Morar na Europa em 2016: saiba como trabalhar e estudar

Seja para estudar ou trabalhar, montamos um guia para você saber como morar na Europa em 2016, clique e saiba todos os detalhes.

Morar na Europa em 2016: saiba como trabalhar e estudar
Planeje todos os detalhes antes de ir morar na Europa

A crise está tão preocupante que muitas pessoas estão pensando e sair do Brasil e, em alguns casos, morar na Europa. Mas se mudar de casa já é complicado, imagina mudar para outro país. Seja para estudar ou trabalhar, isso não é um bicho de sete cabeças. A mudança pode levar algum tempo, mas pode ser uma das melhores escolhas que você fará. Para auxiliar nessa nova etapa, montamos um guia de como morar na Europa em 2016. Acompanhe e saiba todos os detalhes:

O que é preciso planejar para morar na Europa em 2016

Estudar ou morar na Europa pode parecer uma decisão longe e difícil, mas não é bem assim. Existem vários programas de intercâmbio cultural e laboral com diversos países do velho continente. Para tornar esse sonho realidade basta força de vontade, muita pesquisa e um bom pé de meia.

O destino

Primeiro você precisa fazer uma lista com os possíveis lugares que você gostaria de morar. Leve em consideração clima, moeda e idioma falado na hora de montar a lista. Depois é só buscar informações sobre esses lugares na internet. Busque por vistos de estudo e trabalho para saber como proceder antes da viagem.

APRENDA
INGLÊS
E GANHE O MUNDO
comece já a estudar

A documentação

Para visitar a Europa não é preciso nenhum tipo de visto, apenas um passaporte brasileiro válido, que permitirá que você ande por todos os países sem problema nenhum (em cada país há um limite máximo de 90 dias, sem que seja necessário pedido de visto). Porém, para morar na Europa em 2016 são "outros quinhentos". Para ser um residente legal da União Europeia você precisa ter dupla cidadania (uma delas europeia) ou ter um visto compatível. Cada país tem suas próprias regras quanto a emissão do visto, então verifique no site dos consulados quais são os requisitos e documentos necessários para solicitá-lo antes da viagem.

Os gastos

Inicialmente você gastará com passaporte, vistos, passagens, bagagens e reservas de hotéis ou hostels para os primeiros dias. É complicado estimar um valor médio para todas essas coisas por causa da diferente economia dos países europeus.

Mas o site Expatistan pode te ajudar, basta inserir o destino e sua cidade atual e ele fará um comparativo entre as duas. Calcule os gastos como hospedagem, transporte, lazer, cursos, alimentação e tenha uma reserva de emergência. 

Veja aqui quas são os melhores lugares para trabalhar e juntar dinheiro em 2016

Trabalhar e estudar

Essa é difícil de resolver porque cada país define de um jeito diferente. Alguns como Portugal e França permitem que estudantes de graduação, mestrado ou doutorado trabalhem em meio período ou integral. Outros como Inglaterra e Alemanha não permitem que estudantes trabalhem em período integral. Pesquise com o consulado e site do país quais são as regras e vistos necessários.

Vale a pena morar na Europa?

Existem prós e contras, como em tudo na vida. Você ficará longe da sua família, amigos e todos que conhece e gosta. Dependendo do destino, o idioma pode dificultar na hora de fazer amizade, estudar ou encontrar trabalho. O cigarro é uma coisa muito comum na Europa, todos fumam, inclusive em lugares fechados.

Mas você terá muito mais segurança e tranquilidade em qualquer capital da Europa do que você teria na menor cidade do Brasil. Serviços públicos como saúde e transporte são eficientes, pontuais e geralmente baratos. A alimentação é de ótima qualidade, até as marcas mais baratas são boas.

Morar na Europa em 2016 pode ser uma escolha muito interessante, mesmo com o Euro custando quase R$ 5,00. Se você tiver a oportunidade de ir estudar, trabalhar ou os dois, não deixe-a passar. O velho continente é impressionante em tantos aspectos que só conhecendo para entender.

Onde você gostaria de morar na Europa em 2016? Deixe suas dúvidas, dicas ou sugestões nos comentários.

Tenha acesso a milhares de vagas de emprego no Brasil! Cadastre grátis o seu currículo!

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar