Os modelos de negócio mais utilizados pelas empresas

Sabe o que são os modelos de negócios e por que escolher o certo para a sua empresa determinará sua estrutura de capital no futuro? Explicamos isso e muito mais hoje.

Os modelos de negócio mais utilizados pelas empresas
Veja os modelos de negócio e escolha o melhor para a sua empresa

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Pensando em começar sua empresa ou em reestruturar a atua? Sabe o que são os modelos de negócio e por que escolher o certo para a sua empresa determinará sua estrutura de capital no futuro? Explicamos isso e muito mais hoje.

Os modelos de negócio mais utilizados pelas empresas

O modelo de negócios é a forma como uma empresa cria, entrega e captura valor. É a maneira que transforma time, produto e gestão em receita, lucros e retorno para os acionistas. O mercado está dividido em dois atualmente: os modelos tradicionais e os modelos inovadores.

9 ideias para começar 2016 com o negócio próprio

Modelos de negócio tradicionais

  • Franquias - O empreendedor paga uma taxa para usar em seu favor uma marca, os produtos, serviços e processos comerciais já utilizados.
  • Recarga - Funciona como o dos celulares pré-pagos e impressoras: o equipamento é só uma forma de se obter uma receita recorrente, seja em créditos de celular ou na compra de toners ou cartuchos de tinta.
  • Classificados - O cliente paga proporcionalmente ao destaque que deseja, seja em meio impresso ou digital, para mostrar anúncios de seus produtos ou serviços.
  • Assinatura - Modelo usado tanto por jornais, revistas, TVs e serviços de música. A receita é garantida ao vender informações em pacotes, dando um desconto para o consumo repetido.

Modelos inovadores

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.
  • Comissão - Esse modelo envolve transações financeiras como compra e venda ou prestação de serviços e a plataforma fica com um percentual do valor, tipo o Uber e Air.Bnb.
  • Venda de Consumível - Comum em aplicativos de jogos, nada mais é do que a venda de uma moeda ou característica específica, como poder ou desbloqueio de fases, cujo o consumo é dentro do próprio aplicativo. Jogos como Candy Crush e Sim City usam esse modelo.
  • Venda de não consumível - Desbloqueio de peculiaridades, funcionalidades e bônus, normalmente envolve utilização ilimitada ou remoção de anúncios. O Spotify e Deezer trabalham assim
  • Vendas de Espaços (Anúncios) - Os usuários podem não gostar, mas é eficaz e existe um mundo de opções para uso e venda de espaços. Empresas como o Boo Box, Splash e Mobile Ads prestam estes serviços.

5 dicas para começar um negócio sem dinheiro

O que você deve levar em consideração é que os modelos de negócio não são estáticos, todo seu planejamento pode mudar do dia para a noite dependendo da resposta do seu cliente. Os modelos não precisam ser complexos, para entender um modelo de negócios, você precisa de no máximo alguns minutos – e só se for muito complexo. As perguntas chaves são: quem vende, quem compra, por que e como se paga por isto.

Startups de sucesso tem misturado dois ou mais modelos de negócio para organizar suas atividades, leia mais sobre os modelos que está interessado, mas se sentir que não é suficiente, modifique o modelo até que ele atenda as suas expectativas.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar