Morar no Canadá: saiba como

Viver um tempo fora do Brasil é o sonho de muitos. Outro clima, outras pessoas, aprendizados, um novo emprego. Se quer uma nova experiência, veja como morar no Canadá.

Morar no Canadá: saiba como
Confira dicas e informações relevantes sobre morar no Canadá

Você é daqueles que pensa todos os dias em arriscar e ter uma experiência fora do país e tem interesse em morar no Canadá? Então, esse texto é mesmo para você. O frio pode até intimidar, mas as belezas naturais, a educação e receptividade do povo e paisagens de tirar o folêgo compensam uma grande aventura.

Claro que da vontade de se mudar até estar no país, existe um longo caminho para percorrer. O E-Konomista quer te ajudar neste caminho e quem sabe morar no Canadá não seja o seu destino por alguns anos. Vistos, cidades, custos, empregos e idiomas são algumas das questões abordadas para se saber como morar no Canadá. Prepare o passaporte e veja se este será o seu próximo carimbo.


FIQUE DE OLHO:
Uma viagem para o Canadá não é barata. Uma das principais dicas é economizar bastante antes de pensar em morar fora. É possível também fazer um crédito pessoal para isso. Saiba como!

 

Morar no Canadá


Se você quer morar no Canadá, precisa pensar nas condições de vida e no que quer fazer: conseguir um emprego, aprimorar uma língua ou vai fazer faculdade, por exemplo.

 

Exceto em casos de vistos especiais (diplomáticos e/ou oficiais) e casos de reagrupamento familiar, os vistos canadenses estão destinados a trabalhadores, estudantes ou estudantes trabalhadores.


Para sair do Brasil já com visto de trabalhador é precisa já ter um contrato de trabalho celebrado. Obviamente que, neste caso, o processo de seleção deve ter decorrido online. Estudantes estão em duas categorias: 

 

  • Intercambistas - que ficarão menos de seis meses e aqueles que pode fazer graduações ou pós-graduações. 
  • Estudantes trabalhadores - que geralmente integram programas de agências que oferecem um período de estudo e depois outro de trabalho.

 


Encontrar uma casa para morar no Canadá

Além de pensar como morar no Canadá, é preciso também decidir aonde viver. O país tem um dos maiores territórios do mundo (apesar de uma baixa densidade demográfica) e alternativas bem qualificadas não faltam na hora de decidir para onde ir.


Em um ranking publicado pela revista Moneysense, 10 cidades estão no topo da qualidade de vida canadense. São elas:

 

1- St. Albert

2- Calgary

3 - Strathcona County

4- Ottawa

5- Burlington

6- Boucherville

7- Oakville

8- Edmonton

9- Regina

10- Québec


Fora desse top 10 ficam algumas conhecidas como Vancouver, Montreal e Ontário, o que não quer dizer que são lugares ruins para viver, apenas possuem condições distintas. Para efeito de classificação, foram avaliados fatores como temperatura, crescimento da população, desemprego, habitação, crime e cultura.

 

Dicas de ouro

Antes de sair fazendo as malas e comprando as passagens, saiba que há muito a saber sobre como morar no Canadá. Algumas dicas a mais podem ajudar no processo:

  • Se pensa em estudar primeiro e depois conseguir um emprego, vá com uma boa reserva de dinheiro. É preciso gastar na instalação na cidade, com alimentação e tudo é muito dispendioso.

  • Para ingressar no mercado de trabalho é fundamental falar a língua local. Na maior parte do Canadá é o inglês, em Québec é o francês. As hipóteses de trabalhar são nulas para quem não fala as línguas ou fala deficientemente.

  • Esteja preparado para lidar com a saudade de quem fica

  • Sempre vale à pena ter uma experiência no exterior, mas avalie bem a cidade para onde vai, as suas economias, se contratar uma agência para tratar de tudo, verifique a idoneidade da mesma e informe-se bem antes de tomar qualquer decisão.

  • O custo de vida varia consoante a cidade, mas, no geral, não gasta-se menos do que R$ 2.500 por mês alugando um apartamento simples com acesso a internet, transporte e alimentação. Se quiser fazer um cálculo mais direcionado, sugerimos uma calculadora do custo de vida.
  • ...e com o frio! Faz muito frio no Canadá em boa parte do ano.

  • Vá disposto a trabalhar fora da sua área, pelo menos no primeiro emprego. Aliás, vá disposto a trabalhar duro sempre.

Agora que já sabe como morar no Canadá, coloque as suas prioridades na balança e veja se está disposto a esse investimento.

 

Como estudar e trabalhar no Canadá

O governo canadense está recrutando profissionais e acadêmicos em 50 profissões diferentes. As principais áreas são:

  • Construção Civil (cerca de 16 mil neste setor)
  • Engenharias
  • Tecnologias da Informação
  • Saúde
  • Energias
  • Recursos Humanos
  • Agricultura

Para se increver basta acessar o site do Governo por aqui .

Sites para procurar emprego no Canadá


A oferta de emprego no Canadá, hoje, é de mais de 98 mil vagas em todo o país. O E-konomista recomenda alguns sites para procurar emprego no exterior.


Vantagens para estudantes


As universidades canadenses estão entre as melhores do mundo. As taxas escolares para estudantes internacionais e os custos de vida no país estão entre os mais baixos. E, alguns programas de estudo oferecem oportunidade de experiência profissional.

Veja alguns programas:


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar