Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Motor a diesel: vantagens e desvantagens

O motor a diesel é mais econômico do que o álcool e gasolina, mas no Brasil não pode ser usado  em carros de passeio. Entenda as vantagens e desvantagens do motor a diesel.

Carros com motor a diesel podem ser bem mais eficientes e econômicos.

Proteja o seu carro e aumente a sua segurança com um rastreador veicular.


O motor a diesel tem muitos fãs mundo afora e é muito disseminado na Europa. No Brasil, os carros de passeio são proibidos de serem movidos a esse tipo de combustível desde 1976. O motor a diesel só é aceito em ônibus, caminhões, SUVs, crossovers, picapes médias e aquelas com carga a partir de 1.000kg. A proibição revolta muitos condutores, uma vez que o diesel seria uma alternativa mais barata em relação à gasolina e mais eficiente quando comparada com o etanol.

 
Quer comprar um carro?
Faça já uma simulação de financiamento ou de consórcio e veja qual é a melhor solução para você.

Antes de ser banido, o motor a diesel era muito pouco atrativo. Apesar de econômico, fazia o carro produzir uma grande quantidade de fumaça, além de ser particurlamente barulhento. Quem não é dessa época pode confirmar dando uma olhada nos filmes e novelas dos anos 70. Brasílias, Fuscas e Kombis dominando o cenário “ensurdecedor”. Felizmente, novas tecnologias tornaram este tipo de mudar muito mais evoluído, silencioso e barato.


Álcool ou gasolina: saiba o que compensa mais.
 

 

Como funciona o motor a diesel 

O motor a diesel diferencia-se do motor a gasolina na maioria das etapas do ciclo de funcionamento. Na fase de admissão, os cilindros são preenchidos apenas com ar, enquanto que, no caso da gasolina, ar e combustível são aspirados e, posteriormente, comprimidos, juntos. No ciclo diesel acontece a compressão de ar puro, esta numa taxa muito superior e que faz o motor bem mais eficiente.

   

Diferentemente do motor a gasolina, o motor a diesel não conta com velas e a combustão não é causada por uma centelha. Ocorre uma autoinflamação do combustível provocada pelo calor da compressão. Dessa forma, a combustão não acontece toda de uma vez, mas sim à medida que o óleo diesel é injetado.


Saiba como melhorar o desempenho do seu carro.

 


O grande segredo do motor a diesel é, afinal, a sua taxa de compressão. Sendo ela alta e o combustível mais denso, o resultado é um carro com um rendimento maior. Aquele que rende mais é também o que consome menos, contrariamente ao que acontece com os veículos movidos por etanol. No entanto, as peças e materiais do motor precisam ser reforçados para sustentar a compressão, isso torna-o mais caro e pesado.

   

Vantagens e desvantagens do motor a diesel

Um carro com motor a diesel tornou-se objeto de desejo de muita gente justamente pelo fator economia. O funcionamento, que explicamos no item anterior, mostra porque os veículos dessa categoria são econômicos e rendem mais. Além disso, em termos comparativos, o combustível também sai mais barato do que a gasolina ou o etanol. Outros fatores que contam pontos a favor da peça são a resistência e manutenção sem grandes dores de cabeça. Para quem já pensa no passo a seguir, vale ressaltar ainda que veículos com motor a diesel tem um bom preço de revenda.

   

Por outro lado, é preciso considerar que o motor a diesel tem desvantagens sim. A primeira delas é o preço. Podemos falar em economia a longo prazo, mas esse tipo de motor encarece tanto o carro que especialistas só consideram valer à pena se for um veículo que rode muito.

   

No outro lado da balança pesa também o poder agressivo do diesel para o meio ambiente e para a saúde. Apesar das inivações, o combustível continua a ser altamente tóxico, possui substâncias cancerígenas e os gases que saem pelo escapamento são até 4 vezes mais poluentes que os da gasolina. Será que os riscos valem à pena por uma questão de economia?
 

   
O consórcio é uma alternativa barata e menos burocrática para comprar um carro. Faça uma simulação.
 

   

Leia também:

 

Gostou? Compartilhe!