7 atitudes para mudar seus hábitos alimentares sem sofrer

Confira nossas sete dicas para adotar hábitos alimentares mais saudáveis e sem sofrer.

7 atitudes para mudar seus hábitos alimentares sem sofrer
Saiba o que fazer para ter uma vida mais saudável

Adotar uma alimentação saudável pode ser visto como um verdadeiro desafio para quem está acostumado com hábitos desregrados. No entanto, seguir uma rotina que preza pela saúde do seu corpo pode ser muito mais simples do que parece. Pensando nisso, selecionamos sete passos para quem precisa mudar seus hábitos alimentares, sem abrir mão dos prazeres gastronômicos e conquistar uma vida mais equilibrada e saudável.

Como criar hábitos alimentares saudáveis

Mudar a alimentação de um dia para o outro é complicado. É por isso que indicamos que esta transição seja gradual, para que você (e o seu organismo) aprenda a como se alimentar melhor. Veja as dicas:

Comece aos poucos

A mudança para dar certo precisa ser gradual, assim o seu corpo vai se acostumar aos poucos com os cortes que forem necessários na sua dieta e receber de forma natural os novos elementos que você for inserir. Analise o que dá certo para você e o que não funciona. Lembre-se que cada organismo reage de uma forma e não há uma fórmula padrão quando se trata dele!

Alimente-se com regularidade

Muita gente comete o erro de achar que ficar muitas horas sem se alimentar é uma boa decisão na hora de fazer uma dieta. É o contrário! O recomendado é fazer um lanche leve a cada duas horas. Afinal, ao ficar muitas horas sem comer, a tendência é exagerar na quantidade depois.

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Procure ter equilíbrio

Ter hábitos alimentares saudáveis envolve saber equilibrar. Você não precisa deixar de comer a pizza do final de semana ou aproveitar todas as delícias de uma festa. Mas, se você sabe que irá comer um pouco a mais à noite, procure ter uma alimentação mais leve durante o dia. O importante é não ter culpa por querer comer o que gosta!

Inclua gordura boa

As gorduras saturadas não necessárias para o organismo, garantindo proteção e melhor qualidade de vida. As gorduras boas são responsáveis por controlar o colesterol bom e prevenir doenças do coração.

Dedique um tempo às refeições

Em meio à correria do dia a dia, é fundamental reservar um tempo para cada refeição. A digestão acontece muito melhor quando comemos sem pressa, mastigando de forma correta e sentindo o que estamos comendo. Você irá perceber como ficará mais satisfeito e comendo uma quantidade reduzida.

Os maus hábitos alimentares que você precisa mudar agora mesmo

Faça um diário alimentar

Uma boa forma de acompanhar como os seus novos hábitos alimentares estão mudando a sua rotina é anotar tudo. Registre o que comeu durante o dia, assim terá melhor consciência de suas escolhas e poderá analisar possíveis excessos e fazer as adaptações necessárias. Há alguns aplicativos que te ajudam nesse processo!

Cozinhe

Não é novidade que refeições de restaurantes e lanchonetes não são a opção mais saudável. Normalmente, esses alimentos possuem muita gordura e poucos nutrientes. Além disso, um self-service é verdadeira tentação e é tarefa fácil exagerar na quantidade. Por isso, cozinhar a própria comida é ótima alternativa para melhorar seus hábitos alimentares. Assim, você poderá controlar a qualidade dos alimentos, prezar por ingredientes saudáveis e, claro, equilibrar na quantidade ao montar sua marmitinha para levar para o trabalho. Garanta porções de carboidratos, proteínas, vegetais e frutas.

Dedique-se e o seu corpo irá agradecer!

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

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Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

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