Modelo de fluxo de caixa: aprenda a fazer o seu com planilhas grátis

Conheça os melhores sites para baixar o modelo de fluxo de caixa que melhor se adequa ao seu negócio.

Modelo de fluxo de caixa: aprenda a fazer o seu com planilhas grátis
O fluxo de caixa é o melhor amigo da tomada de decisões de uma empresa

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que serve para projetar despesas e receitas, indicando como ficará o saldo de caixa no período projetado. O modelo de fluxo de caixa também é um valioso instrumento para a tomada de decisões numa empresa e importante aliado do plano de negócios, para prever, por exemplo, o retorno do investimento.

Veja como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço

Modelo de fluxo de caixa simples

Mas não se preocupe porque não é necessário ser contabilista para fazer o fluxo de caixa do seu negócio. O Sebrae – e outros sites – disponibilizam downloads gratuitos de modelos de fluxo de caixa com as fórmulas do Excel já prontas. Basta preencher todas as entradas, saídas, despesas e receita para obter o faturamento. Abaixo, listamos alguns sites em que você pode encontrar os modelos de fluxo de caixa prontinhos para o seu negócio. Vamos lá?

Sebrae 

O Sebrae disponibiliza um modelo de fluxo de caixa mais simples. Na parte superior da tabela, o usuário vai preencher a previsão de vendas e, quando o mês fechar, as vendas reais. Na segunda parte, incluirá todas as depesas: folha de pagamento, FGTS, eletricidade, telefone, impostos, financiamentos e empréstimos. A ferramenta é mais rudimentar, mas serve muito bem para comerciantes e pequenas empresas.

Sige Cloud 

O Sige Cloud tem um modelo de fluxo de caixa mais elaborado, com várias abas na planilha. A vantagem é que, nessa tabela, dá para incluir as datas de vencimento de tudo, mas a desvantagem é que as receitas e despesas ficam misturadas na mesma coluna. A parte boa é que, bastando preencher a primeira aba da planilha, as restantes já geram gráficos automaticamente com o ranking de receitas, despesas e de clientes.

JMind 

A planilha do JMind é parecida com a do Sebrae, mas inclui também nas receitas os rendimentos de investimentos. O modelo de fluxo de caixa é gratuito e tem instruções sobre o que significa cada parte. Dá para editar e incluir mais linhas, caso sejam necessários mais pagamentos.

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Luz Planilhas Empresariais 

É a mais completa de todas, mas custa R$ 150 em pagamento único pelo download. Dá para ver uma demonstração no site, com as fórmulas bloqueadas para ter uma ideia de como funciona. O modelo de fluxo de caixa parece até um software, de tão bem desenvolvido. Na primeira página, há instruções de como preencher a planilha. Clicando no menu ao lado esquerdo e preenchendo as duas primeiras abas (plano de contas e lançamentos), o restante automaticamente será preenchido, gerando relatórios e gráficos de lucros e lucratividade, saldo e onde a empresa recebe e gasta mais. Para quem quer um modelo mais avançado, vale a pena.

Portal MEI 

É o portal do Microempreendedor Individual. A planilha simples de fluxo de caixa que eles oferecem é eficaz para negócios que estão dando os primeiros passos e não precisa quebrar a cabeça para preencher. Todas as instruções estão na primeira página, e ela é gratuita. Possui 1 aba para cada semestre do ano, uma para controles mensais e outra para controle diário. Vale a pena conferir.

Dicas

Ao procurar modelos de fluxo de caixa pela internet, verifique a procedência e a extensão do arquivo. Se observar que o arquivo da planilha não tem uma extensão .xls, .xlsx ou .pdf após o nome, desconfie e pare o download. Para os softwares, o cuidado é redobrado. Tudo o que tem a extensão .exe pode danificar a sua máquina e trazer vírus impossíveis de tirar sem formatar a máquina.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar