa na entrega da declaração e receber o valor restituído integralmente, ou ainda não pagar a multa e ter o valor dela descontado da restituição.

Agora, se o indivíduo precisar restituir o imposto (pagar a diferença que deve), deverá pagar não esse valor + a multa aplicada.

O que acontece se não entregar

Quem não declarar o Imposto de Renda, mesmo depois do prazo e num período de até 21 meses depois do atraso, enfrentará alguns problemas judiciais.

Como pagar imposto de renda atrasado: passo a passo

O primeiro é a restrição ao CPF. A pessoa fica impedida de fazer empréstimos em seu nome, tirar passaporte e de prestar concurso público. Poderá também ter problemas com seu banco e sua conta corrente.

Não declarar o IR é considerado sonegação fiscal, o que permite ser cobrado o valor do imposto devido acrescido de multa de até 150% mais a taxa de juros Selic.

Se mesmo com a cobrança o contribuinte não pagar ou não der satisfações à Receita Federal, ele sofrerá um processo administrativo, que leva à investigação e até mesmo à prisão, que pode ser de dois a cinco anos.

Prazo de entrega do IR 2016

Neste ano, o prazo para a entrega do IR 2016 foi de 01 de março até 29 de abril, às 23h59min. A partir de zero horas do dia 30 de abril, o prazo já estava vencido e a declaração considerada atrasada.

Quanto à multa por atraso, o contribuinte tem até 30 dias para efetuar o pagamento, a partir da entrega em atraso,

Fique com as suas contas e finanças em dia, saiba tudo sobre impostos e benefícios.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar