Sinais de que está na hora de mudar de trabalho

Saiba como identificar os quatro principais comportamentos e sinais de quando sua carreira já não vai bem e chegou a hora de mudar de trabalho.

Sinais de que está na hora de mudar de trabalho
Veja como identificar alertas e comportamentos

Decidir sobre mudar de trabalho nunca é uma tarefa simples e muitos profissionais procrastinam essa decisão o máximo que podem, mesmo que estejam infelizes na empresa ou profissão que exercem. É comum que, prezando pela estabilidade e rotina, muitos indivíduos “empurrem com a barriga” um futuro sem grandes perspectivas profissionais ou satisfações pessoais.

Quando é hora de mudar de trabalho

De acordo com diversos especialistas nos ramos da psicologia e avaliadores de recursos humanos, a hora certa de mudar de trabalho torna-se evidente diante de simples sinais que o profissional pode se questionar e optar ou não pela mudança. Veja quais são esses comportamentos e alertas que podem revelar que este já não é o emprego ideal para estar.

1. Falta de aprendizado

Entre os sinais mais evidentes de que a hora de mudar de trabalho chegou é o momento em que o profissional simplesmente se vê estagnado na profissão e nada mais é sinônimo de novidade ou aprendizado.

Pense sobre sua própria situação; quais riscos estarão envolvidos se resolver deixar o emprego? Vale a pena continuar nesta empresa ou carreira por alguma recompensa futura que possa vir a ocorrer? Caso a resposta seja negativa, esse pode ser o momento exato de começar a procurar por novos horizontes.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

2. Vida pessoal inexistente

Enquanto alguns profissionais veem no estilo de vida workaholic um prazer e são realmente felizes com a vida corporativa tomando a maior porcentagem de seus dias – inclusive finais de semana – outras pessoas têm esse perfil imposto em seu cotidiano. Nestes casos, não importa quão ocupado o seu trabalho te deixe, é importante sempre encontrar uma pausa para aproveitar sua vida pessoal.

Lembrando que a interação social não consiste apenas em dar atenção para amigos e familiares, mas também ter tempo para interagir com colegas de trabalho, cuidar da saúde e realizar atividades que lhe deem prazer, como praticar esportes ou viajar.

3. Baixo desempenho

Continuar no mesmo emprego quando não há mais motivação qualquer pode ser um tiro no pé de qualquer profissional, uma vez que seu próprio futuro e capacidade de crescimento ficam comprometidos diante de tal situação.

O momento exato para pensar em mudar de trabalho nestas circunstâncias pode começar a surgir quando o profissional simplesmente se torna apático, deixando de se preocupar com compromissos como cumprir responsabilidades, chegar no horário ou ignorar prazos. No entanto, tal comportamento pode minar oportunidades futuras, uma vez que ser um peso morto na empresa pode ocasionar em uma demissão – por vezes em justa causa – dificilmente explicável a novos recrutadores. Nestes casos, o mais aconselhável é começar a procurar um novo emprego ainda enquanto está na empresa que lhe ocasionou tal apatia.

7 sinais que indicam a hora para mudar de profissão

4. Trabalhar (apenas) por dinheiro

Tópico mais comum do que gostaríamos que fosse, trabalhar apenas quando o fator dinheiro está em jogo pode representar um desfecho nada positivo para sua carreira e planos a longo prazo. Lembre-se que a motivação e o desempenho podem ser um investimento muito mais lucrativo para uma estabilidade futura, mesmo que os ganhos não sejam tão elevados; o importante é sentir-se reconhecido dentro da empresa e enxergar nela a possibilidade de crescimento.

Em casos onde o profissional está realmente estagnado e sem qualquer perspectiva de progressão, a necessidade de motivação acaba superando qualquer reconhecimento verbal e, definitivamente, esta pode ser a hora de mudar de trabalho.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar